Período fértil

O período fértil é um período no ciclo menstrual em que ocorre a ovulação (descida do óvulo pelas trompas de falopio). Durante este espaço de tempo, 6 dias, a mulher pode engravidar. Se a mulher fizer algum método anticoncecional hormonal não terá período fértil, pois a elevado dosagem hormonal, no sangue, não permitirá o amadurecimento e descida do óvulo.

Como calcular o período fértil


O período fértil ocorre a meio do ciclo menstrual, por exemplo se a mulher tiver um ciclo menstrual de 28 dias, o seu período fértil ocorrerá por volta do 14° dia. Entre o 10° e o 16° dia deverá surgir a ovulação. A duração do período fértil consegue-se saber se contarmos os dias entre as menstruações.
Nas mulheres com menstruações regulares é mais fácil saber a duração do ciclo e o período fértil. Os ciclos menstruais podem ser mais curtos (26 dias) ou mais longos (30 dias). Exemplo de cálculos nos diversos tipos de ciclos:

Ciclo curto - duração do ciclo(26 dias), período fértil (9° ao 15° dia do ciclo).
Ciclo normal - duração do ciclo(28 dias) - período fértil (10° ao 16° dia do ciclo).
Ciclo longo - duração do ciclo(30 dias) - período fértil (12° ao 18° dia do ciclo).

Ciclo menstrual de 28 dias, período fértil.
Esquema do ciclo menstrual com 28 dias.
Nas mulheres com menstruações irregulares é mais difícil descobrir o período fértil, no entanto podemos fazer alguns cálculos, tendo em conta a duração dos ciclos irregulares, para saber quando ocorre o período fértil.



Exemplo de calculo: se a mulher tiver ciclos curtos de 26 dias e longos 30, então podemos saber que o período fértil da mulher deverá ser entre o 8° e o 19° dia (26-18=8 e 30-11=19). Esta estratégia não deve ser usada para prevenir uma gravidez indesejada, pois a mulher com ciclos irregulares pode ter ovulações sem ter descido a menstruação.


A melhor forma da mulher, com ciclos irregulares, saber a sua ovulação é através de um teste de ovulação.

Sinais do período fértil: aumento ligeiro da temperatura corporal da mulher e presença de muco vaginal tipo clara de ovo. 

Filância do muco cervical - a filância do muco é maior quando a mulher está no período fértil, a filância é a elasticidade que o muco demonstra quando a mulher coloca o muco entre o polegar e o indicador e os abre, o muco no período fértil cria um fio entre os dois dedos, confira a imagem:
Filancia do muco cervical
Muco cervical durante período fértil, com filância 

Fontes bibliográficas

atituderimacomsaude.com.br
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
procuromaissaude.com