Pílulas com acetato de ciproterona

As pilulas com acetato de ciproterona são medicamentos usados no tratamento do acne, hirsutismo, queda de cabelo, excesso de pelos, seborreia e da rosácea. Apesar desta ser a principal indicação para este tipo de pilula também têm acção contracetiva.


Como atua o acetato de ciproterona

O acetato de ciproterona inibe a influência das hormonas sexuais masculinas (androgénios), podendo também diminuir a concentração de testosterona no sangue e ocasionalmente um ligeiro aumento dos valores dos níveis de prolatina

Metabolismo do acetato de ciproterona

O acetato de ciproterona ao ser tomado oralmente é absorvido rapidamente. Atingindo as concentrações máximas (15 ng/ml) após 1,6 horas depois da toma do comprimido. A biodisponibilidade cerca de 88%. O acetato de ciproterona (CPA) é quase completamente metabolizado. A taxa de depuração sérica é de cerca de 3,6 ml/min/kg.

Eliminação do acetato de ciproterona

A eliminação dos níveis de acetato de ciproterona ocorrem em duas fases (semividas de 0,8 horas e de 2,3 a 3,3 dias). A eliminação ocorre numa razão urinária/biliar de cerca de 1:2. A semivida de eliminação é de cerca de 1,8 dias.

Pilulas hormonais com acetato de ciproterona

Fontes bibliográficas
infarmed.pt