5 de agosto de 2015

Dia fertil

Dr. me diga quando será meu dia fertil?

Esta pergunta é me feita muitas vezes, todos os dias me perguntam quando é o melhor dia para conseguir alcançar. As tentantes devem primeiro ter muita calma para esperarem que seu ciclo regularize e consigam engravidar o mais cedo possível.

A mulher tem maiores chances de engravidar no chamado período fertil, uma fase do ciclo menstrual em que o seu corpo está com as condições ideais para libertar o óvulo e após ser fecundado se fixar no útero. No meio do período fertil deverá sair um óvulo do ovário, será esse o dia mais fertil - o seu dia fertil (ovulação).


Para facilitar dividi as tentantes em dois tipos, as tentantes com menstruação e ciclo regular e tentantes com menstruação e ciclo irregulares.

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual regular

As tentantes com menstruação e ciclo regular conseguem mais facilmente descobrir o seu período fertil, que pode ser encontrado pelo calendário e alguns sinais (sinais de ovulação).

Pelo calendário sabemos que o dia fertil se situa no chamado período fertil, que ocorre mais ou menos no meio do ciclo, dependendo da duração de seu ciclo menstrual pode ocorrer entre o 9° e o 18° dia da ciclo, sendo o 1° dia da menstruação o 1° dia do ciclo menstrual. Descubra quando ocorre o seu dia fertil nos vários tipos de ciclo:
  • ciclo curto - duração do ciclo (26 dias) - período fértil (9° ao 15° dia do ciclo)
  • ciclo normal - duração do ciclo (28 dias) - período fértil (10° ao 16° dia do ciclo)
  • ciclo longo - duração do ciclo (30 dias) - período fértil (12° ao 18° dia do ciclo)

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares

As tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares tem maior dificuldade em descobrir seu período fertil - dia fertil, pois seu ciclo não é completo sendo difícil descobrir o dia fertil pelo método do calendário, no entanto pode ter sinais de ovulação. As tentantes pode usar testes de ovulação para descobrir seu dia mais fertil.

Fontes bibliográficas

2 comentários:

  1. Eu tomo a pílula Yaz há mais de 8 anos sem pausa, sempre tive a menstruação muito irregular e tenho ovário policístico. No mês de Agosto estava tomando minha pílula regularmente, porém tive que iniciar antibiótico por 7 dias por conta de uma dor de garganta. Quando iniciei o antibiótico, dia 22 de Agosto, eu estava no meu primeiro dia da pausa da cartela! Dia 25 minha menstruação desceu normalmente e no sábado já era dia para iniciar outra cartel! Iniciei e continuei o uso do antibiótico até segunda feira, dia 28! No dia 30 de Agosto tive r**** s**** sem c**** com meu n******! Segui tomando minha pílula durante o mês, uma semana antes como sempre comecei a sentir meus seios doloridos e no dia 18 tomei minha última da cartela, dia 21 começou a descer bem fraco e mais escuro! No dia 22 acordei e quando fui ao banheiro percebi que havia um fluxo bem mais forte, mas dia 23 já diminuiu muito! Dia 23 voltei com a minha nova cartela que estou tomando ainda. Porém sou muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, tem receio de ter engravidado, por causa do antibiótico? Qual foi o que tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.