Mau hálito


Como sei se tenho mau hálito?

Para saber se tem mau hálito coloque as mãos em concha, à frente da boca, e solte o ar lentamente, cheire o interior das mãos.

Porque tenho mau hálito?

O mau hálito ou halitose pode surgir devido a uma higiene oral deficiente ou ausente, alterações na digestão dos alimentos, cáries dentárias, prisão de ventre, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e alguns alimentos.

Como posso prevenir o mau hálito?

Para prevenir deverá ter uma alimentação rica em vegetais, fruta (maçã), ingerir iogurtes, água, pastilhas, ervas aromáticas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, charcutaria, refrescos, sumos, açúcares refinados e tabaco. Deverá ainda fazer uma higiene regular da boca e da prótese dentária e usar fio dental.

Como devo tratar o mau hálito?

Para melhorar a halitose deve fazer a higiene da boca e das próteses três vezes por dia (dentes, língua e bochechas), ingerir iogurtes, fruta, ervas aromáticas, evitar ingerir cebola, alho, bebidas alcoólicas, sumos, açúcares refinados, condimentos e refeições com molhos). Visite o dentista (a causa pode ser uma cárie dentária). Alguns remédios caseiros: faça gargarejos uma vez por dia com limonada ou sumo de limão sem açúcar e mastigue ervas aromáticas (salsa, hortelã).

Como devo lavar os dentes? Quanto tempo deve durar a escovagem?

A escovagem deve ser iniciada pelos dentes de trás (parte lateral exterior), a escova deve estar a 45º e deve lavar um maxilar de cada vez em movimentos circulares. Escove a parte interna dos dentes da mesma forma. Os dentes caninos e incisivos (da frente) devem ser escovados com a escova na vertical. A escovagem dos dentes deve terminar com a limpeza das superfícies horizontais através de movimentos de trás para a frente. Para terminar deve lavar ainda a língua e o interior das bochechas. Uma boa escovagem deve durar 3 minutos.

Que tipo de escova dos dentes devo escolher?

A escova de dentes de ser macia e suave, se tiver os dentes sensíveis, ou de dureza média. Deve mudar de escova de 2 em 2 meses ou sempre que estiver com os filamentos estragados.

Fontes bibliográficas