Benifema® (desogestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)



Benifema® é um anticoncepcional oral hormonal combinado indicado na prevenção da gravidez, devido a ter em sua composição dois tipos de hormonas sintéticas diferentes, desogestrel e etinilestradiol.

Composição hormonal do anticoncepcional benifema®: desogestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg.

Como tomar o anticoncepcional benifema®

O anticoncecional benifema® deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, durante 21 dias, seguindo se uma pausa de 7 dias, durante esta pausa surgirá a menstruação. Ao 8° a mulher deve iniciar nova cartela de primera 30®.

Como iniciar o anticoncepcional benifema®

O anticoncepcional benifema® deve ser iniciado, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação.

Interacções medicamentosas com o anticoncepcional benifema®: fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, griseofulvina, hipericão, penicilinas e tetraciclinas.

Efeitos secundários ou adversos do anticoncecional benifema®: náuseas, vômitos, diarreia, dores de barriga, alterações do peso, retenção de liquidos, dores de cabeça, enxaquecas, alterações na libido, alterações menstruais, dores nas mamas, aumento do volume das mamas, alterações do humor, corrimento vaginal e candidiase.

Vômitos e diarreias com o anticoncecional benifema®

Se ocorrerem vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido a mulher core risco de perder a eficácia do anticoncepcional e engravidar, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente para repor a proteção.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt