Dia fertil

Dr. me diga quando será meu dia fertil?

Esta pergunta é me feita muitas vezes, todos os dias me perguntam quando é o melhor dia para conseguir alcançar. As tentantes devem primeiro ter muita calma para esperarem que seu ciclo regularize e consigam engravidar o mais cedo possível.

A mulher tem maiores chances de engravidar no chamado período fertil, uma fase do ciclo menstrual em que o seu corpo está com as condições ideais para libertar o óvulo e após ser fecundado se fixar no útero. No meio do período fertil deverá sair um óvulo do ovário, será esse o dia mais fertil - o seu dia fertil (ovulação).


Para facilitar dividi as tentantes em dois tipos, as tentantes com menstruação e ciclo regular e tentantes com menstruação e ciclo irregulares.

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual regular

As tentantes com menstruação e ciclo regular conseguem mais facilmente descobrir o seu período fertil, que pode ser encontrado pelo calendário e alguns sinais (sinais de ovulação).

Pelo calendário sabemos que o dia fertil se situa no chamado período fertil, que ocorre mais ou menos no meio do ciclo, dependendo da duração de seu ciclo menstrual pode ocorrer entre o 9° e o 18° dia da ciclo, sendo o 1° dia da menstruação o 1° dia do ciclo menstrual. Descubra quando ocorre o seu dia fertil nos vários tipos de ciclo:
  • ciclo curto - duração do ciclo (26 dias) - período fértil (9° ao 15° dia do ciclo)
  • ciclo normal - duração do ciclo (28 dias) - período fértil (10° ao 16° dia do ciclo)
  • ciclo longo - duração do ciclo (30 dias) - período fértil (12° ao 18° dia do ciclo)

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares

As tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares tem maior dificuldade em descobrir seu período fertil - dia fertil, pois seu ciclo não é completo sendo difícil descobrir o dia fertil pelo método do calendário, no entanto pode ter sinais de ovulação. As tentantes pode usar testes de ovulação para descobrir seu dia mais fertil.

Fontes bibliográficas