-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Nos últimos tempos as mulheres têm sido confrontadas com este tipo de resultado em sua citologia ou papanicolau, a presença de um ASC-US é na maior parte das vezes causado por processos inflamatórios ou atroficos (atrofia das células do colo do útero) - resultados das citologias.

O que deve se feito se a citologia ou papanicolau revelar um ASC-US? É grave?

Como disse a maior parte das vezes esta alteração é causada por inflamações e atrofia das células, o que requerer um simples tratamento e vigilância periódica, basta anualmente. No entanto as recomendações internacionais sugerem que perante um ASC-US a mulher deve fazer pesquisa de HPV - papiloma vírus humano.

Esquema sugerido de seguimento:
ASC-US (pesquisa de HPV)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
As grávidas e mulheres imunodeprimidas devem ser logo encaminhadas para colposcopia. Em locais onde não esteja disponível a pesquisa de HPV as recomendações podem ser outras, por exemplo repetir a citologia ou papanicolau após um ano, se mantiver a presença de células escamosas atípicas, a mulher deve ser encaminhada para colposcopia (teste de Schiller).

Se teve um resultado de ASC-US na sua citologia deve permanecer calma e aguardar pelo seguimento, se lembre que na maioria das vezes as causas são simples inflamações ou atrofia das células.

Fontes bibliográficas
arsnorte.min-saude.pt