Ciprane® (acetato de ciproterona 2,0 mg + etinilestradiol 0,035 mg)

O anticoncepcional ciprane® é um comprimido hormonal composto por acetato de ciproterona 2,0 mg + etinilestradiol 0,035 mg indicado no tratamento do acne, excesso de pêlos (hirsutismo) e pele oleosa. Para além desta indicações o anticoncepcional ciprane® também funciona como anticoncecional hormonal.

Como tomar anticoncepcional ciprane®

anticoncepcional ciprane® deve ser tomado todos os dias, 1 comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, acompanhado com um pouco água ou outro liquido. A mulher deve tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias e descansar 7 dias, neste descanso surgirá a menstruação.

Como iniciar o anticoncepcional ciprane®

anticoncepcional ciprane® deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, após a primeira cartela a menstruação surgirá durante a pausa de 7 dias, normalmente no 2° ou 3° dia.

O tratamento com o anticoncepcional ciprane®

Apesar de proteger contra uma gravidez indesejada, desde que tomado certinha, sem vómitos ou diarreia, a anticoncepcional ciprane® tem como principal indicação terapêutica o tratamento das características androgénicas na mulher, como os pêlos em excesso, queda do cabelo, pele oleosa ou acne. A duração do tratamento deverá ser de 4 a 6 meses, mediante a indicação do seu médico. Como tem uma dosagem forte não é recomendada que a mulher a use como método anticoncepcional.

Medicamentos que interferem com o anticoncepcional ciprane®

Alguns medicamentos que interferem com o anticoncepcional ciprane®: antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir e chá de hipericão.

Efeitos adversos ou secundários do anticoncepcional ciprane®

Os efeitos adversos ou secundários mais frequentes do anticoncepcional ciprane®: dores de cabeça, vomitos, diarreia, náuseas, tensão mamária, variações de peso, alterações da libido e do humor e diminuição da tolerância a lentes de contato (mais raro).

Fontes bibliográficas
infarmed.pt