27 de julho de 2016

A pílula anticoncepcional e o itraconazol

O itraconazol é um anti-fúngico usado para tratar infeções por fungos, como a candidíase vulvovaginal, candidíase oral, dermatomicoses (tinhas e onicomicoses (micoses das unhas)) e pitiríase versicolor.

Os anti-fúngicos podem interferir com muitos medicamentos, os anticoncepcionais são alguns deles. 

A pílula anticoncepcional e os outros medicamentos

Os medicamentos que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional sao: ampicilina, penicilinas, tetraciclinas, barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofluvina, topiramato, ritonavir e hipericão.


O itraconazol pode causar interferência no ciclo menstrual levando a mulher que usa anticoncepcionais hormonais, como a pílula, a ter ciclos irregulares e hemorragias menstruais anormais entre os ciclos (podem surgir hemorragias fora da menstruação e a menstruação pode ser alterada - numero de dias e fluxo). O itraconazol não corta o eficácia da pílula hormonal.
A pílula anticoncepcional e o itraconazol

45 comentários:

  1. Pomada de zinco pode ser Hipoglos?

    ResponderEliminar
  2. Olá. Boa noite
    Precisava de tirar uma dúvida sobre a pilula cerazette ( nao consegui faze lo na pagina da mesma)
    Entao, tive um bebé no dia 24/2/16 e amamento, desde qe comecei a tomar a pilula qe tenho perdas de sangue diárias (+\- 3meses). É um sangue vivo pra alem de me dar dores horriveis. Ja falei com a medica e ela disse qe nao era normal mas para me aguentar mais dois meses.. eu nao sei se consigo aguentar e alem disso nao faz sentido se realmente nao e normal mas nem analises nem ecos ela me mandou fazer e eu continuo super preocupada. É normal? Ja pensei qe talvez tivesse gravida mas eu tomo direitinho e nao paro. O que me aconselha?
    Se me puder ajudar agradeço pq ja nao sei qe fazer. Obrigada ! Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é efeito do anticoncepcional, se continuar tendo fale com seu médico... ando por aqui. :)

      Eliminar
  3. Olá, comecei a tomar Glacial a dois dias e nos dois dias tive enjoo e vomito, estou suspeitando que é efeito do Gracial. É normal nos primeiros dias de uso ou devo interromper o uso se persistir os sintomas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguma relação passe a tomar após a refeição.... ando por aqui. :)

      Eliminar
    2. Olá, pode ter alguma relação passe a tomar após a refeição.... ando por aqui. :)

      Eliminar
  4. Oi não conheci muito bem o anticoncepcional gracial e comecei a tomar pelos comprimido branco tomei todos será q tem a possibilidade de estar grávida eu fiquei sem proteção nenhuma será q vc pode me explicar ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e iniciar a cartela sempre pelos azuis... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde!Dr.fiz uma esterectomia e na cirurgia foi encontrado um tumor benigno colado ao intestino que foi retirado.Estou com 8 dias que realizei essas cirurgias e hoje fui ao banheiro e minha fase saiu em forma de bolas e escuras.Estou preocupada.O que deve ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter perdido sangue... se está fazendo ferro pode também ser essa a causa... ando por aqui. :)

      Eliminar
  6. Ola eu estou com um corte na pele entre a vagina e o anus e arde pra fazer xixi mas já fui a médica e ela receitou um creme mas não esta adiantando oque posso fazer pra sarar?? 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor voltar a falar com sua médica... ando por aqui. :)

      Eliminar
  7. Esqueci de tomar a pílula no dia q iria fazer uma semana tive relação antes e depois do esquecimento corro risco de engravidar?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tinha tomado sete dias não tem riscos... ando por aqui. :)

      Eliminar

  8. Fiz cesarina ha 7 meses e so nos primeiros dias menstruei .
    Dai, fiquei sem menstruar por uns seis meses e em maio menstruei sem esperar mas nao comecei a tomar anticoncepcional. No comeco desse mes de julho, comecou a sair borra de cafe e so depois de dois dias é que veio minha menstruação so que comecei a tomar a pilula no segundo dia . E ja estou entrando na quinta pilula . Corro risco de engravidar? 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após o sétimo comprimido desta primeira cartela está protegida... ando por aqui. :)

      Eliminar
  9. boa noite fiz um exame em filha e o t3 esta 4,15 o t4 0,83 e o tsh esta com 3,63 e normal me responda por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem os valores de referência, me envie... ando por aqui. :)

      Eliminar
  10. Dr Carlos Edegar,coloquei Diu Merena a três anos e não vinha mais sinal nenhum,de repente veio sinal ,é normal ou esta perdendo o efeito ou saiu do lugar .Sempre que faço a ultrson estava no lugar,devo procurar o medico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal pode agora estar meses sem menstruar... ando por aqui. :)

      Eliminar
  11. Ola boa noite. Hoje fui ao pré natal e fiz o teste rápido da proteinura e deu dois traços. Estou com 35semanase 5dias. O medico nao disse se tenho ou não a pré eclampsia novamente. Gostaria de saber o que significa esse dois traços??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não ser preocupante o importante é ter a pressão arterial normal (baixa)... ando por aqui. :)

      Eliminar
  12. Boa tarde, eu comecei a tomar a pilula este mês, no dia 10. Tomo todos os dias à mesma hora, tudo certinho. Estamos no dia 21,a menstruaçao já acabou, mas ao me limpar às vezes ainda vem umas gotitas de menstruaçao, de cor castanha. Devo-me preocupar ou é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser um efeito adverso da pílula que deve manter... e aguardar... ando por aqui. :)

      Eliminar
  13. Esqueci de tomar a pílula no dia q iria fazer uma semana tive relação antes e depois do esquecimento corro risco de engravidar?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá se tomou uma semana de pílula não tem riscos... ando aqui... :)

      Eliminar
  14. O itraconazol Corta a pílula? Meu companheiro gozou dentro dia 1 e 2 de julho, e eu tomei o remédio só hoje dia 3 de julho. Tem algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao corta, pode ficar descansada, mantenha sua pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas Pode a ver alteração menstrual?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode, pois ele nao corta, mas pode interferir causando um aumentos dos valores hormonais no sangue... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Itraconazol corta o efeito do anticoncepcional ou só pode alterar o ciclo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta,, mas pode notar alterações em seu ciclo, por exemplo na menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá ,tomei intraconazol há uns 15 dias mas continuei com o anticoncepcional certinho e minha menstruação tá atrasada , há algum risco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, está protegida, mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... 😃

      Eliminar
    2. Anónimo, sua menstruação veio ?

      Eliminar
  17. Pode ter relações após usar itraconazol ? Usando anticoncepcional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, ele não corta mas pode notar alterações menstruais... ando por aqui... 😃

      Eliminar
  18. Boa tarde. Estamos com o mesmo Problema. Atraso na menstruação após o uso do Itraconazol junto com o anti concepcional gracial (21 de uso com 7 de pausa). Alguem já lhe respondeu que a menstruação veio dps do atraso ? Tem alguma informação sobre casos reais com este acontecimento. A preocupação não é a gravidez e sim o problema q o itra causa no feto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, pode atrasar devido ao tratamento, usa gracial com 21 dias e 7 de pausa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, gracial 21 comp. Com pausa de 7 dias. Alguem já lhe respondeu a se a menstruação veio após o atraso ? Minha esposa corre o risco de estar grávida mesmo usando o ac corretamente?

      Eliminar
    3. Após a definição de nosso caso voltarei para informar o desfecho. Pede para as pessoas responderem tmb is desfechos de suas duvidas, iria ajudar muito aos leitores. Abração.

      Eliminar
    4. Ok, peço sim... desde que tome sem falhas o ac não tem riscos, nas pausas seguintes deve voltar a descer como era habitual... em relação ao gracial, ele tem 22 comprimidos e deve fazer 6 dias de pausa... confira com sua namorada... ando por aqui.. grande abraço... :)

      Eliminar
    5. Vdd, 22/6. Pedindo a Deus para não haver gravidez. Tratamento com o Itra é longo, ela esta com histoplasmose, por isso a preocupação demasiada, não pode parar o tratamento e não pode engravidar durante o mesmo, além do ac passarei a utilizar preservativo. Abraço.

      Eliminar
  19. O itraconazol altera sim o ciclo menstrual. Minha esposa q sempre teve seu ciclo extremamente pontual teve atraso na menstruação. Era para ela ter menstruado na noite do dia 5/9/17 e so veio nesta madrugada do dia 8/9/17. Tem casos q o atraso é bem maior. Abraço a todos.

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.