Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


A nitrofurantoína - macrodantina® e a pilula

A macrodantina® é um antibacteriano indicado no tratamento de infeções urinárias, como as cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites. A macrodantina® tem em sua composição a nitrofurantoína. É um medicamento indicado para tratar as infeções urinárias que pode causar alguns efeitos adversos e interferir com outros medicamentos.

As interações medicamentosas da macrodantina®

A macrodantina® interage com magnésio trissilicato, probenecida, sulfimpirazona, ácido nalidíxico, norfloxacina e ácido oxolínico. 


A bula de macrodantina® alerta para a possibilidade de poder alterar a eficácia dos anticoncepcionais orais, sugerindo que a mulher tome medidas de protecção durante o tratamento e na(s) semana(s) seguinte(s) a ter terminado. Pessoalmente tenho referido que não interfere, como podem ver neste post (fontes deste post), mas a regra que uso é sugerir cuidados adicionais sempre que a bula alerta para este fato.

Apesar de não interferir a mulher pode seguir a indicação da bula e se proteger. As bulas das pílulas não se referem à nitrofurantoína - macrodantina®.

Transcrição da bula: "Atenção especial para a possível diminuição de eficácia contraceptiva quando a nitrofurantoína for utilizada com os contraceptivos orais. Usuárias sob tratamento com contraceptivos orais devem utilizar temporária e adicionalmente um método contraceptivo de barreira ou escolher um outro método contraceptivo." - retirado de facilbula.com.br/macrodantina/paciente

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER COMPRADO E USADO SEM INDICAÇÃO DE SEU MÉDICO. DURANTE O TRATAMENTO BEBA MAIS LÍQUIDOS.

Fontes bibliográficas
facilbula.com.br

Leave A Reply
  1. Boa tarde. O meu psicólogo receitou-me alguns produtos homeopáticos, gostaria de saber se podem interferir com a pílula estinette. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, por norma não interferem... pois são princípios muito diluídos.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mesmo que sejam tomados uma hora antes ou depois da toma da pílula? Não há problema?

      Eliminar
    3. Olá, não tem problema... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Terminei de tomar macrodantina a 20 dias, ainda a risco dela diminuir o efeito do meu anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pode ficar descansada, mantenha sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. oi Carlos, estou tomando macrodantina de 12 em 12 horas e tomo Diane 35 sem pausa. No 4 comprimido de macrodantina eu tive r***** sem e***** dentro de mim,posso estar grávida? posso tomar algo para evitar a gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao tem riscos, está protegida, mantenha a diane, ando por aqui... beba muita água... :)

      Eliminar
  4. Olá, vou iniciar um tratamento que utiliza a nitrofurantoina durante 3 meses... 1 cp por dia ...
    Uso o belara como anticoncepcional oral ...
    Preciso me preocupar com a eficácia da pílula em relação à interação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, pode ficar tranquila, mantenha, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  5. Ola Carlos...tudo bem? Tomei macrodantina durante 20 dias... 1cx 3x ao dia e a outra cx 12 em 12 horas...tomo pirula Diclin...corta o efeito da pirula? Tive relacao quando estava tomando... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar tranquila... mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá! Acabei o tratamento com macrodantina a um dia (foram sete dias de tratamento). Além disso, estou tomando o antialérgico loratamed. Faço uso do anticoncepcional Diclin. No entanto, tive r**** sem p******. Corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao corre, pode ficar tranquila... mantenha certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Estou tomando há 2 semanas a macrodantina. Vou ter que tomar por seis meses. Estou fazendo um tratamento com macrodantina e a vacina oral urovaxom, que será tomada por 3 meses. Tomo o anticoncepcional diminut (inclusive tomo ele no mesmo horário da macrodantina). Tem perigo reduzir a eficácia do meu anticoncepcional? Eu tive r****** sem p******* esse final de semana... posso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem perigo, deve manter certinho... para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, minha namorada teve infecção urinária e, como indicado pelo médico, começou a tomar macrodantina, porém 1 semana depois de tomar 4x ao dia ela teve sangramento vaginal por seis dias e agora a menstruação dela está atrasada em um dia. O que pode ter acontecido? Nós mantivemos r**** s**** sem p****** apenas nos 4 primeiros dias do tratamento com o antibiótico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alguma relação com o tratamento, se têm usado anticoncepcional não têm riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá DR., minha namorada começou a tomar o anticoncepcional há um mês, e junto com ele ela toma o macrodantina para tatar uma infecção houve r***** entre eu e ela (d******) logo no início da segunda cartela de pílulas, corre risco de o macrodantina ter inteferido na eficácia da pílula por ter sido o primeiro mês a se ter tomado o anti ? Pode ocorrer risco de gravidez?

    Ola, a macrodantina nao interfere com a pílula... que devem manter certinha como o médico indicou, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde

    Tive uma cistite e a médica receitou-me nitrofurantoína. Começei a tomar nitrofurantoína dia 6/05 e acabei no dia 13/05. Estava na minha última semana da cartela da pilula (acabei dia 8/05) e recomeçei dia 16/05 a nova embalagem de Valette. Tive relações desprotegidas dia 19 (não tive relações nem desde a semana antes da toma do antibiotico nem até dia 19 deste mês). Ha possibilidade de ter diminuido a proteção e estar gravida? (nao houve nenhum esquecimento)
    Estou com medo que o antibiótico diminua a eficácia da pílula porque nao sei quantos dias devia esperar até ter novamente relações.
    Agradeço a sua resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta o efeito... mantenha sua pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá dr. Carlos, o médico receitou macrodantina 6 em 6 hrs por 1 semana pra tratar minha infecção urinária e esses 7 dias de tratamento acabou pegando 5 dias da pausa da pílula e tive relações desprotegidas. Mesmo tomando esse medicamento também durante a pausa ele ainda assim não diminui a eficácia? Tem alguma chance de eu ter engravidado? Comecei a nova cartela hoje e agora estou muito preocupada.
    Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, desde que tome a pílula certinha vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, tomo o elane 28 continuo, tomei o nitrofurantoina e após 6 horas tomei a pilula, há riscos de cortar o efeito ou diminuir a eficacia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere com o efeito do anticoncepcional... pode ficar tranquila, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde, fasso uso de anticoncepcional injetável a 1 ano, comecei a fazer tratamento contra infecção de urina uso o nitrofen, tive relação desprotegida no quinto dia dá menstruação. Eu estou protegida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, ele não interfere, ando por aqui... siga as recomendações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar