Efeitos colaterais de nactali®


O anticoncepcional nactali® como todos os medicamentos pode causar efeitos colaterais. No caso do anticoncepcional nactali® foi verificado que cerca de 50% das mulheres tem alterações menstruais, podendo estar ausente ou notar sangramentos no meio do ciclo.

A ocorrência dos efeitos colaterais é definida pelo numero de casos identificados durante os estudos clínicos, assim podemos ter efeitos colaterais muito frequentes (>1/10), frequentes (>1/100), pouco frequentes (>1/1000) e raros (>1/10.000).

Efeitos colaterais de nactali® muito frequentes (>1/10)

Acne, alterações do humor, dor nas mamas, náuseas e aumento de peso.

Efeitos colaterais de nactali® frequentes (>1/100)

Infeção vaginal, intolerância às lentes de contacto, vómitos, queda de cabelo, cólicas menstruais, quistos nos ovários e fadiga.

Efeitos colaterais de nactali® pouco frequentes (>1/1000)

Urticária e eritema nodoso.

A ocorrência dos efeitos colaterais é mais comum na fase inicial de toma, até 4 cartelas, e nas situações que a mulher mudar de anticoncepcional. 

O anticoncepcional nactali® como não tem estrogénios pode causar diferentes efeitos secundários, comparando com os anticoncepcionais combinados, especialmente no ciclo menstrual.

O aparecimento dos efeitos colaterais não deve ser motivo para interromper o anticoncepcional, não interrompa antes de falar com seu médico.

O aparecimento de efeitos adversos não é sinal que a mulher perdeu a protecção contracetiva, desde que tome todos os dias um comprimido e não faça pausas entre as cartelas está protegida de uma gravidez indesejada.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt