Vacina da poliomielite

A poliomielite é uma doença viral, causada pelo polivírus que pode afetar os nervos, causando paralesias parciais ou totais. A polimielite também é conhecida por paralesia infantil.

O vírus da poliomielite é contraído através de contato direto de uma pessoa infectada através do seu muco, catarro ou fezes. A sua porta de entrada é a boca ou nariz e seu período de incubação é entre 5 e 35 dias, surgindo depois os primeiros sintomas.

Sintomas da poliomielite

Os sintomas iniciais da poliomielite são: febre, mas estar, cansaço, fadiga, sono, nauseas, vomitos, diarreia e dores de garganta.

Numa fase mais tardia podemos apresentar outros sintomas como: rigidez da nuca, espasmos musculares, braços e pernas flácidos e dificuldade em engolir.
 
Como se trata de uma doença muito limitante, sendo as crianças as principais afetadas, é aconselhado que todos vacinemos os nossos bebês e crianças para estarem protegidos deste tipo de doença viral, para prevenir a polimielite devemos vacinar os nossos filhos. aproveitado as campanhas ou recorrendo aos serviços de saúde.

A vacina da poliomielite está disponível de duas formas, vacina viva em gotas e vacina inativada injetavel. Nalguns países, como menos casos de poliomielite, a opção das autoridades de saúde é a vacina inativada em conjunto com outras vacinas, o esquema recomendado para as vacinas da polimielite podem variar de pais para pais, mas regra geral a criança deve ser vacinada nas seguintes idades (4 a 5 doses):
  • 2 meses
  • 4 meses
  • 6 meses
  • 15 ou 18 meses
  • 5 ou 6 anos

A vacina pode provocar inchaço, vermelhidão, calor ou dor no local da injeção.

Fontes bibliográficas
novanazare.mt.gov.br
vacinas.com.pt