Avançar para o conteúdo principal

Rastreio do Cancro do Colon e Recto (RCCR) - como fazer a recolha das fezes (PSOF)

O cancro do intestino é uma das principais doenças oncológicas em Portugal, a maior parte dos casos ocorre no intestino grosso, no cólon e recto.

O rastreio do cancro do cólon e recto é um programa voluntário de saúde que tem como objectivos identificar precocemente e diminuir o numero de casos de cancro do intestino. O rastreio pode ser efectuado através da colonoscopia de 5 em 5 anos (colonoscopias normais) ou através da pesquisa de sangue nas fezes (sangue oculto ou escondido) de 2 em 2 anos (testes negativos).

Quem deve fazer este rastreio

Em pessoas sem fatores de risco deve ser efectuado entre os 50 e 70 anos, em homens ou mulheres, de 2 em 2 anos (pesquisa de sangue nas fezes negativas) ou de 5 em 5 anos (colonoscopia normal).

Em pessoas com fatores de risco deve ser efectuado um controlo mais adaptado (por exemplo: colonoscopia de 2 em 2 anos), alguns fatores de risco: presença de pólipos no intestino, familiares com historia de pólipos ou cancro do intestino, presença de doença inflamatória do intestino, colite ulcerosa e doença de Crohn.

Como fazer a colheita de fezes para pesquisa de sangue oculto

A pesquisa preventiva de sangue oculto nas fezes é feita através da recolha das fezes com o Teste Guaiaco modificado por Greegor. É uma recolha que deve ser feita durante 3 dias, devem ser colocadas pequenas porções das fezes, com ajuda de uma pequena espátula de cartão (uma espátula para cada janela - 6 espátulas), em cada janela da carteira (ver foto em baixo).

Após a recolha as 3 carteiras devem ser acondicionadas numa saqueta e enviada pelo correio (através de envelope fornecido pelos serviços de saúde).

Outros cuidados que devemos ter:
  • assinar o termo de responsabilidade
  • evitar comer carnes vermelhas mal passadas, farelo de trigo, citrinos ou suplementos de vitamina C nos 3 dias antes e nos dias da recolha
  • alguns medicamentos devem ser suspensos, como anti-inflamatórios, AAS, anticoagulantes ou antiagregantes plaquetares

Se apresentar hemorroidas, fissuras anais, rotura de varizes, hemorragias vaginais ou anais e sangue na urina a recolha das fezes deve ser adiada.

Resultado do teste

O resultado do teste pode ser positivo ou negativo.

Um resultado positivo revela que devido à presença de sangue oculto a pessoa tem risco de ter pólipos ou cancro do intestino, deve ser encaminhada para um serviço para efectuar estudos complementares (por exemplo a colonoscopia).

Se o resultado for negativo a pessoa deve repetir o teste após 2 anos.

Sintomas mais comuns do Cancro do Cólon e Recto: presença de sangue nas fezes, emagrecimento rápido e súbito, sem explicação, desconforto na barriga e alterações intestinais (surgimento de diarreia/ prisão de ventre alternadas).

Fontes bibliográficas
Programa Regional de Rastreio do Cancro do Cólon e Recto - Administração Regional Saúde do Centro de Portugal

Comentários

Posts Mais Lidos

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana de de...

Nomes das pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas

Neste post dividi as pílulas que estão neste momento a ser comercializadas em Portugal por grupos, por composição e dosagem. Para cada grupo coloquei a pílula de marca, a que tem o primeiro registo no Infarmed e à frente as genéricas. Espero ajudar... Marcas de pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas Pílulas hormonais combinadas Pílulas triciclicas triquilar , tri-gynera , trinordiol e tri-minulet   (sem genérico) Pílulas com drospirenona Composição etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg yasmin - aranka , drosure , drosianne , drospirenona + etinilestradiol aurovitas, drospirenona + etinilestradiol mylan e drospirenona + etinilestradiol generis, drosurall e sidreta . Composição etinilestradiol 0,02 mg + drospirenona 3 mg yaz - betroa , daylette , dioz , drosdiol , droseffik e drospirenona + etinilestradiol generis. yasminelle - arankelle , drosianelle e sidretella . Pílulas com desogestrel Comp...

Porque os Meus Avós Estão a Tomar Creatina? Benefícios Reais da Creatina na Saúde

Descubra a Creatina Soldiers e apoie o Blog Sim é verdade, no fim de semana descobri que os meus avós estão tomando creatina, estão usando suplementos de creatina porque nas tele vendas falaram que era o ultimo grito para melhorar a memória, força muscular e apoiar seu envelhecimento. Da força muscular à memória : como um suplemento simples pode apoiar um envelhecimento mais saudável, foi o que fui pesquisar... vejam o que apurei... Introdução – O Problema Silencioso do Envelhecimento Ativo Quando se fala em creatina, muitas pessoas pensam imediatamente em ginásios, culturismo ou atletas profissionais. Por isso, causa estranheza quando alguém diz:           - “A minha avó começou a tomar creatina.” A reação é quase sempre a mesma: surpresa, desconfiança e até algum receio. No entanto, o envelhecimento traz desafios reais e progressivos: perda de força muscular; fadiga mais frequente; maior risco de quedas; recuperação mais lenta; declínio cognitivo gradual...

Corrimento marrom (castanho) após a relação (coito)

As queixas de corrimento marrom ou castanho após a relação são muito comuns, é uma das perguntas que mais me fazem no post sobre corrimento marrom . São alguns milhares de mulheres que visitam este post e onde muitas vezes questionam se o corrimento marrom é sinal de gravidez . As causas mais comuns do corrimento vaginal anormal são o uso de alguns medicamentos ( pílula e outros anticoncepcionais hormonais), gravidez , aborto , vaginite ( inflamação da vagina ), alergia a lubrificante, alergia ao látex , alergia a espermicidas , miomas , uso de sabonetes e produtos de higiene intima, HPV , herpes genital , câncer do colo do útero , presença de corpo estranho, candidiase , tricomoniase , vaginose , clamídia, gonorreia , outras DST's , menopausa (alterações do meio vaginal), infecções urinarias , atrasos menstruais , feridas no colo do útero e relações sexuais (traumatismos). E se surgir após a relação ou coito? É grave? Corrimento marrom ( castanho ) após a rel...

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação?

Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação ? Sim, pode iniciar no 5° dia de sua  menstruação , a  pílula anticoncecional deve ser iniciada, pela primeira vez, durante sua  menstruação , de preferência no 1° dia da  menstruação , mas pode  iniciar  entre o 2° e o 5° dia da  menstruação  desde que se proteja até ao 7° comprimido da primeira cartela. Descubra alguns posts relacionados Como iniciar a pílula Como iniciar a pílula pela primeira vez? Iniciar a pilula no 2º dia da menstruação Como iniciar a pílula de amamentação Posso iniciar a pílula no 5° dia da menstruação? Como tomar a pílula Hora da pílula anticoncepcional Menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional