18 de janeiro de 2017

Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?



Para o anticoncepcional nos proteger da gravidez indesejada deve ser usado como seu médico recomenda respeitando o horário diariamente, tomando os comprimidos sensivelmente à mesma hora, e fazendo a pausa de descanso ou tomando os comprimidos placebo indicados.
Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Cada tipo de pílula tem uma pausa diferente, por exemplo ao usar um anticoncepcional com 21 comprimidos em cada cartela, está indicado fazer uma pausa de descanso de 7 dias, durante a qual irá notar sua menstruação. A menstruação é por isso esperada sempre que a mulher faça a pausa de descanso entre as cartelas.

Mas a menstruação não deveria descer no inicio das cartelas?

Não, a primeira cartela deve-se iniciar no 1.º dia da menstruação, mas as seguintes devem-se iniciar após a pausa indicada, ou seja (numa cartela com 21 comprimidos) no 8.º dia depois de terminar sua cartela.
Mas a menstruação não deveria descer no inicio das cartelas?

A diferença nas cartelas seguintes é que a mulher passa a menstruar na pausa e inicia a cartela sempre após a pausa.

A menstruação na pausa do anticoncepcional

A menstruação com o uso do anticoncepcional passa a descer na pausa, o que pode causar algumas alterações em suas características, como vir em menor quantidade, mais escura e menos dias de fluxo.

E se ainda estiver menstruada após a pausa? Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Sim, pode. Após a pausa, mesmo que esteja menstruada deve iniciar a nova cartela para garantir que vai estar protegida e não tem riscos de gravidez. Na fase inicial do tratamento, até à quarta cartela pode notar esse descontrolo menstrual.
Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Descubra alguns posts relacionados

26 comentários:

  1. Bom dia! Excelente trabalho!! Tenho uma questão: ter diarreia no período de pausa da pilula pode cortar o seu efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não afeta a eficácia, pode ficar tranquila, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa Tarde,

    Vou começar amanhã a tomar antibiótico e só paro no dia 23. vou continuar a tomar a pilula direitinha. O problema é q depois de parar o antibiotico tenho q fazer 7 pilulas seguidas para repor a eficácia. Só que já estou no fim da cartela. Ou seja das 7 pilulas seguidas 5 vao ser brancas e as outras ja sao placebo.

    O melhor será saltar os de placebo e fazer tudo direto sem pausa e assim de dia 24 a 31 tomar a pilula seguida e assim dia 31 já teria eficácia certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter, mas se deve proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas tem algum mal saltar os de placebo e fazer 7 pílulas depois do antibiótico ?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode saltar os placebo, ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Então posso não fazer a pausa? depois de tomar 7 a seguir ao antibioticos ja estou protegida? mesmo sem fazer a pausa?

      Eliminar
    5. Olá, sim pode e estará... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde dr a minha questão é: terminei a toma da pílula no domingo dia 8 e a minha menstruação veio na sexta feira dia 13. Na segunda feira dia 16 iniciei a toma da pílula no horário habitual. O que sucedeu é que na terça feira dia 17 não tive qualquer tipo de hemorragia mas ontem (quarta feira) tive algum sangramento. Eu queria saber se isto é normal ou se poderá haver algum problema. De salientar que no mês de Novembro e Dezembro tomei 3 antibióticos e neste momento estou a tomar exxiv, mas não tive qualquer comportamento de risco. Este descontrolo poderá ser fruto de toda essa medicação.
    Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode resultar da medicação ou mesmo do anticoncepcional que deve manter certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia . O antibiótico cefradur (cerradura) interfere com a eficácia da pílula ? Acabei de tomar na sexta da semana passada e de sexta a segunda tomei placebos e retomei os comprimidos amarelos da pílula na terça , na quinta tive relações sem ejaculacao. Poderá haver algum risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter riscos, deve fazer a pílula do dia seguinte, manter sua pílula e se proteger até ao 7° comprimido desta cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas os riscos são elevados ? O antibiótico interfere ? Justifica se mesmo tomar a pílula do dia seguinte ? Ainda estava com o período ou seja não estava propriamente num período fértil !

      Eliminar
    3. Olá, sim tem riscos, é melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Posso tomar a pílula do dia seguinte antes de fazer 48h e tem eficácia ? Para além disso não faz mal tomar no mesmo dia a pílula normalmente e fazer a pílula normalmente ? Mantenho proteção até à 7a pílula e depois já tem eficácia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula do dia seguinte deve ser feito o mais cedo possível, pois sua eficácia é maior nas primeiras 24 horas, deve manter sua pílula normal, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Ainda em relação às perguntas anteriores , tomei a pílula do dia seguinte antes de fazer 48h. Já tomo hoje o 9o comprimido da cartela isso quer dizer que já tem eficácia e que já não há riscos de engravidar se tiver relações desprotegidas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim quer dizer isso, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde ! Tomei a pílula do dia seguinte antes de fazer 48h e continuei com pílula normal. Faz hoje 9 dias que tomei a pílula do dia seguinte e tive umas perdas de sangue escuro ! É normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... já não tem corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. tomei a pílula do dia seguinte faz no próximo sábado 15 dias mas tinha um corrimento normal durante uns dias após a toma ,mas durante esta semana tive e ainda até hoje tenho um corrimento muito escuro e às vezes com sangue muito escuro como se tivesse com a menstruação ! É normal ? Tenho tomado a pílula normalmente !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota mau odor? Pode até ser seu anticoncepcional que está causando, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Sim inicialmente notava mas agora como já passou praticamente já não noto. Já agora algum destes ingredientes interfere com a eficácia da pílula Menta, lúcia-lima, rooibos, camomila , alcaçuz , hortelã-pimenta aroma, cidreira casca de limão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Pausas maiores que 7 dias quais devem ser as procedências? No caso devo mesmo assim começar a nova cartela e depois de 10 dias ja estarei protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relação deve aguardar pela sua menstruação, ao iniciar com atraso deve se proteger até ao 7º comprimido da cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.