sábado, junho 13, 2015

A ansiedade e a dificuldade em engravidar

A ansiedade e a dificuldade em engravidar

A ansiedade é um estado que pode afetar muitas das nossas atividades diárias, as causas da ansiedade podem ser variadíssimas, o nosso estilo e vida moderno com muita exigência de horários e compromissos pode aumentar nosso quadro ansioso.


A ansiedade tem uma acção grande em nosso corpo com sinais físicos e perturbações psicológicas, alguns dos sinais físicos que podemos notar podem passar pelo excesso de suor, dores de barriga, diarreia, vomitos, urinar muitas vezes e até alterações menstruais.

A ansiedade e as alterações menstruais

A mulher pode notar alterações menstruais após quadros de ansiedade e estresse, é uma complicação recorrente, pois este quadro pode trazer alterações hormonais o que vai trazer alterações na sua menstruação, que podem ser sangramentos a meio do ciclo menstrual, diminuição da quantidade e fluxo ou mesmo ausência da menstruação (amenorreia). A amenorreia causada por alterações hormonais pode ser corrigida após o corpo repor a produção hormonal.

A ansiedade e a dificuldade em engravidar

Quando queremos muito engravidar temos sempre receio de não conseguir, o fantasma da infertilidade e a incerteza do que vai acontecer nos meses seguintes, pode aumentar nossa ansiedade. Esta fase da vida pode dessa forma ser mais difícil de atingir se o casal não gerir bem as suas expectativas.

Se o casal tem grandes expectativas pode realmente perder o controlo e a ansiedade pode prejudicar, pois pode alterar o seu ciclo hormonal e com isso ter maior dificuldade em ovular (ovulação).

Muitos casais me procurar dizendo que estão à meses tentando, no período fertil inclusive, e não conseguem, acabo sempre por atribuir esta maior dificuldade à ansiedade que se instalou no seio da relação. O casal tem que se lembrar que irá engravidar, não tem timing certo, o importante é viverem a relação com fantasia e amor.

O segredo para o casal evitar que a ansiedade interfira com a concepção reside na forma como nos conseguimos esquecer do nosso objectivo.

Quer muito engravidar? Ok, tenha calma e tente se distrair, siga estas sugestões para conseguir engravidar mais facilmente:
  • tenha calma
  • tenha calma
  • se distraia
  • se distraia
  • aproveite os momentos
  • faça uma escapadela romântica
  • varie as posições e os locais
  • coloque mais fantasia na relação
  • deixe de contar os dias do ciclo
  • mantenha relações 3 a 4 vezes por semana (não podem ser uma obrigação)
  • não faça teste de ovulação
  • não faça testes de gravidez (somente quando notar sinais de gravidez)
  • faça os suplementos vitaminicos
  • tenha calma
  • tenha calma

IMPORTANTE: O casal que usa anticoncepcionais hormonais pode ter maior dificuldade em engravidar, logo após parar o uso do anticoncepcional.

Fontes bibliográficas
Partilhe

4 comentários:

  1. Dr boa noite. Tento engravidar a 8 meses e recentemente fiz uma vídeohistetoscopia com biopsia onde o laudo da biopsia de normal e o da vídeo de Endometrite com pequena sinéquia, meu GO disse q tenho que operar que não existe remédio para Endometrite e ainda me cobrou um valor por fora dizendo que meu plano não cobre.. A pergunta é realmente não existe remédio para tratar da endometrite? E isso impede de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que não existe, vou fazer um post sobre a endometrite para lhe ajudar... publico ao fim do dia... :) ando por aqui...

      Eliminar
  2. O que é cólica depois do período fértil? O meu já passou tem 1 semana e estou com cólicas fracas e às vezes quando vou pegar algo no chão, me dobrar, sinto umas dores também. Estou tentando engravidar. O que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode estar ainda com cólica, deve evitar pegar nos pesos... e esperar pela próxima menstruação.. aguarde com calma... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.