Libeli® (0,03mg etinilestradiol + 2 mg acetato de cloromadinona)

A pílula libeli® é um contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – cloromadinona. (2 mg acetato de cloromadinona + 0,03 mg etinilestradiol).

Como iniciar a pílula libeli®: a pílula libeli® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, a mulher deve tomar 21 comprimidos, um por dia sensivelmente à mesma hora, e após os 21 dias deve fazer uma pausa de 7 dias, na qual surgirá a menstruação. Ao 8º dia inicia nova caixa.

Efeitos secundários da pílula libeli®

Os efeitos secundários mais frequentes são: náusea, corrimento vaginal, dor durante a menstruação, ausência de menstruação, spotting, dores de cabeça, dor nos seios, alteraçoes no humor, irritabilidade, nervosismo, tonturas, enxaqueca, vómito, acne, dor de barriga, fadiga, retenção de líquidos, aumento de peso e diarreia.

Medicamentos que interferem com a pílula libeli®: carbamazepina, fenitoína, topiramato, rifampicina, rifabutina, ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, barbitúricos, barbexaclona, primidona, modafinil, ritonavir e hipericão.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt