Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Nos últimos tempos as mulheres têm sido confrontadas com este tipo de resultado em sua citologia ou papanicolau, a presença de um ASC-US é na maior parte das vezes causado por processos inflamatórios ou atroficos (atrofia das células do colo do útero) - resultados das citologias.

O que deve se feito se a citologia ou papanicolau revelar um ASC-US? É grave?

Como disse a maior parte das vezes esta alteração é causada por inflamações e atrofia das células, o que requerer um simples tratamento e vigilância periódica, basta anualmente. No entanto as recomendações internacionais sugerem que perante um ASC-US a mulher deve fazer pesquisa de HPV - papiloma vírus humano.

Esquema sugerido de seguimento:
ASC-US (pesquisa de HPV)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
As grávidas e mulheres imunodeprimidas devem ser logo encaminhadas para colposcopia. Em locais onde não esteja disponível a pesquisa de HPV as recomendações podem ser outras, por exemplo repetir a citologia ou papanicolau após um ano, se mantiver a presença de células escamosas atípicas, a mulher deve ser encaminhada para colposcopia (teste de Schiller).

Se teve um resultado de ASC-US na sua citologia deve permanecer calma e aguardar pelo seguimento, se lembre que na maioria das vezes as causas são simples inflamações ou atrofia das células.

Fontes bibliográficas
arsnorte.min-saude.pt
Leave A Reply
  1. Boa noite Carlos, esse Ascus é muito grave? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a maioria das vezes não é grave... é por causa de inflamações... deve falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. O meu exame deu Ascus e a minha médica fará biopsia! Isso é correto?

    ResponderEliminar
  3. Fiz o papanicolau e deu ASC-US
    Esfregaço apresentando anormalidades epiteliais.
    Presença de atipias de significado indeterminado em células escamosas (ASC-US)
    Presença de células representativas da junção escamo colunar.
    Incontáveis neutrófilos.
    Flora mista.


    Ae a minha médica pediu para fazer uma colposcopia. Como eu estava em choque quando ela me falou em alteração de células, não perguntei muita coisa p ela. Ela não me disse mas pelo o que eu estou pesquisando sobre ASCUS para pedir uma colposcopia só pode ser HIV. Gostaria também de sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao também para ver a forma das células... deve com calma aguardar e confiar em sua médica... nao faça mais pesquisas na net, só a vai assustar e encaminhar sempre para o pior... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Acho que vc quis dizer "HPV" ? :(

      Eliminar
  4. Entendi, muito obrigada!!!
    Vou ficar mais calma, mas só uma ultima dúvida. No papanicolau aparece se tem ou não o HPV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, depende se for uma colheita em meio liquido aparece, se for em lamela seca nao... fale com seu médico... :) ando por aqui.

      Eliminar
    2. Olá, bom dia,

      Carlos, no meu exame papanicolau também apareceu SOMENTE "Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado - ASCUS", porém sei que meu exame foi feito por colheita em meio líquido, pois aparece escrito no exame, isso quer dizer que tenho HPV? por ter sido feito a colheira em meio líquido? Ou teria que ter vindo escrito alguma outra informação no exame para informar que seria HPV? No momento estou passando a pomada que ele solicitou e aguardarei 2 semanas para fazer a colposcopia. Até lá só estou no sofrimento sem saber exatamente o que tenho. Quanta agonia!

      Eliminar
    3. Olá, no resultado já deveria dizer se tinha presença de hpv... deve conferir e ler um post no blog sobre o hpv... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Obrigada pela resposta, Carlos! Acabei de ler os posts e entendi.
      Porém o meu susto foi o que o meu GO olhou o resultado e disse "vc está com o vírus HPV". E marcou a colposcopia para averiguar melhor. Ele não quis me dar mais detalhes antes de termos ctz, até aí entendo, mas ele falou de uma forma como se fosse muita certeza da presença do HPV, porém quando olho o exame ele não fala mais NADA além do ASCUS e estou bem longe de ser médica (não sei se para o que ele solicitou essa informação foi o suficiente para descobrir), mas li muitos relatos que pode sim ser HPV, porém pode ser "apenas" uma infecção. Por isso minha grande dúvida e agonia nessas 2 semanas de espera até a Colposcopia. De modo geral, ainda tenho chances de não ser HPV, correto?

      Eliminar
    5. Olá, sim pode não ser... mas mesmo que seja como pode conferir no post que indiquei não é assim tão mau... deve confiar e seguir suas indicações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. ola meu pre cancer deu esfregaco apresentndo anormalidades epeteliais
    presenca de celulas glandulares endocervicais atipicas
    incotaveis neutrofilos
    flora cocobacilar
    estrutura fungica compativel com candida spp

    sera q preciso retornar ao medico isso pode ser algo grave?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não falou em negativo para células neoplásicas? Sugiro sempre que nosso médico avalie... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. nao falou nada somente isso..obrigada

      Eliminar
    3. Ok, mas fale com ele para avaliar... e esclarecer... ando por aqui... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Ola meu exame veio escroto papanicolau classe 3 presença de celulas escamosas atipicas. Material atipico escasso e inflamaçao moderada. O que significa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode resultar da inflamação, ou seja as células estarem diferentes por estarem inflamadas, mas deve falar com seu médico para ele avaliar... é o melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá!No meu exame de papanicolau deu "células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas". Porém, marquei de colocar o DIU Mirena na próxima semana. Será que haverá algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, mas deve conferir com seu médico... é melhor ele avaliar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá! Meu exame deu Moderado número de neutrófilos
    Células epiteliais escamosas com atipias sugestivas de
    lesão intraepitelial de alto grau (LIAG/HSIL).
    Sugere-se biópsia dirigida do colo uterino para
    confirmação diagnóstica.O que pode ser ? É grave ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, uma lesão de alto grau revela que as células estão muito alteradas, que podem degenerar em tumor ou câncer, senão forem tratadas, como vai tratar deve conseguir prevenir, deve aguardar pela consulta e confiar em seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. O que significa citologia com alteracoes reacionais e reparativas ?reacionais o que e isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são provavelmente inflamações... que podem derivar de muitas causas, podem ser reacções a muitos causas... fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá,
    Meu exame deu ESCAMOSAS: Possivelmente não neoplásicas (ASC-US)
    Flora citolítica
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
    Representatividade da zona de transformação : sim
    Meu medico apenas usar para repetir o exame em 6 meses. Pode me esclarecer melhor?
    Tive um parto normal a 1 ano e tomo desogestrel 0,075mg
    Pedi para colocar DIU, apesar de ter obtido o encaminhamento (pelo sus), o GO informou que é possível a recusa devido a alteração no exame

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim as recomendações passam por repetir após 6 meses, como falei no post a maioria das vezes são inflamações... se fixe no termo "não neoplásicas", o que quer dizer não cancerígenas... até repetir é oportuno adiar a colocação do diu, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá. Meu exame deu "células escamosas atípicas - ASC-US".
    O que me preocupa no momento é que nos últimos meses passei a utilizar o coletor menstrual, e gostaria de saber se ele poderia ser o causador dessa alteração celular. Ou não tem nenhuma relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem relação... deve no entanto falar com seu médico e seguir suas indicações... as causas mais frequentes são inflamações, o coletor como é colocado na entrada do canal não tem relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. As indicações da minha médica foram tratamento com antibiótico e antifúngico intercalados e retorno em 60 dias para realizar um novo preventivo. Já estou realizando o tratamento.
      Fico mais tranquila pelo coletor não ser o responsável, pois não gostaria de ter que descontinuar o uso.

      Obrigada pela informação!

      Eliminar
  12. Olá, há alguma causa específica para essas inflamações? Porque elas costumam ocorrer?
    Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podem ser várias as causas... existe muitas causas possíveis... pode encontrar um post sobre "inflamações do útero", ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá! Tive HPV há quatro anos, tratei e os ultimos exames não acusaram nada diferente, porém o exame que fiz esse mês deu Asc-us. Devo me preocupar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve seguir e confiar nas recomendações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar