A pilula anticoncepcional seca o leite materno?



A pilula combinada, com estrogénios e progesterona, não está indicada para ser feita durante a amamentação, devido à presença de estrogénios a mama passa a produzir menos leite. A mulher a amamentar pode ser aconselhada a fazer uma pilula combinada, pelo médico, numa fase em que a mama já está a produzir pouca quantidade de leite. Os estrogénios podem causar alguns efeitos no bebé, como corrimento vaginal, mamilos encaroçados e saída de leite pelos mamilos.

Pilula sem estrogénios

A pilula sem estrogénios, progestagénica, é a pilula indicada para a mulher a amamentar fazer, pois a sua ação da produção de leite é praticamente nula. Após o parto a mulher deve iniciar a pilula no 21° dia, deve tomar a pilula todos os dias e não fazer pausas entre as cartelas. A menstruação pode estar alterada (não vir ou surgirem escapes no meio da cartela ou blister). Mesmo que a mulher amamente menos vezes ou não amamente a pilula continua eficaz (desogestrel).

Pilula do dia seguinte

A pilula do dia seguinte não deve ser usada durante a amamentação, pois tem grande quantidade de hormonas ou hormônios que passam para o leite materno. A pilula pode ser feita por indicação médica, para isso a mulher, após fazer a pilula do dia seguinte, terá que retirar, com auxilio de bomba, e rejeitar o leite nas 6 horas seguintes à toma da pilula do dia seguinte (pds).

Outros tipos de anticoncecionais

A mulher a amamentar pode usar outros anticoncecionais como o implante hormonal, o diu hormonal, o diu de cobre ou o preservativo. Os métodos anticoncecionais naturais não estão aconselhados pois a mulher a amamentar pode não menstruar e ter outras alterações no ciclo menstrual.

Fontes bibliográficas