-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Por Carlos Edgar - contacto

O que é o anel e como é utilizado?

Circlet® é um anel vaginal contracetivo utilizado para prevenir a gravidez, que contém uma pequena quantidade de duas hormonas sexuais femininas (dosagem hormonal do anel contracetivo: etonogestrel - 11,7 mg e o etinilestradiol - 2,7 mg).

O anel é aplicado no interior da vagina e vai libertando um pequena quantidade de hormonas diariamente, prevenindo uma gravidez indesejada. Como tem uma dosagem baixa de estrogénios é considerado um método anticoncecional hormonal combinado (duas hormonas) de baixa dosagem.
Anel nuvaring
Anel nuvaring®

Anel hormonal caixa nuvaring
Anel hormonal caixa nuvaring®
Como colocar?

Primeira vez que vai utilizar: o anel deve ser colocado no primeiro dia da menstruação e deverá permanecer dentro da vagina durante 21 dias, após os quais, deve ser retirado e colocado outro após 7 dias de pausa, a menstruação surgirá durante os 7 dias de pausa. O esquema seguinte será sempre 21+7+21+7+21+7....


Colocar o anel hormonal
Como colocar o anel hormonal

Anel hormonal onde colocar
Anel hormonal onde colocar

Onde deve ficar o anel hormonal
Onde deve ficar o anel hormonal
Como conservar o anel hormonal (a validade do anel vaginal)?

O anel hormonal na farmácia deve ser guardado no frigorífico, quando a mulher o adquire deve conservá-lo num local fresco durante 4 meses (validade do anel fora do frigorífico). No frigorífico o anel tem a validade correspondente à que está, inscrita na embalagem.

Como mudar do anel para a pílula?

Para mudar do anel contracetivo para a pílula deve após as 3 semanas com o anel, fazer a pausa de 7 dias e ao 8º dia iniciar a pílula, na primeira caixa deve ser usada proteção adicional ou evitar as relações (dependendo do tipo de pílula).


Circlet
Circlet®

Anel circlet
Anel circlet®
Os efeitos secundários:

Frequentes (afetam mais do que 1 em 100 mulheres, mas menos do que em 1 em 10): dores de barriga, sensação de enjoo (náuseas), infeção vaginal de origem micótica (tal como, candidíase), desconforto vaginal devido ao anel, comichão ou coceira na zona genital, corrimento vaginal, dores de cabeça, enxaquecas, humor deprimido, desejo sexual diminuído, tensão mamária, períodos menstruais dolorosos, acne, aumento de peso e expulsão do anel.

Pouco frequentes (afetam mais do que 1 em 1000 mulheres, mas menos do que em 1 em 100): perturbações na visão, tonturas, abdómen inchado, vómitos, diarreia, prisão de ventre, sensação de cansaço, má disposição ou irritabilidade, alterações do humor, oscilações de humor, retenção de líquidos, infeção do trato urinário ou da bexiga, dificuldade ou dor ao urinar; forte desejo ou necessidade de urinar; aumento da frequência de urinar, problemas durante a relação sexual, incluindo dor, hemorragia ou o parceiro sentir o anel, aumento da pressão arterial, aumento do apetite, dor lombar, espasmos musculares, dor nas pernas ou braços, sensibilidade cutânea diminuída, dor ou aumento das mamas, doença fibroquística da mama (quistos nas mamas que podem inchar ou tornarem-se dolorosos), inflamação do colo do útero, pólipos cervicais (saliências no colo do útero), eversão (crescimento para fora) do tecido interior do colo do útero (ectrópio), alterações do período menstrual (por exemplo, os períodos menstruais podem ser abundantes, prolongados, irregulares ou inexistentes), desconforto pélvico, síndrome pré-menstrual, contrações uterinas, infeção vaginal (fúngica ou bacteriana), sensação vaginal ou vulvar de queimaduraodor, dor, desconforto ou secura vaginal ou vulvar, queda de cabelo, eczema, comichão, erupção cutânea ou afrontamentos e fratura do anel.

Raros: urticária e desconforto no pénis do parceiro (irritação, erupção cutânea, comichão).

Anel contracetivo - tamanho
Tamanho do anel contracetivo (circlet®).

Como devo colocar o anel hormonal contracetivo:
Como colocar anel hormonal.
Medicamentos que interferem com o anel vaginal

Os medicamentos que podem interferir com o anel são: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir , antibióticos com excepção da amoxicilina e doxiciclina e erva de S. João ou hipericao.

O anel circlet® ou nuvaring® pode interferir com a acção de outros medicamentos, como a ciclosporina e o anti-epilético lamotrigina, diminuindo o efeito destes.

Quando o anel pode perder a eficácia

O anel vaginal pode perder ou ver diminuída a sua eficácia nas seguintes situações:
  • Se permanecer mais de 3 horas fora da vagina;
  • Se estiver mais de 4 meses fora do frigorífico sem ser aplicado;
  • Se a mulher tomar alguns medicamentos que interfiram;
  • Se estiver dentro da vagina mais de 4 semanas.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt