Atraso menstrual



Atraso menstrual

Dr. estou com atraso menstrual e agora? Estarei grávida? Eu uso o anticoncepcional!

Os atrasos menstruais são muito comuns na mulher, especialmente a mulher que usa anticoncepcionais hormonais, mas afinal quando se deve preocupar?

Se o atraso menstrual for de 5 ou mais dias deve-se interrogar e tentar saber o que está por trás de seu atraso menstrual, as causas mais frequentes para os atrasos menstruais são a idade (comum nas jovens - puberdade), o uso de anticoncepcionais hormonais, estresse, ansiedade, consumo de bebidas alcoólicas, alguns medicamentos bebidas com cafeína, gravidez, alterações emocionais, dieta exageradas, exercício físico intenso (alta competição), doenças e infeções, emagrecimento repentino, obesidade, alterações hormonais, alterações da tireoide e alterações nos ovários (ovários policisticos).

Senão encontra nesta lista uma causa possível deve ponderar uma gravidez.

Mas um atraso menstrual não é sinal de gravidez?

Sim pode ser, mas a verdade é que se a mulher toma anticoncepcional e o toma sem falhas ou esquecimentos será difícil que seja uma gravidez, em caso de duvida a mulher pode fazer um teste de gravidez para confirmar, deve é manter o seu anticoncepcional.

Se nota outros sinais e sintomas de gravidez deve fazer o teste e procurar seu médico, após confirmar uma gravidez deve suspender o uso de seu anticoncepcional.

Os sinais e sintomas de gravidez mais comuns são: náuseas, vómitos, prisão de ventre, falta de menstruação, dores nos seios e mamilos, mamilos mais escuros, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.

Deve fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã, pois a concentração de hormônios é maior. Os anticoncepcionais não interferem com o resultado dos testes de gravidez.

Fontes bibliográficas