quarta-feira, agosto 05, 2015

Dia fertil

Dia fertil

Dr. me diga quando será meu dia fertil?

Esta pergunta é me feita muitas vezes, todos os dias me perguntam quando é o melhor dia para conseguir alcançar. As tentantes devem primeiro ter muita calma para esperarem que seu ciclo regularize e consigam engravidar o mais cedo possível.

A mulher tem maiores chances de engravidar no chamado período fertil, uma fase do ciclo menstrual em que o seu corpo está com as condições ideais para libertar o óvulo e após ser fecundado se fixar no útero. No meio do período fertil deverá sair um óvulo do ovário, será esse o dia mais fertil - o seu dia fertil (ovulação).


Para facilitar dividi as tentantes em dois tipos, as tentantes com menstruação e ciclo regular e tentantes com menstruação e ciclo irregulares.

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual regular

As tentantes com menstruação e ciclo regular conseguem mais facilmente descobrir o seu período fertil, que pode ser encontrado pelo calendário e alguns sinais (sinais de ovulação).

Pelo calendário sabemos que o dia fertil se situa no chamado período fertil, que ocorre mais ou menos no meio do ciclo, dependendo da duração de seu ciclo menstrual pode ocorrer entre o 9° e o 18° dia da ciclo, sendo o 1° dia da menstruação o 1° dia do ciclo menstrual. Descubra quando ocorre o seu dia fertil nos vários tipos de ciclo:
  • ciclo curto - duração do ciclo (26 dias) - período fértil (9° ao 15° dia do ciclo)
  • ciclo normal - duração do ciclo (28 dias) - período fértil (10° ao 16° dia do ciclo)
  • ciclo longo - duração do ciclo (30 dias) - período fértil (12° ao 18° dia do ciclo)

Tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares

As tentantes com menstruação e ciclo menstrual irregulares tem maior dificuldade em descobrir seu período fertil - dia fertil, pois seu ciclo não é completo sendo difícil descobrir o dia fertil pelo método do calendário, no entanto pode ter sinais de ovulação. As tentantes pode usar testes de ovulação para descobrir seu dia mais fertil.

Fontes bibliográficas
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.