segunda-feira, junho 01, 2015

Molusco contagioso

Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma doença viral contagiosa que se caracteriza pelo aparecimento de pequenos nódulos na pele semelhantes a verrugas.

O surgimento do molusco contagioso é mais comum nas crianças, menor imunidade (crianças com pele atópica) e nos adultos com alterações de sua imunidade como seropositivos e transplantados.

A contaminação do vírus (vírus da família dos poxvírus) ocorre por contato direto da pele infectada, no adulto pode também ocorrer transmissão via sexual.

Sintomas do molusco contagioso

As lesões na pele são pequenas elevações esféricas da cor da pele podendo surgir isoladamente, mais comum, ou em grupo. O seu tamanho pode chegar até aos 5 milímetros.

As lesões podem se disseminar para o resto do corpo, mas na maioria das vezes não dá sintomas, algumas crianças referem prurido ou coceira.

Tratamento do molusco contagioso

O tratamento consiste na destruição das lesões da pele, sendo a expressão manual do interior das vesículas a forma mais usual para remover, ao efectuar a expressão conseguimos libertar da cápsula uma pequena massa branca. Outras técnicas usadas no tratamento: crioterapia, cauteterização quimica, curretagem e electrocirurgia.

Fontes bibliográficas
dermatologia.net
Partilhe

9 comentários:

  1. Dr, eu tenho uma dúvida que esta me afligindo muito.. Tomo anticoncepcional há 4 anos.. No inicio de uma nova cartela de allestra 20 tomei dois comprimidos de Amoxilina, um no primeiro dia da cartela e o outro no segundo dia da cartela.. Passados 7 dias, no oitavo tive relação com ejaculação consecutivas.. Corro o risco da amoxilina ter interferido no anticoncepcional e consequentemente uma gravidez indesejadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ser possível uma interacção como foi 7 dias após a relação tem poucas chances... pode ficar tranquila... mantenha sua pilula e se precisar ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  2. Dr, eu tenho uma dúvida que esta me afligindo muito.. Tomo anticoncepcional há 4 anos.. No inicio de uma nova cartela de allestra 20 tomei dois comprimidos de Amoxilina, um no primeiro dia da cartela e o outro no segundo dia da cartela.. Passados 7 dias, no oitavo tive relação com ejaculação consecutivas.. Corro o risco da amoxilina ter interferido no anticoncepcional e consequentemente uma gravidez indesejadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ser possível uma interacção como foi 7 dias após a relação tem poucas chances... pode ficar tranquila... mantenha sua pilula e se precisar ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
    2. Dr a relação foi sete dias depois do término do antibiótico.. sete dias curtinhos.. ou seja terminei o antibiótico, passaram se 7 dias e tive relação consecutivas com ejjaculacao..

      Eliminar
    3. Olá,
      sim mesmo assim já tinha reposto a protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Obrigada.. estou mais tranquila..

    ResponderEliminar
  4. boa noite, Dr. Quando a infecção por molusco contagioso está no inicio, há algum medicamento para tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, deve falar com seu médico e seguir suas indicações... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.