quinta-feira, agosto 13, 2015

Atraso menstrual

Atraso menstrual

Atraso menstrual

Dr. estou com atraso menstrual e agora? Estarei grávida? Eu uso o anticoncepcional!

Os atrasos menstruais são muito comuns na mulher, especialmente a mulher que usa anticoncepcionais hormonais, mas afinal quando se deve preocupar?

Se o atraso menstrual for de 5 ou mais dias deve-se interrogar e tentar saber o que está por trás de seu atraso menstrual, as causas mais frequentes para os atrasos menstruais são a idade (comum nas jovens - puberdade), o uso de anticoncepcionais hormonais, estresse, ansiedade, consumo de bebidas alcoólicas, alguns medicamentos bebidas com cafeína, gravidez, alterações emocionais, dieta exageradas, exercício físico intenso (alta competição), doenças e infeções, emagrecimento repentino, obesidade, alterações hormonais, alterações da tireoide e alterações nos ovários (ovários policisticos).

Senão encontra nesta lista uma causa possível deve ponderar uma gravidez.

Mas um atraso menstrual não é sinal de gravidez?

Sim pode ser, mas a verdade é que se a mulher toma anticoncepcional e o toma sem falhas ou esquecimentos será difícil que seja uma gravidez, em caso de duvida a mulher pode fazer um teste de gravidez para confirmar, deve é manter o seu anticoncepcional.

Se nota outros sinais e sintomas de gravidez deve fazer o teste e procurar seu médico, após confirmar uma gravidez deve suspender o uso de seu anticoncepcional.

Os sinais e sintomas de gravidez mais comuns são: náuseas, vómitos, prisão de ventre, falta de menstruação, dores nos seios e mamilos, mamilos mais escuros, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.

Deve fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã, pois a concentração de hormônios é maior. Os anticoncepcionais não interferem com o resultado dos testes de gravidez.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Olá Dr. Eu tomo Stezza há 5 meses e menstruei todo mês no começo o fluxo foi bem intenso e meu médico disse que era adaptação.
    Ai voltou ao normal e diminuindo a cada mês. Mas mês passado veio atrasado e em curtíssimo fluxo e tempo e esse mês não veio.
    Eu tomo todos os dias no mesmo horário, nunca esqueci.
    Isso é normal?
    Posso ficar tranquila em relação a Risco de Gravidez?
    Pois só uso esse método para me prevenir.
    Obrigada!

    Aguardo Resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal e pode acontecer, é efeito da pílula, desde que a tome certinha não tem risco de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Obrigada, Realmente já li vários artigos que diziam que o Stezza é muito eficaz e tomando certo as chances são mínimas.
    Vou tentar relaxar quanto a isso.
    Até porque ele é sem pausa né.
    Mesmo sendo os 4 de placebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os 4 placebos são a pausa, é como se não tomasse, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá usei implanon 6 ano e pouco tirei porque tinha dores de cabeça e alteração de humor .tirei do ,7 de janeiro de 2015 estamos a 28 de agosto e a minha menstruação não dexe e queria engravidar. Será possível ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode engravidar, mesmo não menstruando, não consegue é calcular o seu período fertil, é normal a menstruação demorar, e demora mais nas mulheres que eram irregulares antes de usar o anticoncepcional... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.