Sinais e sintomas do período fértil

O período fértil é uma fase em nosso ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de conseguir engravidar, nesta fase do ciclo menstrual o sistema reprodutor reúne as condições mais propicias para que ocorra o encontro entre o óvulo e o espermatozoide e se dê a fecundação.
Sinais e sintomas do período fértil

A ovulação corresponde à saída do óvulo do ovário, ficando depois disponível cerca de 24 horas para ser fecundado.


A mulher, sem uso de anticoncepcionais, pode engravidar em qualquer altura do ciclo, sendo mais favorável e tendo mais chances durante o período fértil, as mulheres com ciclos irregulares (com menstruações irregulares) têm mais dificuldade em descobrir este período, pois pode não apresentar sintomas ou sinais.

Sinais e sintomas do período fértil (Sinais de ovulação)

O período fértil anuncia sua chega com alguns sinais e sintomas, fruto dos picos hormonais, assim é comum a mulher nesta fase do ciclo ter maior vontade, um aumento da libido, cólica menstrual (muitas mulheres refere esse sintoma, que está associado à ovulação), aumento da temperatura (temperatura basal) e presença de mais muco ou corrimento transparente (presença de muco com filância - Método de billings ou muco cervical).

O uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) evitam que ocorra uma ovulação. Os valores hormonais elevados vão evitar que o ciclo natural ocorra e ovule. 

Fontes bibliográficas