Minima® (Etinilestradiol 0,015 mg + gestodeno 0,060 mg)

A anticoncecional hormonal minima® é uma pilula hormonal combinada constituída por etinilestradiol 0,015 mg + gestodeno 0,060 mg, que está indicada na prevenção da gravidez. 

Cada cartela de minima® tem cerca de 28 comprimidos, 24 comprimidos amarelos com hormonas e 4 comprimidos marrons ou castanhos sem hormonas (comprimidos placebo).

Composição de minima®

O anticoncecional minima® é constituído pelas hormonas etinilestradiol 0,015 mg e gestodeno 0,060 mg.

Como tomar a minina®

O anticoncecional minima® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem das setas da cartela, durante os primeiros 24 dias deve ser tomados os comprimidos amarelos e nos 4 dias seguintes os 4 comprimidos castanhos ou marrons. Durante a toma dos comprimidos marrons a menstruação irá descer, normalmente no 2° dia da pausa (pausa de 4 dias - 4 comprimidos marrons).
A cartela seguinte deverá ser iniciada após terminar os comprimidos marrons, não se faz pausa entre as cartelas, mesmo que não haja sangramento.

Como iniciar o anticoncecional minima®

Para iniciar o anticoncecional minima® a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no primeiro dia do sangramento menstrual.

Tomar o anticoncecional minima®

Em situações de toma excessiva do anticoncecional minima® foram relatados situações de náuseas e sangramentos. 

Interações medicamentosas o anticoncecional minima®

Alguns medicamentos que interferem com a eficácia do anticoncecional minima®: rifampicina, rifabutina, barbitúricos, primidona, fenilbutazona, fenitoína, griseofulvina, topiramato, modafinil, erva de São João ou hipericão, ritonavir, ampicilina, outras penicilinas, tetraciclinas.

Os medicamentos que aumenta a concentração de hormonas no sangue: atorvastatina, ácido ascórbico (vitamina C), paracetamol (acetaminofeno), indinavir, fluconazol e troleandomicina.

Reações adversas ou efeitos colaterais do anticoncecional minima®

Efeitos adversos frequentes do anticoncecional minima®

Vaginite, candidiase, alterações do humor, alterações da libido, náuseas, vómitos, dores de barriga, acne, perda de cabelo, pele oleosa, dor e aumento dos seios.

Efeitos adversos pouco frequentes do anticoncecional minima®

Alterações do apetite, dores de cabeça, nervosismo, tonturas, alterações do fluxo menstrual e alterações do peso.

Efeitos adversos raros do anticoncecional minima®

Urticaria, intolerância à glicose, intolerância às lentes de contacto, aumento da tensão arterial e alterações nos valores de gorduras no sangue.

Fontes bibliográficas
medicinanet.com.br