Ômega 3 – os 10 alimentos mais ricos – dieta do ômega 3

Ômega 3 – os 10 alimentos mais ricos – dieta do ômega 3

Os lípidos ou gorduras têm papeis muito importantes em muitos processo de nosso organismo, são vitais para que o nosso corpo se mantenha um funcionamento correto, mas em excesso podem gerar danos e problemas, sendo os problemas cardiovasculares os mais graves. O colesterol e os triglicerídeos em excesso podem danificar nossos vasos sanguíneos e aumentar os riscos de doenças cerebrovasculares, mas será que todas as gorduras são iguais? É possíveis haver gorduras benéficas?

Ao ácidos gordos ou ácidos graxos são uma unidade básica que compõe as gorduras, existem três tidos de ácidos gordos ou ácidos, os saturados, monoinsaturados e polinsaturados.

Os ácidos gordos ou ácidos graxos saturados estão associados à gordura animal e são os que têm mais malefícios para nossa saúde, eles são responsáveis pela acumulação de gorduras em nossas artérias, levam ao aumento do colesterol e triglicerídeos.

Os ácidos gordos ou ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados

Os ácidos gordos ou ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados estão associados à diminuição dos valores de colesterol e triglicerídeos, preservando a saúde das nossas artérias, os estudos revelaram que este tipo de ácidos gordos ou ácidos graxos tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares.

Devemos por isso enriquecer nossa dieta com este tipo de gorduras e diminuir as gorduras más. Mas onde existem estas gorduras protetoras?

O ômega 3

O ômega 3 é um ácido gordo ou graxo polinsaturado que merece um destaque por ser o que tem mais benefícios nesta proteção cardiovascular, os estudos revelam que as dietas ricas em ômega 3 diminuem o risco de doenças cardíacas e aumentam a esperança de vida. Desta família de ômega 3 fazem parte o EPA (ácido ecosapentaenóico), o DHA (ácido docosaexaenoico) e o ALA (ácido alfa-linolênico).

Alimentos mais ricos em ômega 3 – dieta do ômega 3

Não se esqueça que quando falo em dieta me refiro a um regime alimentar diversificado baseado na roda dos alimentos. Os alimentos mais ricos em ômega 3 são:
  • peixe (salmão, atum, arenque, truta, anchova, bacalhau, sardinha e pescada)
  • oleaginosas ou frutos secos (nozes, amêndoas, castanhas ou avelãs)
  • abacate
  • sementes (linhaça, girassol, chia, abóbora ou gergelim)
  • óleos vegetais (azeite, óleos girassol e canola)
  • margarinas vegetais (soja ou linhaça)
  • soja
  • azeitonas 

A sua dieta do ômega 3 deve ser rica nestes alimentos e pobre e alimentos de origem animal, como bacon, carnes vermelhas, carnes magras com pele, queijos e leite gordos, manteiga, banha, chocolate de leite ou branco, ovos, sorvetes ou gelados.

Acompanhe a dieta do ômega 3 com exercício físico regular e muita água. Descubra também mais sobre os suplementos de ômega 3.

Fontes bibliográficas
The Nutrition Source, Fats and Cholesterol: out with the bad in with the good, Harvard School of Public Health