A pílula da amamentação e a menstruação



A pílula da amamentação (desogestrel) é um anticoncepcional sem estrogénios, que a mulher deve tomar todos os dias sem fazer a pausa de descanso (semana de descanso) entre as carteiras ou cartelas.


Alterações da menstruação


Por ter uma composição hormonal diferente a pílula da amamentação (cerazette®nactali®, desogestreljuliet®diamilla®) cria algumas alterações menstruais que variam de mulher para mulher, podendo surgir hemorragias frequentes ou pouco frequentes, ausência de menstruação ou menstruações regulares com pouco fluxo (normalmente após alguns meses). Estas alterações no padrão menstrual não são prejudicais para a mulher.
A pílula da amamentação e a menstruação

A mulher deve registar as datas das hemorragias para descobrir se tem algum padrão de forma a antecipar o uso de tampões ou pensos.

Hemorragia vaginal ou spotting

Dizemos que a mulher tem uma hemorragia quando tem necessidade de usar mais de 2 pensos ou tampões por dia, o spotting caracteriza por um menor fluxo, efeito adverso da pílula, em que é apenas preciso 1 penso ou tampão.

A eficácia da pílula da amamentação (cerazette®nactali®, desogestrel, juliet®, diamilla®) sem menstruação

A eficácia da pílula da amamentação mantém-se mesmo que a mulher não menstrue. Se a mulher tomou a pílula todos os dias, sem pausas entras as carteiras ou cartelas, não vomitou ou teve diarreia nas 4 horas seguintes à toma ou fez medicamentos que interfiram com a eficácia da pílula, está protegida.

Fontes bibliográficas