15 de junho de 2015

Sinais da ovulação

A ovulação é uma etapa no ciclo menstrual onde ocorre a saída do óvulo do ovário para as trompas de Falópio. A ovulação ocorre no seu período fértil e é nessa altura que a mulher tem mais chances de engravidar.



O ciclo menstrual da mulher é regulado por hormônios (ocorre um aumento de LH, hormônio que ajuda os testes de ovulação a revelarem que está no período fértil - prestes a ovular), que favorecem a saída do óvulo, a menstruação, entre outras transformações.

A mulher com ciclos irregulares tem maior desequilíbrio hormonal e o ciclo pode não se apresentar como todos esperamos, a mulher irregular pode estar sem menstruar, pode ovular sem menstruar, pode menstruar sem ovular e por aí adiante. Daí ser mais difícil, nas mulher com menstruações irregulares, descobrir quando é seu período fértil (quando vai ovular).

Mas vamos falar das mulheres regulares, que têm sinais quando estão para ovular e são esses sinais que seu corpo vai mostrar e deve descobrir, os sinais de ovulação são:
  • cólica menstrual
  • aumento da temperatura basal
  • presença de muco com filância
  • maior apetite sexual

Cólica menstrual ovulatória
A mulher pode revelar uma cólica menstrual prévia aos dias da ovulação, embora seja raro, muitas mulheres referem isso.

Aumento da temperatura basal
A temperatura basal aumenta cerca de 0,5ºC na altura da ovulação (Método das temperaturas).

Presença de filância no muco cervical
O muco ganha fica mais pegajoso. (Método de billings ou muco cervical) Confira a figura:


Maior apetite sexual
Os estudos revelam que a mulher tem maior disposição e vontade sexual na altura do periodo fertil.

Estes sinais são mais difíceis de descobrir nas mulheres com ciclos irregulares, podendo alguns deles estarem ausentes durante o ciclo menstrual

As mulheres que usam anticoncepcionais não têm risco de ovular, pois os valores sempre elevados de hormônios não permitem. Se a mulher falhar, tiver vômitos, diarreia ou usar medicamentos que interfiram pode diminuir a eficácia e engravidar.

Fontes bibliográficas

25 comentários:

  1. Olá dr!!
    Parei de tomar anticoncepcional tem menos de um mês. Vi que ovulei neste fim de semana (fiz aquele teste de fertilidade e também vi o muco) e tive relações com o meu marido. Quais são as chances de gravidez? Se caso eu tiver engravidado (que é o meu objetivo), quando mais ou menos ocorrerá a nidação e se tem sintomas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem chances, pois estava com sinais e é provável que estivesse ovulando... deve aguardar por algum sinal de gravidez (pode encontrar no blog), especialmente sua menstruação, se notar falta ou presença de sinal de gravidez deve fazer o teste de gravidez, até lá mantenha as relações e se distraia, não pense muito nisso... ando por aqui... depois me dê seu retorno... :)

      Eliminar
  2. Olá
    Tomo a pílula harmonet há 8 anos, e nunca efectuei paragem. Após a paragem da pílula (caso queira engravidar), quanto tempo demoram os meus níveis hormonais a voltar ao normal? Depende de pessoa para pessoa? Alguns médicos falam em 3 a 6 meses para conseguir engravidar. É verdade?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim depende de pessoa para pessoa, nas mulheres que tinham, antes de fazer o anticoncepcional, as menstruações irregulares demora mais... mas regra geral até 6 meses consegue, embora dependa de muitos fatores como a ansiedade e estresse, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde doutor :)
    Eu tenho tomado a pílula yasmin , estou na segunda cartela , nunca tive nenhum esquecimento , contudo no penúltimo comprimido tive vômitos e por isso tomei outro comprimido de outra cartela ( apenas tinham passado no máximo 5 horas da toma normal do comprimido ) . Hoje estou no quarto dia de pausa e não tenho vestígios de mestruacao , gostava de saber se isso é normal ? Ou se posso estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, como tomou outro comprimido de outra cartela se protegeu e manteve a protecção.... não tem risco de gravidez... mantenha a pílula e aguarde e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia menstruei no dia 30 de junho fiquei quase quinze dias menstruada terminou praticamente dia 15 de julho agora esta vindo um escorrimento amarronzado o que poderia ser
    Desde ja agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser um pouco de sua menstruação que ficou retida... deve aguardar, senão nota odor pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola boa noite daqui uns dias vou ficar fertil se eu esquecer de tomar o anticoncepcional*pode haver uma possibilidade de ficar gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usar o anticoncepcional sem falhas não tem período fertil, se esquecer algum dia tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá minha menstruação era pra ter vindo dia 10 de julho mais não veio.. dia 18 veio um pouco de sangue rosado e parou no mesmo dia !mais dia 10 de agosto eperei ela vir de novo mais ela tá atrasada de novo 3 dias e esses dias ando sentindo sintomas de gravidez.. ser que estou grávida? Não uso remédios nem camisinha só coito interrompido uso por muito tempo mais será que engravidei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser gravidez, faça um teste para conferir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Doutor, supostamente, de acordo com o meu ciclo, estou na semana da ovulação + período fértil. Porém não notei nem aumento da temperatura basal, nem aumento da libido ou corrimento mais pegajoso.
    É possível não ter ovulado ou a ovulação pode ter ocorrido sem que estes sintomas e eu não ter percebido.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é possível, o aumento da temperatura é pouco, a medição deve ser feito no recto... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Tive relação sexual no dia 9/10 dia da minha ovulação, mas meu parceiro usou camisinha e não gozou. Minha pergunta é, posso correr risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como se protegeram no tem riscos... ando por aqui, se protejam... :)

      Eliminar
  9. Olá. Antes, eu e meu noivo fizemos um coito interrompido de 2 minutos sem *****. Contudo eu estava ovulando no dia e consequentemente fiquei com receio e tomei a pilula do dia seguinte 47 horas depois a primeira dose. Enfim, tem algum risco de ocorrido uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte se protegeu, apesar dela ter menor eficácia no período fertil como não foi dentro tem poucas chances, se proteja com preservativo antes do 1° contacto... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Ola Dr.! Comecei a tomar pílulas durante 6 dias mas tive que interromper o ano passado em Outubro por causa dos nódulos e quistos que tenho nas duas mamas, mas antes de começar a tomar meu ciclo fazia 26 dias, em Novembro meu ciclo fez 37 dias,Dezembro fez 28 dias tive relações com meu parceiro neste mês mas não sei se estava no período de ovulação e agora Janeiro hoje faz 30 dias que meu período não aparece há duas semanas que sinto dor de bexiga e minhas mamas estão cheias. Será que a pílula esta a influenciar neste atraso ou estou gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter sido a pílula, mas é melhor fazer um teste para excluir uma gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Nunca calculei meu ciclo pra saber se era regular ou não, mas daí a uns dois dias fiz sexo sem proteção e não tomo pílula, último ciclo começou dia 19 e terminou dia 25 corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sem proteção podemos engravidar em qualquer altura de seu ciclo, quando menstruou nos meses anteriores? Datas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Ola Dr, tomo anticoncepcional injetável a uns anos, mas nunca me arrisquei no período fértil, se eu fiz sem proteção corro o risco de engravidar nesse período mesmo tomando anticoncepcional ? É posso tomar levonorgestrel para não correr o risco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma o injectavel sem falhas não tem riscos, pois não tem período fertil, o anticoncepcional não deixa ter, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.