quinta-feira, novembro 20, 2014

Nitrofurantoína - (Furadantina MC®) - (Macrodantina®)

Nitrofurantoína - (Furadantina MC®) - (Macrodantina®)

A nitrofurantoína é um agente antibateriano com ação especifica nas vias urinárias, atuando nos sistemas enzimáticos das batérias, não causando por isso resistência bateriana.
É um agente indicado no tratamento das infecções urinárias agudas ou cronicas (cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites).

Como tomar a nitrofurantoína

O tratamento com nitrofurantoína deve durar entre 7 a 10 dias, a dosagem recomendada de é:
  • Adultos – 50 a 100 mg - 4 vezes por dia
  • Crianças – 5 a 7 mg por kg de peso/dia (até 4 vezes por dia)

Caso mantenha sintomas de infeção urinaria deve falar com o seu médico. Durante o tratamento deve aumentar a ingesta de água para que a urina fique com aspeto mais límpido.

Efeitos secundários de nitrofurantoína

A nitrofurantoína, furadantina MC®, a macrodantina® e a pilula

A nitrofurantoína, furadantina MC® ou a macrodantina® não interferem com a eficácia da pilula hormonal. A mulher pode manter a pilula hormonal sem receios.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
saudedireta.com.br
Partilhe

236 comentários:

  1. A interacção da pílula estinette com furadantina cria algum risco de gravidez ou é 100% seguro tomar este antibiótico ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada, que não tem risco... beba muita água e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Costumo ter vários episódios de itu há já 3 anos, nesta última vez andava a fazer profilaxia com furadantina pós relações, fiz durante 5 meses e parei, assim que parei tive logo todos os sintomas de itu, tinha muitas dores e peso na bexiga, doendo ao acabar a micção, tomei logo o furadantina e mais tarde nesse dia fui ás urgências porque não me estava a sentir melhor. Entretanto no centro de saúde fiz a análise do papelinho acusando proteínas e sangue a médica passou me logo a urocultura que fiz de imediato estando apenas sobre o efeito do furadantina, ela receitou me o uroflox que é com o qual me dou melhor e iniciei apenas depois de ter recolhido a urina para análise. Hoje chegaram os resultados e estão negativos !! Haverá a possibilidade da furadantina ter mascarado as bactérias? é que só qdo comecei a tomar o uroflox senti melhoras.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim provavelmente foi o que aconteceu... nesta situação podemos fazer algumas coisas para ver se melhora... existem alguns suplementos naturais que alteram o pH da urina e podem ajudar a prevenir as infeções.... como os citrinos e suplementos de uva ursina, também pode falar com sua médica para ver se tinha alguma vantagem em fazer a vacina... fale com ela e beba muita água... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Ok muito obrigada pelo esclarecimento !!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite dr. Carlos, domingo comecei a tomar furadantina e tomo a pilula Aranka , mas tenho sempre relaçoes sem preservativo pois custa-me um pouco. Achas que corro algum risco de gravidez, furadantina nao tira o efeito da minha pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, a furadantina não tira o efeito da aranka... se precisa ando por aqui.

      Eliminar
    2. Fiquei preocupada, o farmaceutico diz que como é antibiotico para ter cuidado, mas informei-me melhor pela internet e nada indica que corra risco, eu tomo 3 por dia

      Eliminar
    3. Olá, não corre, pode ficar descansada, beba muita água e se precisar ando por aqui, as melhoras... :)

      Eliminar
  5. Boa noite Dr Carlos, estou tomando a Macrodantina para tratamento pós cistite por 90 dias, porém quando comecei o tratamento há 17 dias atrás estava no início do meu ciclo menstrual e o mesmo até agora não acabou..a minha pergunta é a seguinte: esse medicamento pode interferir no meu ciclo? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, faz algum anticoncepcional hormonal?

      Eliminar
    2. Olá Dr Carlos agradeço a reposta, então estava fazendo uso da Mesigyna, porém interrompi o tratamento há 3 meses.

      Eliminar
    3. Oi, ok, pode ser por essa paragem... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Ola dr. Carlos, eu tomo a pilula aranka e como estou com uma infeçao urinaria comecei a tomar furadantina, e vi em alguns sites que nao a risco de engravidar por isso mantenho relaçoes sem preservativo , mas estou preocupada pois hoje estive um pouco zonza e tremia um pouco nas pernas e braços, mas depois descobri que era fome e acalmou, mas fiquei preocupada acha que corro risco de gravidez ? Ou sera apenas sintomas do antibiotico ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não core pode ficar descansada, deve fazer pequenas refeições varias vezes ao dia, manter a pilula e beber muita água para ajudar a melhorar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ok dr. Muito obrigada pela resposta , estou mais descançada, entao posso manter relaçoes sem preservativo e apenas com a proteçao da pilula certo?

      Eliminar
    3. Oi sim é isso... as melhoras... :)

      Eliminar
  7. Boa noite, furadantina é um antibiotico certo dr? Nao corta mesmo a eficacia da pilula ? Ando com um pouco de receio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é um agente antibateriano, não é bem um antibiótico... não corta o efeito da pilula... pode fiar descansada, beba muita água... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Esta bem dr. Muito obrigada pela informaçao, estou um pouco anciosa para que me venha a menstruaçao para ficar mais descançada

      Eliminar
  8. Olá Dr. Carlos. Hoje comecei com sintomatologia de uma cistite, que de vez em quando tenho. Já comecei a ingerir muita água, e até chá de barbas de milho e pés de cereja já estou a beber. Nunca fiz nitrofurantoína nos últimos episódios de cistite, prescreveram-em sempre antibiótico de largo espectro. Contacto-o porque ando a extrair os dentes do ciso e tenho andado a fazer antibiótico que o dentista me receita, e gostaria de saber se é indicado começar a nitrofurantoína, uma vez que tenho andado a fazer antibiótico. Muito obrigada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve procurar seu médico para avaliar suas alterações... pode aguardar um dia, manter os cuidados que tem e se não melhorar deve falar com ele, é melhor, pois o antibiótico para os dentes pode não ter acção na infecção urinária, é comum não ter... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Ola dr...estou desesperada...estou a kuase 2anos semana sim semana nao com infeccoes urinarias ja tomei imensos antibioticos e nada mata a bacteria...nao sei mais k fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, faz a pilula? Fez cultura da urina? Ando por aqui...

      Eliminar
  10. Boa noite Dr Carlos. Eu estou há cerca de dois meses com uma infecção urinaria. Já tomei três tipos de antibiótico diferentes e agora comecei a furantina. Mas a doutora disse para tomar apenas duas vezes ao dia. Eu percebo que ao fim de +ou- 6 horas os sintomas voltam e só alevia quando eu tomo o antibiótico. Será que deveria tonar mais vezes por dia? Já não aguento mai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu acho que deve seguir as indicações de sua médica e fazer duas vezes ao dia, pode é beber muita água e comer muito citrinos, pois desta forma aumenta a ingestão de vitamina C, que acidifica a urina e melhora... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  11. Bom dia , Dr.!
    Gostava de saber se posso tomar uro-vaxom com antibiótico ou com a furadantina em simultâneo ?
    Grata pela atença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deve falar com seu médico... beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá Dr., queria saber se interfere com a pílula Minigest. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a pilula e beba muita água... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Bom dia Dr.Carlos! A furadontina sempre ajudava bem. Última vez parei de tomar e dor voltou. Quantos dias tem de tomar furadontina para urina ficar limpa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      depende do tipo de infecção ou alteração, se parou, por indicação de seu médico e voltou a piorar, deve falar com ele novamente, beba muita água, muita... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite ! Sera que o Furandantina interfere com o contraceptivo implanon nxt .. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, beba muita água.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa tarde dr. A toma de furadantina, com a vacina uro vaxom, e suplementos prevecist cortam o efeito da pílula minigeste?! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, pode ficar descansada, beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá Dr. estou com sintomas de uma infeção urinaria e uma vez que tinha em casa Furadantina comecei a tomar de 8 em 8 horas sem ir ao médico. Será que estou a fazer mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem infecções recorrentes, deve falar com seu médico, beba muita água... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Ola, fiz tratamento com nitrofurantoína por 10 dias e tomo ciclo 21. Ele corta o efeito do anticoncepcional? Li sobre isso na net e vi que sim, mas tambem vi resposta dizendo que nao, estou com essa duvida agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta, pode manter sua pilula e beber muita água...se precisar ando por aqui...:)

      Eliminar
  18. boa noite
    de quantas em quantas horas devo tomar o medicamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve tomar sem conselho de seu médico... beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá Dr. nunca tive infecções urinarias, mas já tive e por vezes tenho fungos vaginais como o fungo cândida, costumo fazer tratamento especifico para isso, mas desta vez a minha médica receitou-me furadantina, para tomar se sentisse alterações vaginais e depois das relações sexuais. Pergunto-me se devo tomar só nessas situações e que tipos de alterações são precisas ter para tomar este tipo de medicamento. Pelo o que percebi este tipo de medicamento é mais para o canal urinário, ira fazer efeito na parte vaginal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é provável que sua médica desconfie da contaminação do canal vaginal por batérias do canal urinário daí ter esse procedimento, sugiro que beba muita água, que urinasse sempre depois das relações e fizesse o comprimido também após o coito... para prevenir... pode também efectuar sua higiene intima antes e depois da relação, desta forma me parece que terá menos riscos de infecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Ola dr, tou na segunda cartela de diane 35, e à uns meses atras tive uma infeçao urinaria e tomei furadantina para o tratamento, mas os sintomas estao a voltar, visto que agora tomo diane 35 tenho medo que furadantina tire a eficacia da minha pilula, pois nao utilizo preservativo, tenho relaçoes apenas com a proteçao da pilula, tem algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tira, pode ficar tranquila, mantenha sua pilula e beba muita água... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Fiz um tratamento com Furandatina por ter uma infeccao urinaria acabei e depois de 3 dias bebi ao almoco 2 copos de vinho tinto,! Sera que fiz mal em beber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece, pode beber somente à refeição, tipo um copo... deve é beber muita água para melhorar da infecção urinaria... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. bons dias dr,a minha namorada domingo teve um leve ardor ao urinar,começou a tomar furadantina 3 vezes ao dia não teve mais sintomas,ja toma a 4 dias,podemos fazer amor sem peservativo? obrigado dr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem, pois não corta o efeito da pilula, se precisarem ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa noite. A furadantina interfere com a pílula novynette? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a pílula e beba muita água... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Bom dia,
    No mês de Março tive uma infecção e tomei Macrodantina e agora em junho repeti o uso e finalizei o medicamento no dia 25/07.Só que até o momento minha menstruação não veio até o momento.Era para ter vindo no dia 20/07,sendo assim estou com um atraso de 10 dias.Esse medicamento pode atrasar mesmo?Não faço uso de anticonceptivo,porque estou tentando engravidar desde meu primeiro aborto em Fevereiro.
    Desde ja agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a doença ode ter causado alterações... mas como não se está protegendo pode ser gravidez, deve fazer um teste... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção!

      Eliminar
  25. Boa tarde, comecei a tomar nitrofurantoína 2 vezes ao dia devido a uma infecção urinária. O médico me disse que não iria interferir na pílula do anticoncepcional, pois é uma dosagem fraca. Tomo o anti Selene. Realmente posso manter relações sexuais tranquilamente sem medo de engravidar? Tenho muito medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, que não tem riscos... beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Estou tomando macrodantina a 3 meses e minha menstruação é regulada ,mes junho veio normal era p ter vindo agora em julho dia 23/07/15 mas ate hoje não veio,fiz teste c atraso de 8 dias exame de sangue deu negativo,hoje faz 12 dias e não desceu,estou sentindo umas colicas na barriga tem alguns dias mas não desce,nao uso anticoncepcinal,será que posso estar grávida doutor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma o anticoncepcional e senão falhou não tem risco de gravidez.. deve manter o anticoncepcional e beber muita água, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Bom dia
    Sofri aborto em janeiro 2015, fiz curetagem.
    em Março comecei com sintomas de candidiase, com resultados negativos ( fiz gino+ canesten +...)

    Em Julho sintomas de Infecção urinária, tambem negativo, a beber muita água.
    a Furadantina pode aliviar-me
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, mas o melhor é falar com seu médico para avaliar essas alterações... se precisar ando por aqui... :) continue a beber muita água até à consulta... :)

      Eliminar
    2. obrigada
      3 comp 3 x dia, durante quantos dias?

      Eliminar
    3. Olá, normalmente 7 a 10 dias... beba muita água e confira com seu médico... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  28. Obrigada pela ajuda e atenção

    ResponderEliminar
  29. Interfere com a amamentação?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a bula não proíbe o eu uso na amamentação, apenas revela que só deve ser usada por indicação do médico, pois pressupõe acompanhamento e monitorização... beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Boa tarde. Preciso mesmo da sua ajuda. Já a mais de um mês que estou com infecção urinária. Já vou no 3 antibiótico e continuo com sintomas. Já experimentei todo o tipo de tratamentos naturais. Já não sei que fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fez cultura de urina? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Oi boa tarde!
    Desde pequena tenho infecções causadas pela e coli. Já fui a varios urologistas e não acham nada. Apenas me entopem de anti-bióticos e falam que a infecção não tem causa. Desde junho venho tendo infecções. Já tomei 3 antibióticos diferentes. na segunda comecei a tomar Urovaxon a pedido do médico, só que estou sentindo um pressão na bexiga e estou urinando frequentemente. Sinto como se minha bexiga não estivesse muito cheia, mas o volume de urina não é tão grande assim, minha urina está límpida e não sinto dores.Esse medicamento causa esse efeito? Tendo em vista que nas outras infecções tive além desses outros sintomas como dor, odor na urina e mudança de cor, e agora estou com apenas esses dois sintomas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o medicamento pode não estar a tratar sua infeção... deve beber muita água e manter o tratamento, se continuar assim mais dias, deve falar com seu médico... ando por aqui, se precisar... brevemente vou publicar um post sobre a prevenção das infeções.... boa sorte... :)

      Eliminar
  32. Bom dia.
    Esse medicamento pode alterar exame de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Olá Dr Carlos,
    Eu tive um infecção urinária e após a melhora o meu médico me receitou Macrodantina. Logo ele entrou de férias. Gostaria se pudesse me esclarecer o seguinte, eu estava muito bem , sem dores de garganta nada mesmo. Só q após 12 hors da primeira dose do Macrodantina, a noite tive um cansaço tipo fraqueza, mas achei q poderia ser nornal. Logo hoje já no segundo dia já do remédio, estou com prostrado, com sensações de calafrios e não consigo ter forças para nada. Poderia ser do Macrodantina? Se puder me ajudar. Agradeço. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que deva ser outra a causa... se mantiver deve procurar ajuda médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Oi, estou tomando macrodantina a 31 dias e ao mesmo tempo o anticoncepcional level. A macrodantina corta o efeito do anticoncepcional??? A farmacêutica disse que sim, no site diz que não, qual a verdadeira resposta para o caso? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta pode ficar tranquila pode conferir na bula do medicamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Mas na bula que veio com o remédio diz que diminui a eficácia, fiquei na dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já confirmei mais uma vez e encontrei ma bula que refere que é possível, mas a bula da pílula não fala nisso... de qualquer forma se acha que está mais segura usando protecção, use... vou publicar um post sobre esse assunto nos próximos instantes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Ola boa tarde. O fluconazol corta efeito da pilula sibilla ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... deve manter sua pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá doutor Carlos, eu tomo o anticoncepcional Yasmin e gostaria de saber se preciso usar contraceptivo para ter relação, pois estou tomando antibiótico Macrodantina, corta o efeito do anticoncepcional ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, deve manter a pílula e beber muita água... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Olá Dr. Estou tomando Macrodantina 2 vezes por dia. Gostaria de saber se pode cortar o efeito do anticoncepcional oral Allestra 20. Desde já muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, mantenha a allestra e se precisar ando por aqui, beba muita água... :)

      Eliminar
  39. Boa tarde. Estou fazendo um tratamento com Macrodantina por 90 dias. Já faz 1 mês que estou tomando. Ele pode interferir na eficácia do anticoncepcional Diane 35? Costumo emendar cartelas para não menstruar e na última semana menstruei sem ter feito qualquer pausa no anticoncepcional. Pode ter alguma relação com a Macrodantina? Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode manter, a menstruação pode ter surgido pelo tratamento ou por estar a colar as cartelas... é muito comum isso acontecer... não sugiro tomar seguida sem indicação médica... ando por aqui, beba muita água... :)

      Eliminar
  40. Boa tarde. Estou tomando Macrodantina há 1 mês para um tratamento de 90 dias, mas faço uso do anticoncepcional Diane35. A Macrodantina interfere do efeito deste anticoncepcional? Costumo emendar cartelas para não menstruar, mas na última semana menstruei sem ter feito qualquer pausa. Pode ter alguma relação com a Macrodantina que tenha cortado o efeito do anticoncepcional? Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode manter, a menstruação pode ter surgido pelo tratamento ou por estar a colar as cartelas... é muito comum isso acontecer... não sugiro tomar seguida sem indicação médica... ando por aqui, beba muita água... :)

      Eliminar
  41. A macrodanrina engorda se tomada por longo período?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não causa esse efeito... siga as indicações de seu médico e beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Obrigado, mas devo usar contraceptivo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta manter a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Ola dr. Estou fazendo uso do nitrofurantoina ha uma semana,e vou fazer exames hormonais e a minha pergunta é o seguinte: altera o resultado do exame ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera, pode aumentar as enzimas do fígado, reduzir a hemoglobina (anemia), aumentar o fósforo e os eosinófilos.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Boa noite, há 1 ano para cá teve a primeira infeçao urinária e apartir daí nunca mais parou este ano já é a 3 vez. Tomei o ciplofaxina, fosmicina e agora receitaram me o furadantina já tomei a vacina e quando fiz urocultura já tava limpa nao acosou nada. Disseram me que pode ser da flora vaginal. Será que com este passa de vez? Qual a sua opiniao referente a este tema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se for a flora este medicamento não irá interferir no meio... deve seguir a indicação de sua médica e esperar que o tratamento resulte... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. E o bactrim corta o efeito da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha sua pílula e beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Quantos dia demora uma infeção a passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende, deve seguir o tratamento como sua médica indicou... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Dr Carlos estou a amamentar e estou com todos os sintomas de infecção. Posso tomar a furadantina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aconselho que tome sem indicação médica,beba muita água... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  48. Boa tarde doutor, recorrentemente sempre que tenho relações sexuais aparece-me infecção urinária, e o médico receitou-me furadantina.
    A minha questão é, será que depois da relação sexual não posso tomar apenas um comprimido para fazer prevenção?
    Será que depois o corpo não irá criar anti corpos e criar resistências contra o medicamento?
    Eu estudo farmácia e penso que não porque furadantina é antibacteriano e não antibiótico, o que acha o doutor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acho que tem razão pode usar como método "preventivo", como sugeriu seu médico... pode também beber mais água e fortalecer suas defesas urinarias, pois há algumas plantas com propriedades (infusoes e chás), se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  49. Bom dia Dr. tive infecção de urna e tomei or 7 dias proflox e meu medico mandou por medida profilaxia tomar o macrodantina por 90 dias. ja estou na 4 pilula do macrodantina... posso ingerir bebeida alcoolica tomando ele? faz algum mal? vou sentir as dores se beber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve beber enquanto não fizer o tratamento completo, deve é beber muita água... para não ter nenhuma recaída... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. 0la dr, estou tomando esse remédio mas para mim axo que não está fazendo efeito a minha orina continua forte, li que ele não e genérico e para mim antibióticos só funcionam sendo genéricos,sou gestante de 7 meses, devo voltar ao medico e dizer que não está fazendo efeito ou continuo o tratamento até o final? Porque uma vez ja tinha infecção e tomei cefalexilina e nos primeiros comprimidos ja começaram a fazer efeito e esse ja tomei duas cartelas e nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter o tratamento e beber muita água para ajudar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Faz mal se der a uma crianca d 6 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve dar sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Bom dia Dr. Inesperadamente ao consultar informações sobre o medicamento Furadantina mc, 100 mg, cápsulas, Nitrofurantoina,verifiquei que várias pessoas pedem concelhos médicos ao Dr. Carlos. Não tinha conhecimento deste serviço e nem sei bem como funciona. Eu tenho frequentemente infecções urinarias. Da última vez, fiz umas análises e verificaram que a bactéria presente no meu organismo era a E-Coli. Tomei Furadantina de 6 em 6 horas durante uma semana. Depois repeti a análise à urina e como já estava normal passados uns dias comecei a tomar Uro-Vaxom 6mg, um comprimido por dia durante três meses. Acontece que estou na última caixa e ontem comecei a ter os já bastante conhecidos sintomas de infecção urinaria. Será que posso começar a tomar durante outra vez uma semana a Furandantina juntamente com o Uro-Vaxom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor procurar se médico novamente para ele avaliar e talvez pedir exames urinários... é melhor... aumente a quantidade de água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Olá, venho tendo infecção urinária mensalmente e sempre após relações. Este mês o médico me receitou macrodantina,para tomar de 12/12h... mas estou tomando de 24/24h, tenho medo de cortar a o efeito da pipula anticoncepcional stezza,mas mantive relação sem preservativo ... Pode cortar doutor? Quais os sintomas mais comuns deste antibiótico ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode e deve tomar como seu médico lhe indicou, este medicamento não é um antibiótico como os outros... deve também beber muita água.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Meu médico receitou a macrodantina por 6 meses após o ato sexual como forma de prevenção as recorrentes infeccões urinárias que tive. Gostaria de saber se posso fazer uso de bebida alcoólica ao tomar o medicamento? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve evitar os abusos e optar por água ou chá para melhorar a produção de urina... ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Minha médica recomendou o uso da macrodantina logo após o ato sexual, pois eu estava tendo cistite. Hoje tomei macrodantina e 1h depois tomei pílula do dia seguinte, pois esqueci a camisinha. A macrodantina corta o efeito da pílula?? Estou muito nervosa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... se proteja e beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Obrigada pelo retorno! Mas o uso de álcool mesmo que moderado, corta o efeito da macrodantina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corte, mas deve evitar... e optar por água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. ola doutor, nao sofro de infeccao urinaria mas de candidiase. nado bastante em piscinas municipais. Acha que pode ter ligação? ja tomei fluconazol e ja fiz ginocanesten, mas volta.. a furadantina pode ajudar-me? se sim, que dosagem? ja nao sei o que fazer... deveria tomar outro antibiotico? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode haver alguma relação... que tipo de absorvente usa? Usa sempre esse absorvente? Este medicamento não tem indicação na candidiase... ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Dr ! Estou na 33 semana de gestacao e desde o início dela ao fazer exame de urina mais cultura foi descoberta a presença da E.Coli desde entao meu médico me receitou antibioticos e até agora nada!!! A minha infeccao é totalmente assintomatica, o que me da certa tranquilidade, mas a bacteria nao morre , tenho medo de passar algo pro bb, me ajuda Dr! Meu urologista recomendou que eu tome um compr de macrodantina ate o final da gestacao to bem insegura, muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que possa estar, deve beber muita água, comer laranjas para acidificar a urina e beber chás, pode encontrar no blog um post... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Dr. Carlos tenho cistite recorrente faz anos e sigo de medico em medico á procura de tratamento. A minha cististe ocorre apos a relaçao sexual e não houve um unico urologista dos que consultei que me ajudasse. Mandavam fazer os mesmos exames e nao acusava nada...vi na internet que uma senhora fazia "tratamento" que consistia na toma de furandantina apos relaçao sexual. Fui ao medico outra vez e perguntei se pudia fazer isso. Ele disse que sim. Agora a questao é: tomar 1 de comp. furandantina todos dias durante anos nao prejudica gravemente? Sempre que tomo agua com bircabonato de sodio passa a dor incrivelmente, mas a bacteria fica la.Não ha cirurgia para corrigir a anatomia da uretra? ou algo parecia. Desculpe a minha ignorancia. Mas é incrivel como nao ha uma cura para cistites recorrentes. Muitas mulheres sofrem horrores e poem em causa um casamento e todo ambito familiar por causa de baterias se bem me entende... Odeio ter relaçoes sexuais por isso mesmo e tenho toda a higiene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,deve manter o tratamento, beber muita água e beber muita chá, pode encontrar no blog post sobre os melhores chás... já falou com um urologista? Em relação à sua uretra, só vendo os exames se pode ter opinião... ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Olá doutor, estou com 35 semanas de gravidez e a médica me receitou que eu tomasse Nitrofurantoína por que estou com cistite... porém já estou tomando a 3Dias e sinto muito dor como se não tivesse fazendo efeito algum... ao urinar sinto Muitas dores e de vez enquando sai sangue... eu choro de dor.
    O senhor sabe se demora pra fazer efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve voltar a falar com sua médica.. beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Boa tarde, Tenho tendências para ter as transaminases alteradas, por causa do fígado gordo, no entanto à cerca de 15 dias tive uma infeção urinária e comecei a tomar por ordem médica a furandantina, acontece que acabei o medicamento no Domingo dia 3/01, e desde o dia 5/01 que tenho dores no lado direito, abaixo das costelas. poderá ser provocado pela medicação. Andei também a tomar Brufem para uma infeção de ouvido. Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar relacionado com o fígado embora não seja habito doer, pode e é estar mais inchado, também bebe bebidas alcoólicas? Deve procurar seu médico para ele avaliar... brevemente vou publicar um post sobre o fígado gordo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Bom dia, Nunca bebo bebida alcoólica, tomo é todos os dias, antidepressivos e ansiolíticos. À cerca de 7 meses tive esta mesma dor, fiz ecografia abdominal e apresentou o fígado gordo,passou passado uns dias com dieta. Agora estou novamente ansiosa e nervosa com esta dor. Desculpe o desabafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok não tem mal, não abuse na bebida pode ser essa a causa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Gostaria de saber se posso tomar furadantina e urispas com a pilula... Sinto um peso na bexiga e uma vontade de urinar constante mas sem ardor... Agradeço a sua ajuda. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esses medicamentos não interferem, não aconselho que tome sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Estou com sintoma de infeccao urinaria. Sinto mal estar no baixo ventre, urino com frequencia e em grande quantidade - urina indolor e limpida. Devo tomar Furadantina? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve tomar.... deve procurar ajuda médica para ser avaliada, beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Olá dr., tenho um infeção urinária vai fazer amanhã uma semana. Fui ao médico e estou a tomar furadantina mc, 100 mg desde segunda. O dr. mandou-me tomar a caixa toda (50 caps), 3 vezes por dia. Já me sinto melhor, mas sei que tenho de fazer o tratamento até ao fim. A minha questão é a seguinte, como o Carnaval está a chegar, e vou festejá-lo, será que se ingerir quantidades moderadas de alcool afeta o efeito do tratamento? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve evitar os excessos... beba muita água e siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Olá, estou tomando o nitrifurantoina! E minha menstruação está atrasa ! Pode ser por conta desse antibiótico ? Nunca atrasou ! Tenho muito medo ... comecei a tomar a 5 dias 4 pílulas por dia ! E estava perto de minha menstruação ! Me ajuda por porfavor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser por conta do tratamento... bebe muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Olá Doutor... Estive internada por um período de 11 dias com infeção urinária e por conta de cálculos um em cada rim, coloquei duplo j em nos os rins... Estou fazendo uso de Macrodantina , já retirei os cateteres mas n o uso do antibiótico.... Só que ele está me fazendo muito mal.... Sinto dores no corpo, muito enjôo e até febre q varia de 37 a 37.6... O Médici disse q pode ser efeito colateral do medicamento... Q eu n devo parar.... Minha pergunta e a seguinte... A Macrodantina causa esses efeitos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Olá Dr. quando vou urinar DOI, e estou a urinar várias vezes mais que de cosume, estou certa que e uma infeção urinária. Estou muito longe de um hospital, até segunda feira não conseguirei chegar até um ,mas tenho comigo furadantina que foi receitado a minha mae por causa de uma infeção urinaria, estou com receio de o tomar. Qual a sua opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve beber muita água e recorrer ao médico, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Macrodantina da perda de apetite, enjôo e febre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode causar, como pode conferir no post... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Oi Luciana eu tb passei muito mal com a Macrodantina.... Tive as msm coisas q vc só q tive perda de apetite e febre tb....

      Eliminar
  70. Olá doutor!!! Estou preocupada e triste.... Apesar do meu médico me acalmar eu não consigo entender.... Estou fazendo uso de Macrodantina 1 a noite durante 1 mês.... Ainda estou tomando só que meu médico pediu exame de urina+antibiograma e hemograma.... No de urina deu normal e negativo pra bactéria.... E no hemograma de 19 mil os leucócitos.... Como explicar??? Pode ser da macrodantina.... Pq tive qse tds os efeitos colaterais.... Aguardo seu contato doutor!!! Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podem ser variadas as causas... o seu médico já avaliou... deve confiar nele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. boa tarde, li a bula e não falam nada sobre ingerir bebidas alcoolicas. tem algum problema se ingerir? vou fazer uma tratamento de 28 dias, de 12/12 h um comprimido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, deve evitar para não ter riscos de vômitos ou diarreia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Olá doutor, Tenho uma dúvida espero que possa me ajudar.. Sempre tive muitas infecções urinárias, com isso meu médico me receitou a última vez furadantina 10 dias e uro-vaxom 90 dias.. Eu tomei as duas em simultâneo tal como o médico me disse.. Continuei tomando minha pílula anticocepcional normalmente, só que agora ao acabar a cartela e fazer a pausa a minha menstruação já leva 3 dias atrasada, tem algum risco de possível gravidez já que tive relações desprotegidas? Mesmo tomando a pílula corretamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula certinha não tem riscos... me parece que possa ser causado pelo tratamento... mantenha sua pílula... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  73. Bom dia, Na sequência de inúmeras infecções o meu médico deu me furadantina para tomar durante 2 meses. Estou a tomar à cerca de 1 semana e uns dias, e comecei a ter corrimento, sinto me inchada e algumas dores como se da mestruação se tratasse. Será que estes efeitos têm alguma relação com o medicamento? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode haver alguma relação, deve manter o tratamento e beber muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Boa tarde Dr. carlos.

    Sou muito atrita a ter infecções urinárias, especialmente quando intensifico as relações sexuais ou, após retomá-las depois de um período de tempo considerável. Uma enfermeira aconselhou-me a tomar um comprimido de Furadantina logo após a relação sexual pois desta forma diminuiria a probabilidade de desenvolver esse tipo de infecções. Pode ser feita a toma, é eficaz? Não há contra indicações ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se acontece sempre depois da relação deveria ser avaliado pelo seu médico... é melhor... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  75. Boa noite, como tenho muitas infecções urinárias o meu urologista receitou-me a toma de um comprimido de furadantina sempre após as relações. A minha questão é, quando há mais do que uma relação sexual no dia, devo tomar sempre a seguir ou basta um comprimido nesse dia só. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta tomar um por dia.... ando por aqui... beba muita água... :)

      Eliminar
  76. Olá esse antibiótico interfere no ciclo menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar, por exemplo causar alterações menstruais indirectamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Boa noite, tomo anticoncepcional femina, minha médica receitou nitrofurantoína por 90 dias, ja tomei 30 comprimidos, hoje tive relação sem proteção e com ejaculação, corro risco de engravidar? na bula diz que dimimui, será que devo tomar pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... que marca e laboratório é o medicamento... ando por aqui. Beba muita água. :)

      Eliminar
  78. Olá, comecei tomar nitrofurantoína, e sentir diarreia, quero saber se é normal, e se vou sentir diarreia todos os dias durante o tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter e aguardar... siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Boa noite doutor , sou um homem e tenho perca de sangue na urina , queria saber de quanto em quantas horas devo tomar furandantina e durante quanto tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar ajuda médica pois pode não ser uma infecção urinária... beba muita água... ando por aqui. :)

      Eliminar
  80. Olá! Tenho higiene e urino após a relação sexual e uso preservativo. Já falei c médicos e só me receitam antibióticos. Houve um q disse para tomar 1 comp.de furandantina após relação sexual. E melhorou no sentido já n aparece tão frequentemente a doença. A questão é qual os malefícios de é tomar furandantina mtos anos? Não tenho relações todos os dias...mas preocupo me a longo prazo o q isso pode fazer ao meu corpo.obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, normalmente é bem tolerado... mas talvez fosse melhor procurar o médico para descobrir o que está causando este risco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Olá. Que vacina é essa e qual o nome. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, existem alguns tipos, urovaxom , por exemplo, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Bom dia Estou com infecção urinária, e comecei a tomar furadantina, quantos dias devo tomar e quantas vezes ao dia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar ajuda médica, não sugiro a toma sem indicação do médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Olá, estou a amamentar, é seguro tomar este antibiótico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, parece estar desaconselhado, fale com seu médico... não devemos tomar este tipo de medicação sem conselho médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Meu médico indicou a macrodantina por 3 meses...mas usei uma semana e parei...os sintomas voltaram...devo voltar ao tratamento? Fiz a urucultura e deu mais de 100 mil escherichia coli.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve voltar, beber muita água e falar com seu médico para ele avaliar a urucultura... ando por aqui... :)

      Eliminar
  85. Tive infecção urinaria, o médico me passou o macrodantina (nitrofurantoina)por sete dias, estou no quarto dia, posso tomar a pilula do dia seguinte e continuar com o antibioco? Ele corta o efeito da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode fazer a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  86. dr. tenho infecção recorrente estou em tratamento tomo 02 cp de macrodantina a noite sera por
    06 meses esta correto? ouço so falar 01 cp por dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir a indicação de seu médico, pois por vezes os esquemas podem ter que ser alterados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  87. Bom dia, Preciso saber se interfere no efeito do Tamisa 20. Aguardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  88. Bom dia,
    preciso saber se macrodantina tem algum risco de cortar efeito da pilula Tamisa 20.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  89. Olá dr. Tenho itu recorrentes sempre é após a relação sexual,bebo 1.5l de água por dia, urino e faço higiene após relação. já consultei 3 urologistas, ao que me pedem para fazer profilaxia pós coito. Já fiz com bactrim, com norfloxacina, já fiz uro vaxon e prevecist. Este último médico prescreveu me furadantina 20 minutos antes da relação. Acha que faz efeito. Ou será que posso fazer profilaxia com um comprimido por dia para prevenir? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acho que deve confiar e seguir suas indicações, me parece que vai se prevenir... mantenha a água e a higiene cuidada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  90. OLa Dr, comecei o tratamento com a macrodantina de 8 em 8hrs , corta o efeito do ciclo 21?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  91. Meu medico passou macrodantina pra mim e meu namorado, mais não tenho infecção urinaria, mais tenho inflamação, serve para isso tbm? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico... confie nele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  92. Olá doutor estou tomando macrodantina pq fui ao médico e ele me receitou nunca tinha tomado... amanhã vai fazer 3 dias q estou tomando e msm assim continuo sentindo dor... tenho infecção urinária e das outras vezes tomava outro antibiótico q resolvia... é normal ele demorar pra fazer efeito??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria notar melhoras, deve beber muita água e senão notar melhorias nos próximos dias deve falar com seu médico novamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  93. Olá doutor. Sou homem e estou com o infecção por s. Aureus e é.coli, segundo o médico a causa foi sexo anal desprotegido com minha namorada. Venho tomando macrodantina há 4 dias e não notei melhoras. Inclusive sinto que o corrimento aumentou absurdamente. Fiz antibiograma e a macrodantina apareceu como moderadamente sensível a infec
    ção. Esse aumento do corrimento é normal? Devo esperar os 30 dias de medicamentos recomendados pelo médico? Macrodantina foi o único, dentre 20 antibióticos testados e que podem ser tratados via oral. Outros dois medicamentos foram sensíveis, mas de acordo com o médico eles só podem ser administrados internados, via venal.
    Minha dúvida é se o medicamento é moderadamente sensível é eficaz contra essa infecção terrível... obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter o tratamento e os cuidados de higiene... se dentro de uma semana não ver melhoras deve voltar a falar com seu médico, o seu corrimento sai do pénis? Como é? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim. É um senhor corrimento uretral. Comecei a tomar água o tempo todo e já sinto uma diminuição dos sintomas. O corrimento diminuiu consideravelmente, mas ainda sai. Esse corrimento varia muito de cor, as vezes sai branco e outras vezes transparente, outras vezes amarelo... não tem cheiro também. Outra coisa que destaco é a aparência do esperma, ha dias em que ele fica bem branco, quase amarelado, e há dias em que ele fica norma. Durante o tratamento é aconselhável ficar sem nenhuma atividade sexual? Inclusive masturbações ?

      História:
      Os sintomas começaram há dois meses, dias depois da relação anal desprotegida. Ardência para urinar e secreção foram os sintomas, que depois passaram para algumas dores abdominais (já cessadas pelo tratamento com nitrofurantoína).
      Há 6 semanas, fui a um infectologista e ele me receitou azitromicina e ciprofloxacina por três dias. Houve uma melhora, mas logo retornou. Só aí fui fazer um antibiograma da secreção purulenta.
      Outra dúvida minha é se minha parceira deve ser tratada também? Meu médico disse não ser necessário.

      Eliminar
    3. Olá, deve seguir as indicações de seu médico e adiar para já a ejaculação... confie no seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  94. Estou fazendo um tratamento pra a minha bexiga tomei a macrodantina por 7 dia de 6/6 hrs e depois era pra mim tomar por um mês 1 cápsula toda noite. Será q corta o efeito da minha Pirola minulet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito mantenha o tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.