Citologia anormal - células escamosas atípicas (ASC-US)

Nos últimos tempos as mulheres têm sido confrontadas com este tipo de resultado em sua citologia ou papanicolau, a presença de um ASC-US é na maior parte das vezes causado por processos inflamatórios ou atroficos (atrofia das células do colo do útero) - resultados das citologias.

O que deve se feito se a citologia ou papanicolau revelar um ASC-US? É grave?

Como disse a maior parte das vezes esta alteração é causada por inflamações e atrofia das células, o que requerer um simples tratamento e vigilância periódica, basta anualmente. No entanto as recomendações internacionais sugerem que perante um ASC-US a mulher deve fazer pesquisa de HPV - papiloma vírus humano.

Esquema sugerido de seguimento:
ASC-US (pesquisa de HPV)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
Células escamosas atípicas (ASC-US)
As grávidas e mulheres imunodeprimidas devem ser logo encaminhadas para colposcopia. Em locais onde não esteja disponível a pesquisa de HPV as recomendações podem ser outras, por exemplo repetir a citologia ou papanicolau após um ano, se mantiver a presença de células escamosas atípicas, a mulher deve ser encaminhada para colposcopia (teste de Schiller).

Se teve um resultado de ASC-US na sua citologia deve permanecer calma e aguardar pelo seguimento, se lembre que na maioria das vezes as causas são simples inflamações ou atrofia das células.

Fontes bibliográficas
arsnorte.min-saude.pt