quinta-feira, agosto 06, 2015

Pilem® (levonorgestrel 0,75 mg)

Pilem® (levonorgestrel 0,75 mg)

A pílula de emergência pilem® é um contraceptivo emergencial usado para prevenir uma gravidez indesejada quando seu anticoncepcional falha, por exemplo quando o preservativo rompe ou tem um esquecimento ou atraso da pílula (atraso maior de 12 horas). 

Composição da pílula de emergência pilem®: cada comprimido da pílula de emergência pilem® tem cerca de 0,75 mg de levonorgestrel. Cada caixa de pilem® tem dois comprimidos.

Como usar a pílula de emergência pilem®

A mulher deve usar a pílula de emergência pilem® o mais precocemente possível para garantir a sua protecção máxima, para estar protegida a mulher deve tomar dois comprimidos no prazo máximo de 72 horas da relação (3 dias). Após tomar o primeiro comprimido deve fazer o seguinte após 12 horas.

A pílula de emergência pilem® não protege das relações seguintes à toma dos comprimidos. A toma da pílula de emergência pilem® deve ser evitada, pois tem maiores riscos para sua saúde.

A pílula de emergência pilem® e os vómitos

Se tiver um vomito nas 3 horas seguintes à toma deve tomar outra pílula, pois o efeito fica comprometido.

A pílula de emergência pilem® e outros medicamentos 

Medicamentos que alteram a eficácia da pílula de emergência pilem®: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, modafinil, rifampicina, ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, rifabutina, ciclosporina, lamotrigina, bosentano e hipericão

Efeitos secundários ou adversos da pílula de emergência pilem®

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes da pílula de emergência pilem®: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça, dor na região inferior do abdómen, vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.

Fontes bibliográficas
Partilhe

14 comentários:

  1. Boa noite. Gostaria que me esclarecesse uma duvida. Eu tomo a pilula diane 35 há cerca de três anos. O mês passado comecei a toma da pilula no dia 23 de Junho, sendo que a minha menstruação veio a 25 de Julho e comecei a tomar novamente no dia 28 de Julho. Tive relação sexual no dia 28 de Julho mas ele não se veio dentro, e, como no mês anterior não tomava a pilula sempre no mesmo horario, tomava sempre no fim de jantar mas nunca pela mesma hora certa; sendo assim, no dia 29 de Julho tomei a pilula do dia seguinte de manha, por volta das 10:30/11:00 horas. Nesse mesmo dia á tarde, por volta das 15:00/15:30 tive novamente relações sexuais com o meu namorado, mas o preservativo rebentou e ele veio-se dentro. A farmaceutica na altura disse que não havia problema porque ainda estava protegida da pilula do dia seguinte que tinha tomado cinco horas antes. E, ontem tivemos relações sexuais outra vez e rebentou novamente, mas ele não se veio dentro, estou protegida contra a gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tem tomado o anticoncepcional... não é? Me parece que não tem riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas sendo que o mês passado não tomei certinho e este mês só comecei a tomar no ultimo dia do periodo, não tem problema em manter relações desprotegidas?

      Eliminar
    3. Olá se teve atrasos menores que a 12 horas na toma dos comprimidos não tem risco, lembra-se como foi? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Não houve atrasos maiores de 12 horas, mas a toma da pilula era sempre entre as 20:00 e as 00:00, dentro dessas horas, sem hora certa, não tem problema se assim for?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, o importante foi tomar todos os dias... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oie Dr. eu tomo o anticoncepcional selene a dois anos, eu to pensando em dar uma pausa de anticoncepcional, pelo o fato que eu tomei 2 dois eu fico auto imune durante essa pausa?

    ah eu vi tambem que o senhor postou que o anticoncepcional selene nao e muito recomendado a tomar a muito tempo porque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao parar corre riscos de gravidez... mesmo tomando à 2 anos... em relação ao tempo de uso isso depende, como tem grande dosagem hormonal não é indicado tanto tempo, mas isso deve ser avaliado caso a caso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite, queria uma informação
    Esqueci-me de tomar a pilula um dia ,mas só que fiz relação sexual na sexta feira terei o risco de ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao esquecer temos riscos nos 7 dias seguintes, se teve relações nos dias anteriores também tem alguns riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. olá,meu nome é taina tenho 20 anos e sou casada a 3 anos. fiquei 1 ano sem menstruar procurei o medico e fiz exame e deu ovario polimicrocistico ai ele me passou o selene comecei a tomar no mes de agosto de 2015 e parei de tomar no mes de ganeiro pq meu esposo q muito q eu engravide ai deu o primeiro mes e nao desceu a menstruacao e fiquei muito feliz pensando q eu estava gravida mas fiz o exame e nada . deu o segundo mes e nada o terceiro e nada . so q nao estou entendendo pq so desce a minha menstruaçao se eu tomar o selene e se eu nao tomar nao desce .. estou com medo pode me ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal ter essa falta após interromper o anticoncepcional... deve esperar e ter consulta de preparação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Estava na pausa no sétimo dia tomei o primeiro comprimido a tarde e a noite tive relações sem proteção posso está grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pois não é sua primeira cartela e tem tomado sem falhas... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.