Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?



Para o anticoncepcional nos proteger da gravidez indesejada deve ser usado como seu médico recomenda respeitando o horário diariamente, tomando os comprimidos sensivelmente à mesma hora, e fazendo a pausa de descanso ou tomando os comprimidos placebo indicados.
Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Cada tipo de pílula tem uma pausa diferente, por exemplo ao usar um anticoncepcional com 21 comprimidos em cada cartela, está indicado fazer uma pausa de descanso de 7 dias, durante a qual irá notar sua menstruação. A menstruação é por isso esperada sempre que a mulher faça a pausa de descanso entre as cartelas.

Mas a menstruação não deveria descer no inicio das cartelas?

Não, a primeira cartela deve-se iniciar no 1.º dia da menstruação, mas as seguintes devem-se iniciar após a pausa indicada, ou seja (numa cartela com 21 comprimidos) no 8.º dia depois de terminar sua cartela.
Mas a menstruação não deveria descer no inicio das cartelas?

A diferença nas cartelas seguintes é que a mulher passa a menstruar na pausa e inicia a cartela sempre após a pausa.

A menstruação na pausa do anticoncepcional

A menstruação com o uso do anticoncepcional passa a descer na pausa, o que pode causar algumas alterações em suas características, como vir em menor quantidade, mais escura e menos dias de fluxo.

E se ainda estiver menstruada após a pausa? Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Sim, pode. Após a pausa, mesmo que esteja menstruada deve iniciar a nova cartela para garantir que vai estar protegida e não tem riscos de gravidez. Na fase inicial do tratamento, até à quarta cartela pode notar esse descontrolo menstrual.
Posso começar a nova cartela ainda estando menstruada?

Descubra alguns posts relacionados