Medicamentos para a menopausa - tratamento da menopausa

Medicamentos para a menopausa - tratamento da menopausa

O tratamento da menopausa tem dois focos, a reposição hormonal e a prevenção ou alivio dos sintomas da menopausa.

A mulher na menopausa tem uma grande quebra na produção hormonal, o que lhe vai causar algumas alterações no seu corpo.

A reposição hormonal, através da terapêutica hormonal de substituição (THS), permite adiar e reverter os sintomas da menopausa, a mulher com esta reposição compensa a falta de produção hormonal do seu organismo e pode notar alivio de alguns sintomas como os afrontamentos, a secura vaginal, falta de libido, depressão, perda óssea e outros.

A terapêutica hormonal de substituição (THS) só deve ser feita se for sugerida pelo seu médico, pois tem risco para sua saúde, os hormônios que pode ter que repor podem ser os estrogénios, a progesterona ou mesmo a testosterona (hormônio masculino). O seu médico pode sugerir a THS através de comprimidos, cremes, géis ou mesmo adesivos.

Outros tratamentos para a menopausa

Como a mulher na menopausa pode ainda ter risco de gravidez pode também ser sugerida o uso da pílula anticoncepcional, desta forma a mulher consegue ter reposição hormonal, acção contraceptiva e tem menos risco de complicação.

O seu médico pode sugerir outros medicamentos para prevenir a osteoporose, controlar a tensão arterial, aumentar a lubrificação vaginal, tratar a ansiedade e a insônia. A mulher na menopausa pode aliviar alguns sintomas com medidas naturais, como: relaxamento, ioga, exercício físico regular, dieta hipocalória, acupuntura, massagem, reiki...

Fontes bibliográficas
gineco.com.br