Sinais da ovulação

A ovulação é uma etapa no ciclo menstrual onde ocorre a saída do óvulo do ovário para as trompas de Falópio. A ovulação ocorre no seu período fértil e é nessa altura que a mulher tem mais chances de engravidar.



O ciclo menstrual da mulher é regulado por hormônios (ocorre um aumento de LH, hormônio que ajuda os testes de ovulação a revelarem que está no período fértil - prestes a ovular), que favorecem a saída do óvulo, a menstruação, entre outras transformações.

A mulher com ciclos irregulares tem maior desequilíbrio hormonal e o ciclo pode não se apresentar como todos esperamos, a mulher irregular pode estar sem menstruar, pode ovular sem menstruar, pode menstruar sem ovular e por aí adiante. Daí ser mais difícil, nas mulher com menstruações irregulares, descobrir quando é seu período fértil (quando vai ovular).

Mas vamos falar das mulheres regulares, que têm sinais quando estão para ovular e são esses sinais que seu corpo vai mostrar e deve descobrir, os sinais de ovulação são:
  • cólica menstrual
  • aumento da temperatura basal
  • presença de muco com filância
  • maior apetite sexual

Cólica menstrual ovulatória
A mulher pode revelar uma cólica menstrual prévia aos dias da ovulação, embora seja raro, muitas mulheres referem isso.

Aumento da temperatura basal
A temperatura basal aumenta cerca de 0,5ºC na altura da ovulação (Método das temperaturas).

Presença de filância no muco cervical
O muco ganha fica mais pegajoso. (Método de billings ou muco cervical) Confira a figura:


Maior apetite sexual
Os estudos revelam que a mulher tem maior disposição e vontade sexual na altura do periodo fertil.

Estes sinais são mais difíceis de descobrir nas mulheres com ciclos irregulares, podendo alguns deles estarem ausentes durante o ciclo menstrual

As mulheres que usam anticoncepcionais não têm risco de ovular, pois os valores sempre elevados de hormônios não permitem. Se a mulher falhar, tiver vômitos, diarreia ou usar medicamentos que interfiram pode diminuir a eficácia e engravidar.

Fontes bibliográficas