domingo, maio 24, 2015

Verrugas genitais

Verrugas genitais

As verrugas genitais são pequenos tumores na pele causados pelo papilomavírus humano, a maioria das mulheres é portadora do papilomavírus humano, que é responsável pelo surgimento de tumores, por exemplo no colo do útero e pelas verrugas genitais.

As verrugas genitais podem surgir com aspeto de couve-flor ou pequenos nódulos ou caroços nos órgãos sexuais externos, existem algumas verrugas que não conseguimos ver a olho nu. As mulheres são mais afetadas.
Verruga genital - vírus HPV
Verruga genital - vírus HPV
As causas das verrugas genitais

A principal causa para o aparecimento de verrugas na zona genital é o papilomavírus humano (HPV), é um vírus de fácil transmissão, transmissão via sexual, mas que na maioria dos casos fica latente ou "dominado" pelo nosso sistema de defesas e não provoca problemas.

Nos dias de hoje sabemos que as relações sexuais com múltiplos parceiros, o inicio da vida sexual muito cedo e ser portador de outra doença sexual pode aumentar o nosso risco de ter uma infecção ou tumor causado pelo HPV.

Verrugas genitais, sinais e sintomas

As verrugas genitais são mais comuns na região genital, podendo também afetar a vagina, útero e o ânus. Nos homens pode também afetar o pénis, o escroto e até o ânus. Existem relatos de pessoas com verrugas na boca e garganta, contaminação através de sexo oral.

Os sinais e sintomas mais comuns são: pele com caroços e inchada, coceira genital, sangramento e dor durante a relação e aparecimento de pequenos caroços em forma de couve flor.

Tratamento das verrugas genitais

O tratamento das verrugas pode ser através de medicamentos (cremes e ácido tricloroacético) ou cirurgias (crioterapia, laser ou eletrocautério).

Prevenir as verrugas genitais

A prevenção das verrugas se faz evitando o contágio pelo HPV, para evitar deve evitar os múltiplos parceiros, usar preservativo (não é 100% eficaz) e deve-se vacinar com a vacina contra o HPV (as mulheres sexualmente ativas não têm todos os benefícios da vacina, pois podem já ser portadoras do HPV - vacinas). A vacina faz parte do calendário vacinal.

Fontes bibliográficas
skincare-system.info (foto)
Partilhe

10 comentários:

  1. Boa noite doutor!
    Li sua reportagem sobre as verrugas genitais e lembrei que quando eu tinha uns 14 anos mais ou menos eu tive essas verrugas e coçavam muito, minha mãe me levou a ginecologista e ela fez uma cauterização. Como posso ter contraído esse vírus se eu nunca tinha tido relação sexual com ninguém? Existe outro tipo de transmissão como através de peças íntimas, banheiro público ou algo do tipo? Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode se contrair dessas formas, a verdade é que já tinha verrugas já tem o vírus à muito tempo... :) tenha calma... :)

      Eliminar
  2. Doutor quando criança apareceu uma verruga no meu escroto , logo apos uma mordida de carrapato ...

    agora tenho 21 anos e no começo do ano minha parceira , me machucou no prepucio na masturabação , e logo em seguida apareceu o que eu acho ser uma verruga ja q tomou o lugar do machucadinho e ganhou pontinhas e agora esta grande o que fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para avaliar essa verruga genital, pode ter que ser removida... se precisar ando por aqui, não tenha pudor... :)

      Eliminar
  3. Doutor apareceu uma verruga no meu pênis que medicamento devo tomar e qual pomada ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar ajuda médica para avaliar a causa e o aspecto da verruga... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde doutor ótima postagem. Já tenho 5 anos com o mesmo parceiro e agora apareceu primeiro em mim e agora nele pequenas verrugas devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim devem procurar ajuda médica para tratar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Dr. Apareceu em mim assim, e parece algo do fundo do mar, mas e mto parecida com esta da foto, não coça, não cresce, não incomoda e se eu puxou sai sangue mas não DOI, sera que é hpv?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor falar com seu médico para ele avaliar, pode ser... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.