6 de setembro de 2017

Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?



Na verdade esta pergunta é habitualmente feita mas da seguinte forma, quando o anticoncepcional começa a fazer efeito? Quando terminar o efeito do anticoncepcional? Sim divida, em duas questões, mas neste post resolvi colar as duas para facilitar a sua compreensão...
Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?

Para a mulher que inicia o seu anticoncepcional, é importante saber quando vai estar protegida da gravidez e para a mulher que interrompe o uso quer saber quando termina o efeito do anticoncepcional... é para responder a estas duas questões que escrevi este post...

Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?
Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?

Quando começa o efeito do anticoncepcional?

Para si que está iniciando o anticoncepcional e quer saber quando ele vai começar a fazer efeito, vou falar nas 2 formas habituais sugeridas para iniciar, assim se:

  • iniciar no 1° dia da menstruação - vai fazer logo efeito, estará logo protegida da gravidez
  • iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação - vai ter que fazer 7 dias de anticoncepcional para estar protegida
Se iniciar fora da menstruação vai demorar mais a se adaptar e estar protegida, por isso não sugiro que inicie dessa forma, pode conferir este video...

E nas cartelas seguintes? Quando começa a fazer efeito?

Nas cartelas seguintes vai estar logo protegida, desde que use o seu anticoncepcional, sem falhas, cumprindo a posologia, evitando os atrasos maiores de 12 horas ou esquecimentos dos comprimidos, os vômitos, as diarreias e alguns medicamentos que podem interferir, a efeito é imediato, estando protegida nas pausas e no inicio das cartelas.
Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?

Quando termina o efeito do anticoncepcional?

Ao pensar em parar o anticoncepcional tem que se lembrar que vai deixar de estar protegida e com riscos de gravidez. 

Por exemplo se tomar a sua cartela completa, o efeito do anticoncepcional vai-se estender até ao dias habituais de pausa... termina a cartela de 21 comprimidos e o efeito - protecção vai durar até os 7 dias seguintes (semana de pausa habitual).

À excepção dos anticoncepcionais injectáveis o retorno da fertilidade é imediato com todos os ouros anticoncepcionais, quero dizer com isso que a mulher pode logo engravidar. Espero ter ajudado, fico esperando seus comentários... 😊
Quando começa e quando termina o efeito do anticoncepcional?

Descubra alguns posts relacionados

15 comentários:

  1. Tomo Perlutan injetável há dois meses, estou inchando muito, quero trocar por uma pílula. Qual seria mais ideal pra mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve conferir com seu médico para ele avaliar e escolherem a mais adaptada, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Comecei a tomar o micropil r21 depois da menstruação,em quanto tempo vou estar protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou sem estar menstruada deve tomar pelo menos meia cartela, desta forma vai ter maior dificuldade em se adaptar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. ola. fiz a troca de anticoncepcional 5 dias quando terminaste a cartela do que sempre tomava. a pilula antiga teria 7 dias de pausa para comecares a nova cartela. estava no terceiro dia da menstruação. 14 dias após comecar o novo remedio, eu ja estou protegida e não preciso usar outro método anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim já está, pode ficar descansada e confiar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Doctor, troquei anticonssepsional quando eu estava no quinto dia da pausa que seria de sete dias do meu antigo pilula, que bateu com o terceiro dia da menstruacao. tomei toda a caixa do velho. estou protegida depois de que dias após o primeiro remedio do anticonssepsional novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias está totalmente protegida... mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. porque alguns sites dizem que precisa de 1 mes na primeira cartela pra não precisar de
    outra proteção. 10 dias, se tomar entre o 2 e 5 que desceu ja pode? troca de anticonssepsional conta como a primeira vez que está tomando ou já protege tu um pouco mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, 10 dias já pode (ao iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação), há muita confusão no que se escreve, nem sempre apoiado por estudos científicos e conhecimento... :( não estou querendo dizer que eu é que sei e os outros não sabem... mas o que falei é a realidade.... :) ando por aqui.

      Eliminar
  6. Oi dotor a troca da marca do remedio conta como fosse a primeira vez que esta tomando ou ja tem uma protecao a mais, mesmo se fizer pausa de 7 dias pra comecar o novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, troca de marca com a mesma dosagem e composição? Nesse caso continua protegida... pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Na primeira semana dá cartela tomei o antibiótico (azitromicina) e teve um dia que atrasei a pílula (no dia seguinte tomei a que eu esqueci e a do dia) hoje no 7° comprimido dá cartela tive r****. Tem chance de eu estar grávida? Se tiver as chances são muitas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas atrasou muitas horas? Mais de 12 horas? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá Doutor tomei a Perlutan pela primeia vez e tive relação depois de 4 dias de ter tomado posso engravidar?

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.