sexta-feira, maio 01, 2015

Efeitos colaterais de nactali®

Efeitos colaterais de nactali®


O anticoncepcional nactali® como todos os medicamentos pode causar efeitos colaterais. No caso do anticoncepcional nactali® foi verificado que cerca de 50% das mulheres tem alterações menstruais, podendo estar ausente ou notar sangramentos no meio do ciclo.

A ocorrência dos efeitos colaterais é definida pelo numero de casos identificados durante os estudos clínicos, assim podemos ter efeitos colaterais muito frequentes (>1/10), frequentes (>1/100), pouco frequentes (>1/1000) e raros (>1/10.000).

Efeitos colaterais de nactali® muito frequentes (>1/10)

Acne, alterações do humor, dor nas mamas, náuseas e aumento de peso.

Efeitos colaterais de nactali® frequentes (>1/100)

Infeção vaginal, intolerância às lentes de contacto, vómitos, queda de cabelo, cólicas menstruais, quistos nos ovários e fadiga.

Efeitos colaterais de nactali® pouco frequentes (>1/1000)

Urticária e eritema nodoso.

A ocorrência dos efeitos colaterais é mais comum na fase inicial de toma, até 4 cartelas, e nas situações que a mulher mudar de anticoncepcional. 

O anticoncepcional nactali® como não tem estrogénios pode causar diferentes efeitos secundários, comparando com os anticoncepcionais combinados, especialmente no ciclo menstrual.

O aparecimento dos efeitos colaterais não deve ser motivo para interromper o anticoncepcional, não interrompa antes de falar com seu médico.

O aparecimento de efeitos adversos não é sinal que a mulher perdeu a protecção contracetiva, desde que tome todos os dias um comprimido e não faça pausas entre as cartelas está protegida de uma gravidez indesejada.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

10 comentários:

  1. Boa noite

    Tive tpv março de 2014 e logo em seguida engravidei, depois do nascimento da minha filha, meu go receitou nactali, comecei usar 2 meses após o nascimento, neste intervalo não tive relação, to tomando a primeira cartela a 21 dias, e tive relação, existe a chance de engravidar? E ter novamente uma tpv?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chance pois já tomou 21 dias... deve manter, como a nactali não tem estrogénios não tem risco de tpv... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, estou tomando lydian a 3 meses e estou no 5 dia de pausa e ainda não desceu, somente hoje teve alguns pingos de sangue.. O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é sua menstruação, que deve aumentar nos próximos dias... com o uso pode vir menos... o importante é tomar certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Estou tomando nactali a 3 meses e estou sentindo minha barriga bem inchada a um mês, será q é efeito do remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é bem comum isso acontecer, deve manter e dar tempo ao seu corpo para se adaptar... ano por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, Bomdia!estava fazendo o tratamento com nactali e interrompi faltando de 7 à 8 comprimidos. Pois na 5°capsula já senti meus seios doloridos e um leve sangramento, no decorrer do tratamento também tive uma infecção com um odor. Então tive que para, minha pergunta é à seguinte. Tive relação no quinto comprimido e mais duas com preservativo mesmo tomando o nactali. Parei de tomar e minha menstruação ainda não veio, eu posso está grávida?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pelo que descreveu não me parece que tenha chances, é muito comum após parar nossa menstruação demorar, pois o corpo tem que repor nosso ciclo natural e isso pode demorar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Tem 2sem q. To tomando nactali nao paro de sangrar e to sentindo dor nas pernas e no utero... Fora TPM q não passa.. Será q paro???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que deve manter e aguardar, se mantiver o sangramento mais dias ou aumentar sua quantidade deve falar com seu médio, seu corpo está se adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.