quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

A pílula contracetiva é utilizada por milhões de mulheres como método contracetivo. Desde que seja tomada todos os dias, no mesmo horário (sem atrasos > 12 horas) e as pausas sejam respeitadas a sua eficácia é muito elevada.


Apesar disso há outras situações que podem alterar a sua eficácia, como são os vômitos, diarreia ou alguns medicamentos.

Medicamentos que diminuem a eficácia da pilula contracetiva
Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

Medicamentos que aumenta a eficácia da pilula contracetiva (aumenta a concentração de hormonas ou hormonios)
  • Acetaminofeno;
  • Eritromicina;
  • Fluoxetina;
  • Fluconazol;
  • Fluvoxamina;
  • Sumo de uva;
  • Nefazadona;
  • Vitamina C.
Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

Medicamentos sofrem aumento da sua eficácia com a pilula (a pilula aumenta a concentração destes medicamentos)
  • Amitriptilina;
  • Cafeína;
  • Ciclosporina;
  • Corticoides;
  • Diazepan;
  • Alprazolam;
  • Nitrazepan;
  • Triazolan;
  • Propanolol;
  • Imipramina;
  • Fenitoina;
  • Selegina;
  • Teofilina.
Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

Medicamentos sofrem diminuição da sua eficácia com a pilula (a pilula diminui a concentração destes medicamentos)
  • Varfarina
  • Lamotrigina

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

Partilhe

1 096 comentários:

  1. Vomitei apos tomar a pílula, corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
  2. Sim corre, após tomar a pílula se tiver vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes a pílula não fará efeito, logo pode engravidar, deve usar protecção adicional (presrevativo) durante 7 dias, e se estiver na ultima semana da carteira deve iniciar outra sem fazer a pausa dos 7 dias - não terá menstruação...

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, é o seguinte, estou a tomar Deflazacorte desde segunda-feira, e na segunda iniciei nova caixa da pílula Minigeste, o que gostaria de saber era se este medicamento corta o efeito da pílula.

    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá Boa Tarde, o medicamento deflazadorte por interferir e alterar a efica´caia da pilula minigeste deve por isso evitar as relações ou usar preservativo durante o tartamento e nos 7 dias seguintes...

    Medicamentos que interferem com a pílula:
    os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), acenocumarol e varfarina (anticoagulantes), deflazacorte e prednisolona (corticoides), levotiroxina sódica (hormonas da tiroide), aminofilina, teifilina, antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina, macrólidos), produtos à base de erva de S. João (hipericão), antifúngicos (azol), antidepressivos, diltiazem, sumo de toranja, cimetidina e verapamil.

    Fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  5. Quando devo começar a pílula?

    ResponderEliminar
  6. Se vai tomar a pílula pela primeira vez deve esperar que surja a menstruação e no primeiro dia inicia a pílula, nos primeiros 7 dias deve evitar as relações ou usar presrevativo pois corre o risco de engravidar... fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  7. Gostava de esclarecer uma dúvida.
    Tomei um antibiótico durante 6 dias, tendo parado de tomar no penúltimo comprimido da pilula. Fiz a pausa normalmente. Tive relações no domingo, o 9º dia após o fim do antibiótico e o primeiro dia da toma da nova caixa. Existe algum risco?

    ResponderEliminar
  8. Sim existe, nesta situação deveria usar preservativo durante o tratamento e nos sete dias seguintes, como estava na ultima semana deveria iniciar outra embalagem sem fazer a pausa... como teve relações corre o risco de engravidar, deve falar com a sua médica para ver se está grávida, para já mamtêm a pílula...

    ResponderEliminar
  9. Ola boa tarde, eu estive doente com uma amigadalite, tive que tomar antibiotico por 10 dias, e ainda levei injeçao de penincelina. Nunca tive relaçoes sexuais nessas alturas, e tive sempre tomando minigeste ,depois fiz a pausa dos 7 dias da pilula sempre continuando a tomar antibiotico e completei o 10 dia de antibiotico no 1º dia em que rotomei a toma da pilula minigeste, mesmo assim eu esperei 7 dias ate ter relaçoes, corro o risco de estar gravida? tenho muito medo porque tomei durante muito tempo antibiotico e nao sei se 7 dias era o suficiente

    ResponderEliminar
  10. Não corre os sete dias são suficientes... pode ficar descansada... fico ao dispor.

    ResponderEliminar
  11. Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se o Daflon 500mg, a Fluoxetina 20mg e o FitoPront 03 (incluem mate e chá verde) alteram a eficáçia da Minigeste.
    Muito obrigada pela ajuda e a sua disponibilidade.

    ResponderEliminar
  12. Não interferem com a pílula, no entanto podem reduzir sua eficácia se tiver diarreia ou vómitos 4 horas após a sua toma... deve ficar alerta, se precisar escreva... fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  13. Bom dia!
    Gostaria de saber se o medicamento Eutirox 100mg (levotiroxina sódica) corta o efeito da pílula yasmin.
    Muito grata pela atenção e pela disponibilidade.

    ResponderEliminar
  14. OLá Andreia,
    muito obrigado pela questão, quem faz o eutirox pode sofrer alguma interferencia com a pílula, se for uma pílula combinada (com estrogénios), neste caso deve falar com o seu médico, para ver se o seu método está adequado... disponha...

    ResponderEliminar
  15. Tomo a pilula yasmin à cerca de um ano, e este mês esqueci-me de tomar um comprimido no 7ª dia,no dia seguinte tomei o comprimido esquecido e o comprimido do dia. o meu período vem sempre no quarto dia de pausa. correrei grande risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
  16. Yasmin - Se se esqueceu deve tomar a pílula esquecida e durante 7 dias usar protecção adicional ou evitar as relações sexuais, se teve relações nos 7 dias seguintes ao esquecimento sem protecção corre o risco de estar grávida.

    Os antibióticos tópicos ou locais não interferem com a pílula.

    ResponderEliminar
  17. Minha namorada toma Qlaira a uns 6 meses, acontece que todo mês ela sangra pouco pílulas de pausa e este mês a menstruação está atrasada a 6 dias, sendo que neste último mês ela tomou todos os comprimidos regularmente, isso é normal?

    ResponderEliminar
  18. Sim é normal, pílula qlaira é um pílula diferente que tem uma dosagem hormonal diferente ao longo do ciclo, daí ter comprimidos de diferentes cores, nos comprimidos brancos deve surgir a menstruação, que são somente dois, logo como só faz pausa de dois dias irá ter menos menstruação, é normal todas as mulheres que tomam qlaira terem diminuição na menstruação e cerca de 30% tem ausência de menstruação.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite! Estou no terceiro mês do qlaira e após a decima pílula tive um sangramento que durou 4 dias, com muita colica, dor de cabeça, indo muito ao banheiro para fazer xixi. Tive relação quando estava na 4 pílula, com coito interrompido, tomando a pílula sempre no horário certo. Fiz um teste de farmácia para tirar minha preocupação 7 dias após a relação e deu negativo. Esses sintomas podem ser apenas de adaptação da pílula mesmo? Alias troquei de pílula porque estava há 5 anos com o mercilon e começando a ter escapes. Fiquei muito preocupada e pra ajudar minha medica sumiu do mapa. Por favor me ajude!

    ResponderEliminar
  20. Este tipo de alterações perdas e diminuição ou ausência de menstruação podem acontecer e estão relacionadas com a pílula... trata-se de uma adaptação do seu organismo à pílula, que tem diferentes dosagens hormonais ao longo do ciclo, não se preocupe, são alterações normais. Disponha.

    ResponderEliminar
  21. A pílula qlaira pode não dar menstruação é comum nesta pílula a mulher continua saudável. Em relação ao preservativo deveria ter usado pelo menos nos primeiros 15 dias de tomas se não usou pode estar grávida nesta situação deve continuar com a pílula e fazer teste de gravidez se tiver nova falta de menstruação ou sinais de gravidez... se precisar disponha... é normal a qlaira causar diminuição ou ausência de menstruação.

    ResponderEliminar
  22. Boa dia! Bruffen e ben-ù-ron interferem com a pílula harmonet ? Tomei esses comprimidos durante a pausa entre blisters Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  23. Não interferem, o paracetamol e ibuprofeno não interferem com a pílula harmonet. Pode ficar descansada, faça a pausa de 7 dias e inicie nova carteira sem receios.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde, gostaria de saber se o medicamento CLARITROMICINA FARMOZ OD 500mg, interfere com a pilula minulet.
    Muito obrigada pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  25. Muito obrigado pela pergunta, a claritromicina é um antibiotico da familia dos macrólidos, esta familia pode interferir com a eficácia da pílula, durante o tratamento e 7 dias após deve usar preservativo. Se estiver na última semana da embalagem da pílula deve iniciar a nova embalagem logo após terminar a actual, não fdazendo pausa.

    Resumo do artigo pílulas em www.carlosedgar.com

    Quais os medicamentos que interferem com a pílula?

    Os medicamentos que podem interferir com a pílula são os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), acenocumarol e varfarina (anticoagulantes), deflazacorte e prednisolona (corticoides), levotiroxina sódica (hormonas da tiroide), aminofilina, teifilina, antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina, macrólidos), produtos à base de erva de S. João (hipericão), antifúngicos (azol), antidepressivos, diltiazem, sumo de toranja, cimetidina e verapamil.

    ResponderEliminar
  26. A pílula qlaira tem alguns efeitos secundários que surgem mais frequentemente nos primeiros 3 meses, o aumento de peso é um efeito secundário comum em quase todas as pílulas hormonais, como é o caso da qlaira, mas como o aumento de peso depende de muitos outros factores não creio que deve estar preocupada com isso. A pílula qlaira pode aumentar o risco de a mulher aumentar de peso especialmente se a mulher tiver uma alimentação descuidada e uma vida sedentária.

    ResponderEliminar
  27. Olá , tenho uma duvida, eu tomo a pilula harmonet há três anos , eo mês passado tomei 6 dias um antibiotico no inicio da cartela , aí tive a pausa e o período normal.. E comecei a tomar ontem uma nova cartela como o de normal , posso estar segura que ja estou protegida ?

    ResponderEliminar
  28. Olá, é melhor usar preservativo ou evitar relações nos primeiros 7 dias da nova embalagem, depois pode retomar a sua vida sexual normalmente, só para prevenir uma hipotese remota de gravidez... se precisar disponha. Muito obrigado...

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde,eu tomo a pilula harmonet e Quando fui buscar uma nova caixa de pilulas a enfermeira deu-me Etinilestradiol+gestodeno. A composiçao das pilulas é a mesma, mas sera que a sua eficacia em poteger de uma gravidez sera a mesma?

    ResponderEliminar
  30. Sim é a mesma, neste momento os serviços públicos só estão a dar pílulas genéricas, embora a embalagem seja diferente, o principio e a dosagem hormonal é igual por isso não tem que estar preocupada, deve fazer a pausa da harmonet e iniciar a pílula genérica. Disponha...

    ResponderEliminar
  31. Boa noite... Queria saber quantos dias após a toma de um antibiótico eu posso estar descansada com a eficácia da pilula ?

    ResponderEliminar
  32. Olá, o mes passado tive que tomar antibiotico e calhou quase no inicio da cartela da pilula , eu tomei o antibiotico durante seis dias continuei a tomar a pilula normalmente, nesta altura não tive relações. Depois tive a pausa e veio meu período normal no dia certo, no fim período iniciei uma nova cartela no dia em que costumo sempre iniciar, aí sim ja tive relações.. Eu penso que ja estava protegida certo? Pois o perigo esta quando estou a tomar o medicamento e os 7 dias após o fim do antibiotico. Se puder me esclarecer... Obrigado.

    ResponderEliminar
  33. Pode ficar descansada sete dias após, pode retomar a sua vida sexual a partir do 8º dia sem protecção, tem que ter atenção pois se tiver na última semana da pílula tem que iniciar a nova embalagem logo após terminar a actual, não faz pausa... se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  34. Resposta à mensagem enviada por Anónimo em 24 de Maio de 2013 às 11:51

    Sim tem razão, como foi no inicio da cartela e esteve sem relações durante o tratamento e após 7 dias de findar o tratamento, está protegida... se precisar pode dispor, muito obrigado por sua mensagem...

    ResponderEliminar
  35. A pílula combinada deve ser substituída na menopausa?

    ResponderEliminar
  36. Na menopausa a mulher pode fazer terapêutica hormonal de substituição trata-se de comprimidos hormonais, a mulher pode optar por manter a sua pílula combinada habitual, pois em média tem 4 vezes mais hormonas e resulta na diminuição dos sintomas da menopausa.

    Vantagens e benefícios da pílula combinada

    Ciclo menstrual regular (menstruações regulares), controlo das hemorragias, redução da dismenorreia (dores menstruais), controlar e regressão de doenças benignas da mama (nódulos), melhoria da circulação, aumento da densidade óssea, redução para metade da ocorrência de cancro do ovário do endométrio e redução da incidência do cancro colo-rectal.

    ResponderEliminar
  37. Boa noite,

    Gostaria de saber se cloridrato de terbinafina pode cortaro efeito da pílula Harmonet.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  38. O Ibuprofeno tem alguma influência na eficácia da Pílula Mercilon?

    ResponderEliminar
  39. A pílula mercilon não perde eficácia com o ibuprofeno. Deve o tomar as refeições e se tiver vómitos ou diarreias pode ter diminuição da eficácia da pílula especialmente se for quatro horas após a toma. Se precisar disponha....

    ResponderEliminar
  40. O cloridrato de terbinafina não interfere com a eficácia da pílula, pode é causar alterações na menstruação (alterações no fluxo). Se precisar disponha....

    ResponderEliminar
  41. eu tomo marvelon e agora tou com antibiotico uroflox 8 dias . posso ter relaçoes sexuais com preservativo durante a toma do antibiotico?

    ResponderEliminar
  42. posso ter relaçoes com preservativo enquanto tomo antibiotico?

    ResponderEliminar
  43. Durante o tratamento com antibiótico e nos sete dias seguintes deve evitar as relações para prevenir uma gravidez. Ao usar preservativo protege se desde que seja usado desde o início da relação (antes de qualquer contacto) e não rompa... Se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  44. tou com 7 dias de pilula tomada e o antibiotico e de 8 dias tou entao com 13 dias de pilula quando terminar o antibiotico . quando posso voltar a ter relaçoes e se preciso de preservativo ta a ser uma grande ajuda . muito obrigada.

    ResponderEliminar
  45. Após terminar a embalagem de pílula, após os 21 comprimidos pode voltar a ter relações sem usar proteção, até lá ou evita ou usa preservativo. Não se esqueça dos conselhos anteriores. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  46. O paracetamol interfere com a pílula qlaira?

    ResponderEliminar
  47. Não, a pílula não sofre interferência com o paracetamol. Não deve tomar mais de 2 gr de paracetamol por dia sem falar com o seu médico. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  48. bom dia queria saber se o calmante alprazolam mylan 0,5mg interfere com a pilula. muito obrigada

    ResponderEliminar
  49. Ao fazer alprazolam a mulher que toma pílula deve tomar algumas precauções pois pode haver alguma interferência, por isso sugiro que passe a usar preservativo nas relações (deve ser colocado antes de qualquer contacto sexual), o alprazolam não corta o efeito da pílula, mas pode diminuir a sua eficácia... fico ao dispor... boa sorte...

    ResponderEliminar
  50. tomo a pilula marvelon . tava no inicio da pilula quando tive de tomar 5 dias de antiotico agora ja ha 4 dias que so tomo a pilulatou quase a meio . quando posso voltar a ter relaçoes ? e se preciso de proteçao?

    ResponderEliminar
  51. Pode retomar as relações 7 dias após terminar o antibiotico, nesta situação pode retomar as relações daqui a 4 dias, até lá usa preservativo ou evita as relações... se precisar disponha... ob pela pergunta...

    ResponderEliminar
  52. uroflox corta o efeito da pilula ? so tomei 5 dias .

    ResponderEliminar
  53. Não corta o efeito, pode ficar descansada... não se esqueça de tomar, a pílula todos os dias, sensivelmente à mesma hora, e respeitar os intervalos de pausa... se precisar disponha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem mesmo a certeza que nao corta e que ainda tomei 5 dias do uroflox . posso entao ter relaçoes no 7 dia apos parar o antibiotico . desculpe tanta duvida. obrigada.

      Eliminar
  54. tem mesmo a certeza de que este antibiotico (uroflox , para infeçao urinaria ) nao corta o efeito da pilula?ajuda me por favor...posso tar a vontade mesmo sem proteçao entao?

    ResponderEliminar
  55. Sim pode estar descansada, se precisar de alguma ajuda disponha...

    ResponderEliminar
  56. Sim, pode retomar após os sete dias... Disponha... Fique descansada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. posso entao estar a vontade este fim de semana sem mais proteçao ninhuma. desculpe a minha confusao mas quero ter mesmo a certeza de que nao ha perigo ...peço desculpa

      Eliminar
  57. vou estar com o meu namorado neste fim de semana . posso retomar normalmente e sem preservativo , so com a pilula? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode, fico esperando novas perguntas, me desculpe a demora... Boa sorte...

      Eliminar
  58. Olá, eu faço uso de Sibutramina e Eutonis, porém estou no período de manutenção destes medicamentos, ou seja, diminuindo o uso. Gostaria de saber se eu tomar estes medicamentos apenas nos dias de pausa da pílula (Alestra 30), ou mesmo outro medicamento como antibióticos apenas durante a pausa da cartela, pode haver riscos. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazendo só na pausa não interfere, mas me parece que não pode fazer a diminuição ou tratamento de antibiótico somente durante a pausa.... sete dias é muito pouco... Fale com seu médico sobre a diminuição... fico ao dispor...

      Eliminar
  59. Vou falar sim, mas como ainda faltam dias para a consulta resolvi não comprometer a eficácia da pípula e tomar estes medicamentos apenas esta semana de pausa. Não estou tomando antibióticos no momento, foi apenas uma dúvida mesmo.
    Amanhã eu retomo com a minha pílula (último dia de menstruação) tudo bem ter relações hoje a noite tendo tomado sibutramina ontem pela tarde?
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode fazer isso... Quando necessitar visite o blog.... Boa sorte....

      Eliminar
  60. Olá tomei antibiotico NORFLOXACINO por 5 dias, quando terminei faltavam apenas 2 comprimidos da cartela do anticoncepcional, li aqui que deveria ter emendado as cartelas, porem nao fiz isso, começarei a nova cartela amanha, quando estarei protegida novamente? e esse antibiotico tira o efeito da pilula mesmo?

    ResponderEliminar
  61. nao entendi muito bem... eu vou iniciar hoje a nova cartela no oitavo dia, já estou protegida quando tomar o comprimido ou não?

    ResponderEliminar
  62. eu já tomei o antibiotico, terminei dia 04/06, começarei a nova cartela hoje, acho que eu não fui bem clara, desculpe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vai poder retomar na oitava pílula da cartela que inicia hoje...

      Como fez antibiótico na ultima semana e depois a pausa dos sete dias não está protegida... Somente após tomar sete dias a pílula volta a estar...
      Se precisar me diga.... Espero ter ajudado...

      Eliminar
  63. obrigada Carlos entendi agora, mas após os sete dias é certo eu estar protegida mesmo né? morro de medo rsrs. obrigada mais uma vez

    ResponderEliminar
  64. Sim está só no oitavo dia.... Se precisar de ajuda me diga... Boa sorte...

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde, gostava de saber se o medicamento terbinafina tolife 250 MG tem efeito sobre a pílula minulet. Neste momento tomo os dois em simultâneo. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a terbinafina pode interferir com a pílula, não corta o seu efeito, pode é acelerar a eliminação da píllula... é comum surgirem alterações na menstruação... como tem alguma interferência é melhor usar preservativo durante o tratamento.... fico ao dispor...

      Eliminar
    2. Em primeiro lugar muito obrigada pela resposta.
      Pode dizer-me quanto tempo tenho que ficar sem tomar terbinafina para a pílula ter efeito total? Isto é, para estar novamente protegida com a pílula e nao ter que usar outro método contraceptivo.
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Para voltar a estar protegida deve estar 7 dias a tomar a pílula sem fazer a terbinafina, só após estes 7 dias pode retomar normalmente (retoma ao oitavo dia), durante o tratamento deve usar proteção ou evitar.... fico ao dispor...

      Eliminar
  66. olá,
    tomei antibiotico por 5 dias e ao final desses dias ainda faltavam mais 2 compridos, usei preservativo durante o periodo do antibiotico e depois também, só quando minha menstruação desceu tive relação duas vezes com coito interrompido, sem ejaculação, mas vi que o sangramento é por privação hormonal, há riscos de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta situação deveria tomar as cartelas seguidas e durante os sete dias seguintes ao antibiótico usar preservativo ou não ter relações... como não fez isso há um risco de engravidar, MAS como teve outros cuidados podemos dizer que é um risco muito pequeno...
      Esta solução de colar as cartelas só é válida quando se toma o antibiótico na última semana da pílula... Boa sorte e não fique preocupada....

      Eliminar
  67. e o sangramento desceu no dia certo, 4° dia apos o fim da cartela, significa que o antibiotico nao cortou o efeito totalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode pensar que se houve interferência não foi total.... Apesar de haver risco de ocorrer uma ovulacao mesmo com menstruação.... fico ao.dispor...

      Eliminar
  68. o risco é quase nulo né, pois as vezes que tive relaçao foi durante a menstruação e foram apenas 2x, com coito interrompido, nos outros dias de antibiotico e antes da menstruação me protegi com preservativo. E ainda estou usando o preservativo, a pilula só me protegerá a partir do oitavo dia dessa nova cartela, não é isso? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é quase nulo.... Tenha as precauções até ao oitavo dia.... Se precisar disponha.... boa sorte.

      Eliminar
  69. desculpa Carlos, mas estou super preocupada com essa situação, eu tomo o femiane e o antibiotico tomado foi o norfloxacino, o que vc sabe sobre a interação deles, ele corta totalmente o efeito do ac? por outro lado fico tranquila pq eu estava menstruada e nao houve ejaculação, seria um azar e tanto, acho que estou me preocupando a toa, pois ja tive relações com coito interrompido em periodo normal do ciclo sem tomar nenhum tipo de pilula e nunca me aconteceu nada (sei que poderia ter acontecido), por isso agora me protejo ja faz uns 3 anos, outra pergunta quando se toma pilula na menstruação não há descamação do endometrio ne? pq ai seria inviavel uma gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tenho a certeza que o antibiótico não interfere com a pílula.... em relação à descamacao ela não ocorre pois com a pílula os valores de hormonas estão altos e não deixam se formar no endométrio a camada que vai descamar.... me desculpe a demora na resposta.... fico sempre ao dispor...

      Eliminar
  70. então o norfloxacino não interfere, nem corta o efeito da minha pilula (femiane)? ps: eu ainda tomei em horarios bem distante a pilula 21hrs e o antibiotico 3:30 da manha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode ficar descansada.... boa sorte... fico por aqui respondendo...

      Eliminar
  71. Olá, gostaria de saber se os medicamentos: Nimesulida (anti-inflamatório), Loratadina (anti-alérgico), Fluconazol e a pomada vaginal Clotrimazol 1% possuem alguma intervenção com o anticoncepcional Alestra 30. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os medicamentos tipo o fluconazol (tomados oralmente), interferem com a pílula, podendo cortar o seu efeito.... Durante o tratamento e nos sete dias seguintes deve usar proteção ou evitar as relações, se precisar disponha...

      Eliminar
  72. ah bem, porque eu vi em um post no dia 14/06 em que você respondeu que cortava...sendo assim ficarei descansada sobre as relaçoes desprotegidas durante a menstruação, mas mesmo assim me sentirei mais segura me previnindo até a 8ª pilula, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim faça isso, mas a verdade é que não interfere, me parece que esse post estava relacionado com outro anterior... me desculpe se lhe causei confusão...

      Eliminar
  73. Boa noite! Estou a tomar a pilula zoely recomendada pelo meu ginecologista, pois tive um quisto de 8cm, no entanto, já com cirurgia marcada, por milagre com esta pilula desapareceu me 8o quisto por completo, a minha dúvida e preocupação é que estou à 3meses já sem menstruação, sinto as pernas muito cansadas, quando estou na semana anterior ao comprimidos placebo fico com pisaduras nas pernas e aumentei 2kg...não me tenho sentido bem . queria mudar de pilula mas tenho receio, pois sempre tive muitos problemas com o meu organismo na aceitação de pilulas. como neste momento meu ginecolgista na está em portugal, e sabendo que a estinette ainda foi daquelas upilulas ao qual me dei melhor, mudar para essa, mas não sei se para o controlo do quisto é indicada ou então a qlaira que falam bem, mas que nunca experimentei.
    Agradecia imenso a sua ajuda, obrigada e continuaçao de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que descreve parece que os sintomas estão relacionados com a zoely, a ausência de menstruação não é grave é comum nas pílulas mais recentes... apesar disso eu ia sugerir que espera se pelo seu médico para ponderar uma mudança... fico ao seu dispor...

      Eliminar
  74. Esquecimento de tomar a pílula 12ª (sexta feira). No sábado sem me aperceber tomei a esquecida e não a correspondente a sábado. No Domingo veio a hemorragia (e apercebi-me do sucedido), então, tomei a correspondente a sábado e a de domingo. Continuei a tomar até ao fim e com hemorragia (esta durou cerca de 8 dias). No términus dos 21 comprimidos fiz a pausa dos 7 dias. Não sei se procedi bem, mas pensei ser menos agressivo para o organismo, para não existir um desregulamento. Apos a pausa retomei o novo blister. Sabia que anteriormente não estava protegida. E agora quando volto a estar?

    ResponderEliminar
  75. Sim procedeu bem, em relação à hemorragia foi normal acontecer... voltará a estar protegida a partir da sétima pílula deste novo blister até lá, para prevenir, evite ou use proteção... fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  76. bom dia, estava tomando amoxicilina e tive relação sem preservativo posso estar gravida?? ainda não terminei a cartela do anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há um risco pois não se protegeu durante o tratamento e após... deve terminar a cartela e esperar pela menstruação, há quantos dias teve a relação desprotegida?

      Eliminar
  77. terminei domingo o antibiótico, e ontem tive a relação....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois corre risco de engravidar.... o melhor é fazer a pílula do dia seguinte.... que deve ser feita em situações excepcionais... se precisar diga...

      Eliminar
  78. boa tarde, estou no 2 mes da pilula, tive de tomar um antibiotico para uma infecção genital, esperei 4 dias apos a ultima relação para começar a tomar o antibiotico, tomei 2 dias depois esperei 7 dias apos a toma para começar a ter outra vez relações, chegando aos 7 dias tive relações posso estar gravida? tomei o resta da pilula certa... espero ajuda vosso obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não teve relações durante o tratamento e nos sete dias seguintes, desde que tenha tomado a pílula certinha, não corre riscos de engravidar... se precisar disponha...

      Eliminar
  79. apenas este mes a pilula variou no maximo 2 horas alguns dias porque tive de trabalhar ate tarde e nao a tinha comigo nao deve ter mal pois nao? um dia passou 2 horas houve outros dias que foi so 1 hora de diferença tem mal? sempre que tomar antibioticos se proseder dessa forma nao havera problemas pois nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pílula só perderia eficácia se o atraso fosse mais de 12 horas... em relação ao antibiótico se tiver esses cuidados não corre riscos de engravidar.... boa sorte, se precisar estou por aqui....

      Eliminar
  80. ESTOU TOMANDO ANTI HORMONET DE MANHA,GOSTARIA DE MUDAR O HORARIO PRA NOITE,COMO FAÇO???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para mudar o horário, pode na próxima noite tomar a pílula antecedendo a toma em 12 horas... nos dias seguintes passa a tomar todos os dias à noite sensivelmente à mesma hora... a pílula perder eficácia se tiver um esquecimento superior a 12 horas... ando por aqui, se precisar... boa sorte...

      Eliminar
  81. Olá,
    para mudar o horário, pode na próxima noite tomar a pílula antecedendo a toma em 12 horas... nos dias seguintes passa a tomar todos os dias à noite sensivelmente à mesma hora... a pílula perder eficácia se tiver um esquecimento superior a 12 horas... ando por aqui, se precisar... boa sorte...

    ResponderEliminar
  82. muito boa tarde... iniciei ontem a pausa da pílula e necessito de tomar "advancis easylax forte" um laxante natural de plantas e fibras, como vou ter diarreia e pílula de certo perdera a eficaçia, quanto tempo tenho de esperar para ter relações descansada? só vou tomar 1 dia 2 comprimidos... espero que me possam ajudar obrigado e boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      pode fazer durante a pausa pois mesmo que tenha diarreia, como não toma a pílula, não perde eficácia e está protegida.... se precisar disponha...

      Eliminar
  83. posso ter relações na semana da pausa mesmo tomando os comprimidos? estou protegida?
    ou so quando começar nova carteira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode, ao tomar a pílula sem esquecimentos pode ter relações durante a pausa que não irá correr riscos de engravidar pois também está protegida... durante a pausa virá a menstruação... fico ao dispor.

      Eliminar
  84. porque em muitos sites dizem que o antibiotico norfloxacino corta o efeito? e pq ele não corta? como age no corpo de maneira que nao interfira na pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tenho andado a investigar para lhe responder melhor daí ter demorado mais, não há estudos que digam que a pílula perde eficácia com a norfloxacino, de todos as bulas de medicamentos somente uma falava que poderia perder eficácia, mas era somente para se salvaguardar... visto terem ocorrido 2 casos de perde de eficácia aparentemente ligados ao norfloxacino... daí dizer que não perde eficacia... se precisar disponha... e desculpe a demora...


      Regra geral os antibióticos que diminuem a eficácia da pílula fazem-no indirectamente através do aceleramento do metabolismo do fígado (aumenta a excreção da pílula) ou diminuem a absorção no intestino passando menos pílula para o sangue...

      Eliminar
  85. Boa tarde. Eu tomo a pílula Zoely à uma semana e dois dias, será que já poderei ter relações sem recorrer ao uso do preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode, mas lembre se que a pílula não protege das doenças sexualmente transmissíveis... por isso talvez fosse melhor avaliar e continuar a usar preservativo.... se precisar disponha...

      Eliminar
  86. boa tarde, por que em muitos sites dizem que o norfloxacino corta o efeito da pilula? como ele age no corpo pra nao haver interação? ja mandei essa pergunta mas acho que não foi obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tenho andado a investigar para lhe responder melhor daí ter demorado mais, não há estudos que digam que a pílula perde eficácia com a norfloxacino, de todos as bulas de medicamentos somente uma falava que poderia perder eficácia, mas era somente para se salvaguardar... visto terem ocorrido 2 casos de perde de eficácia aparentemente ligados ao norfloxacino... daí dizer que não perde eficacia... se precisar disponha... e desculpe a demora...


      Regra geral os antibióticos que diminuem a eficácia da pílula fazem-no indirectamente através do aceleramento do metabolismo do fígado (aumenta a excreção da pílula) ou diminuem a absorção no intestino passando menos pílula para o sangue...

      Eliminar
  87. Oi, tomei azitromicina por 4 dias e depois benzetacil, tomo a pilula yasmin e gostaria de saber se eles interferem no efeito da mesma, se corro risco de engravidar e em quanto tempo o organismo se normaliza. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a azitromicina não interfere, mas o benzetacil pode diminuir a eficácia da pílula daí ter que tomar medidas... durante o tratamento e sete dias após deve evitar as relações ou usar preservativo, como está na ultima semana para obter protecção após 7 dias do trataento acabar deveria colar as cartelas, não fazendo a pausa, se fizer a pausa de sete dias deve usar pesrvativo ou evitar durante o tratamento, até 4ª feira e durante a pausa e nos primeiros 7 dias da nova cartela... somente a partir da 8ª pilula da proxima cartela pode retomar a vida normal... se precisar disponha...

      Eliminar
  88. ah, em relação a questão da azitromicina e benzetacil, minha pausa nas pilulas é na quarta, e a ultima vez que tomei o antibiotico foi nessa sexta 28

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a azitromicina não interfere, mas o benzetacil pode diminuir a eficácia da pílula daí ter que tomar medidas... durante o tratamento e sete dias após deve evitar as relações ou usar preservativo, como está na ultima semana para obter protecção após 7 dias do trataento acabar deveria colar as cartelas, não fazendo a pausa, se fizer a pausa de sete dias deve usar pesrvativo ou evitar durante o tratamento, até 4ª feira e durante a pausa e nos primeiros 7 dias da nova cartela... somente a partir da 8ª pilula da proxima cartela pode retomar a vida normal... se precisar disponha...

      Eliminar
  89. Boa dia: No dia e 31 de maio esqueci-me de tomar a pílula, no dia 1 jun tomei, mas só me apercebi do erro no dia 2 jun (onde tomei duas). No domingo da semana anterior, dia 26 jun, tive relação desprotegida. O comprimido esquecido foi o 12º, depois tenho tomado tudo certinho e por segurança não tive + relações. Depois do esquecimento deixei de estar protegida e antes estava? Existe alguma hipótese de estar gravida? Nota: a hemorragia veio no dia 2 junho.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esquecimento foi 5 dias após a relação desprotegida, como os espermatozoides somente sobrevivem 2 dias dentro da mulher, e o esquecimento foi passados 5 dias, pode ficar descansada.

      Como não teve relações após a falha não corre riscos... se precisar disponha...

      Eliminar
  90. obrigada, eu sou a mesma pessoa do femiane que tomou o norfloxacino e tive relaçoes com coito interrompido durante a menstruação, e estou preocupada quanto a isso, mas sendo assim, mesmo q tire a eficácia não é totalmente e a relação foi coito interrompido durante a menstruação acho que não tem perigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se precisar ando por aqui.... obrigado.

      Eliminar
  91. antibiotico cipro para infecção urinaria diminui a eficácia da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me diga o nome todo do antibiótico.... Para ajudar...

      Eliminar
  92. Mas no caso, tomei a benzetacil nesta sexta feira, e só foi uma dose, devo esperar s 7 dias mesmo assim? muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é melhor para prevenir... se precisar disponha...

      Eliminar
  93. antibiotico ciprofloxacino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interfere, pode ficar descansada... se precisar disponha...

      Eliminar
  94. qual a diferença dos antibioticos que interferem no anticoncepcional para os que nao inteferem? nao acelera o metabolismo do figado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim não aceleram o metabolismo do fígado e não impedem a absorção das hormonas pelo intestino... se precisar disponha...

      Eliminar
  95. depois que parei de tomar antibiotico tomei mais 6 pilulas depois veio o intervalo, na proxima cartela estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      só estará protegida ao 8º dia da nova cartela, assim deve evitar ou usar proteção durante a pausa e nos primeiros sete dias da cartela... se precisar disponha...

      Eliminar
  96. o antibiotico foi o ciprofloxacino, mesmo assim?

    ResponderEliminar
  97. levotiroxina sodica e fluoxetina cortam o efeito do anticoncepcional ginesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A levotiroxina sodica pode cortar o efeito na pílula... deve usar precauções ou evitar as relações... fico ao dispor...

      Eliminar
  98. Boa tarde, Tomei um comprimido que contem valeriana a 28 de junho, interfere com a pilula " estinett"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A valeriana não interfere com a pílula... fico ao dispor...

      Eliminar
  99. a pilula age de 7 em 7 dias, completa um ciclo de 1 semana em semana?? por isso só no oitavo comprimido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só no oitavo comprimido terá proteção, fico ao dispor...

      Eliminar
  100. Olá! Se a mulher estiver tomando anticoncecional e não saiba que está grávida, quando fizer a pausa de 7 dias da carteira, a menstruação virá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode vir, pois a pílula continuará a estimular o utero, ovário, endométrio... entre outros.. disponha...

      Eliminar
  101. tomar antibiotico e começar a ter relaçoes normais mesmo com ejaculaçao no oitavo comprimido da nova cartela, é seguro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É seguro se não fizer antibiótico nos sete dias anteriores.... para estar protegida deve estar sete dias a tomar a pílula.... fico ao dispor...

      Eliminar
  102. Olá, eu tomo o anticoncepcional Allestra 30, estava no segundo comprimido da cartela e tive relações com meu namorado. Como normalmente tomamos outras precauções e desta vez não, eu tomei uma pílula do dia seguinte (na verdade foram 8 comprimidos do anticoncepcional Nordette, que equivale à dosagem da Pílula de Emergência). Eu precisaria ter tomado? Posso seguir com a cartela de anti normalmente até o fim? Há riscos de o anti perder a eficácia? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se está fazendo a pílula à muito tempo não precisava, pois não iria engravidar.... deve manter a pílula e ficar descansada pois está protegida... pode é ter alterações na menstruação.... sem preservativo não estará protegida das doenças sexualmente transmissíveis... fico ao dispor...

      Eliminar
  103. boa tarde... é assim, a minha duvida não bem bem sobre a pílula... é o seguinte, eu iniciei a tomagem da pílula por causa das espinhas na face e costas e o resultado foi que nas costas desapareceu mas na cara não, na cara são bolinhas pequeninas como se fosse espinhas internas com aquele papo para fora. estou a tomar a pílula a 3 meses e na cara aliviou um bocado mas na semana passada tive imensa comichão na cara e essas bolhas voltaram, tendo as das costas desaparecido... será possível que em vez de espinhas eu estarei e estive sempre a ter alguma reacção alérgica a alguma coisa?? a única coisa que me deixa a cara limpa e cortisona mas quando para com a cortisona aparecem logo outra vez... será alguma reacção alérgica? espero que me posso ajudar a ultrapassar isto de me dizer como progessir para o tratamento do mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diminuição do acne é um dos benefícios da pílula, no seu caso notou uma diminuição, embora não tenha desaparecido totalmente, por vezes é necessário fazer uma pílula mais forte para diminuir.... este tipo de tratamento, com pílulas mais fortes, deve ser durante um período de tempo... sugiro que fale com o seu médico, para ver o que devem fazer.... se precisar disponha...

      Eliminar
  104. Tomei anitibiotico ciprofloxacino até o dia 28/06 após o término faltavam mais 6 comprimidos da cartela do anticoncepcional, tomei nos dias certos, tive o periodo de pausa, todas relaçoes foram feitas com o uso de camisinha, dia 12/07 comecei a nova cartela de anticoncepcional, estarei protegida quando para fazer relaçoes desprotegidas? obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode retomar que está protegida... se precisar disponha...

      Eliminar
  105. queria saber se tomar deflazacorte e tomar pilula minigieste se tira o efeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim interfere o deflazacorte interfere com a pílula.... fico ao dispor.

      Eliminar
  106. suponho que se falar com uma emfermeira ela me possa dar essa tal pilula mais forte? visto que tenho uma consulta em breve com ela para ela me dar mais pilula muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim, fale com ela e ilucide a que quer ter uma pele sem essas alterações.... dê essa sugestão sem impor a sua vontade.... se precisar disponha.

      Eliminar
  107. boa tarde, espero que me possa ajudar com a maxima urgencia... estou no 3 mes da pilula e esquecime de tomar a 12º drageia, visto que ja passou 19 horas do horario da toma como devo tomar agora a pilula? tomo a esquecida e a de hoje juntas ou como faço?? corro algum risco de gravidez visto que tive relaçoes deprotegidas na sabado??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve tomar as pílulas juntas e nos próximos sete dias evitar as relações ou usar preservativo... apesar do esquecimento não corre o risco de engravidar, pois teve relações dois dias antes do esquecimento... fico ao dispor.

      Eliminar
  108. Boa noite,

    Tomo a pilula estinette há 2 anos, no entanto, desde de Fevereiro que o fluxo na semana de pausa diminui (ainda tive spotting num mês, porque esqueci-me de tomar um comprimido) e este mês pura e simplesmente não veio. Tenho uma vida sexual activa, mas uso sempre preservativo. Há algum risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou a pílula certinha e usou sempre preservativo a possibilidade de estar grávida é quase nula... é comum com a pílula a mulher ter uma diminuição do fluxo e no número de dias de menstruação... muitas vezes ligada ao stresse ou ansiedade... não fique preocupada...

      Eliminar
  109. Se o antibiotico tira o efeito da pilula nao seria como zerar ela e voltar a tomar de novo no primeiro dia de menstruação, ou nao precisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa, mas pode fazer isso, só que terá protecção mais tarde, pois a menstruação ode demorar... é melhor manter a pílula, tomar 7 dias após terminar o antibiotico e iniciar normalmente ao 8º dia... disponha...

      Eliminar
  110. tomei antibiotico mes passado já estou no 5° comprimido da nova cartela, o 8º será na sexta feira, eu posso ter relaçoes desprotegidas só após o horario da pilula, ou já estarei protegida nesse dia sem ter tomado o comprimido ainda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estará protegida nesse dia, pode retomar sem receios na 6ª feira... se precisar disponha...

      Eliminar
  111. hoje é meu 7° comprimido (quinta feira) eu tomo ele as 21h e eu vou ver meu namorado hj, queria saber se depois de quantas horas posso ter relaçoes desprotegidas, ou so na sexta feira mesmo? obrigada

    ResponderEliminar
  112. obrigada, eu preferi esperar o 8°, mas mesmo assim eu fico receosa, mas não tem problema né, já estou desde 28/06 sem tomar o antibiotico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim fez bem... assim fica menos preocupada e protegida... fico ao dispor.

      Eliminar
  113. preciso tomar um remedio pra infecção urinaria o nome é ciprofloxacino,ele corta o efeito?? se sim a partir de quantos dias estarei protegida novamente? preciso esperar algum tempo p toma-lo ja q tive relaçoes ontem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interfere, pode ficar descansada... se precisar disponha... me desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
  114. Bom dia, hoje é meu 10° comprimido após o antibiotico, e vou ter relaçoes desprotegidas, mas sou mt preocupada, posso ficar despreocupada?? tomo regularmente todos os dias no msm horario, ate hoje nao esqueci nenhum, nem atrase, mas tenho muito medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode ficar descansada, me desculpe a demora... boa sorte...

      Eliminar
  115. Boa noite, Tive um episódio de fezes amolecidas 3h após a ingestão da pilula. primeiramente gostaria de saber se isto pode ser considerada uma diarreia que afeta o anticoncepcional e se 3 horas após a ingestão a pilula ja teria sido absorvida.
    Mesmo assim, esperei 7 dias para ter relações sexuais sem proteção. Após 7 dias tomando o anticoncepcional não há mais chances de eu ovular? Fiz o correto ou deveria esperar mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fezes miles não são consideradas diarreia, por isso recusava de ter as precauções.... a pílula pode perder a eficácia se a mulher tiver uma diarreia ou vômito até 4 horas após a toma... se tivesse sido uma diarreia teria agido muito bem.... parabéns... se precisar disponha...

      Eliminar
  116. boa tarde... estou tomando diane 35 e necessito de tomar algo medicamento para as dores, haverá algum medicamento que não comprometa a eficácia da pílula? algum medicamento que possa ter relações a vontade?? um medicamento para todas as dores costas cabeça tudo... espero que me possa ajudar... obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim há pode tomar paracetamol até 3 gr por dia.... 1 gr de oito em oito horas se as dores forem muito fortes.... não interfere, se precisar disponha.

      Eliminar
  117. boa noite, gostaria de saber se o ben-u-ron paracetamol 1g corta ou diminui o efeito da pílula?? e já agora o chá verde também corta?? espero que me possa ajudar muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interferem pode ficar descansada... Se precisar disponha... não faça paracetamol mais de 3 gr por dia e mais de 3 dias sem indicação médica...

      Eliminar
  118. e posso tomar a quantidade que quiser de cha verde? pois dissem que se for em muita quantidade corta a pilula? e verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, pode é ter diarreia se abusar e nessa situação, se ocorrer até 4 horas após a toma perde eficácia.... qualquer dieta ou tentativa de emagrecer deve ser bem acompanhada... fico aqui ao dispor...

      Eliminar
  119. boa tarde, fui eu que fiz a pergunta do chá verde, tomo chá verde não para emagrecer mas sim para me regular o intestino porque sofro muito e dizem que chá verde alivia, mas ainda me põe pior, agora disserem-me que o chá de sene e próprio para isso, será que o chá de sene corta efeito da pílula? tomando 2 ou 3 chávenas por dia? muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me desculpe a demora, mas também não corta... se precisar de ajuda disponha, boa sorte...

      Eliminar
  120. Boa tarde, já vi que as respostas sao muito esclarecedoras, por isso aqui vai a minha duvida, na passada quinta feira dia 8, tomei o Avelox para uma crise de sinusite, de noite, e nessa mesma noite a pilula mercilon que já tomo há muitos anos. So fiz essa toma de avelox devido aos seus efeitos secundários nao tomei mais nenhum, estou apenas a tomar o Seractil e Aerius bem como a pilula normalmente, pergunto se a eficácia esta comprometida neste caso ou se posso ter relações sem proteção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não cortam o efeito pode ficar descansada... se precisar disponha, me desculpe a demora na resposta; fico ao dispor...

      Eliminar
  121. remédio sepurin é antibiotico? ele corta o efeito da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sepurin (metenamina e cloreto de metiltionínio) está indicado nas infecções urinárias, não o deve tomar sem indicação médica, caso tenha sintomas de infeção urinária (dor, ardor, urinar muitas vezes, urinar pouco de cada vez, urina castanha, vermelha ou com mau cheiro) deve beber muita água e recorrer aos serviços de saúde...
      O sepurin não interfere com a pílula, não corta o seu efeito... fico ao dispor...

      Eliminar
  122. Bom dia, gostaria de saber se a Terbinafina corta o efeito da Minigeste.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A terbinafina pode interferir com a pílula, não corta o seu efeito, pode é acelerar a eliminação da pílula... é comum surgirem alterações na menstruação... como tem alguma interferência é melhor usar preservativo durante o tratamento.... fico ao dispor...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta :) Se calhar é melhor esquecer a toma da terbinafina, é toma prolongada.
      A toma da pílula de manhã e a terbinafina à noite(por exemplo) é melhor não arriscar certo? Vai interferir na mesma?
      Existe algum antimicótico oral que não interfira?

      Grata pela ajuda

      Eliminar
    3. Pode e deve fazer o tratamento tem é que usar protecção adicional, só para prevenir males maiores, como disse não corta o efeito totalmente, pode a acelerar a depuração da pílula e ter menos concentração no sangue... como a toma não todos os dias... fico ao dispor...

      Eliminar
  123. Boa tarde,
    Estive a tomar antibiotico (azitromicina 500mg ) durante apenas três dias pois fui arrancar o dente d siso e tomo a pilula minigeste, faz hoje (3ª feira) que tomei o antibiotico, e acabei quinta. a minha questão é : uma vez que os antibioticos cortam o efeito da pilula, a partir de quando é que posso ter relaçoes sem proteção de barreira (preservativo) ?
    Agradeço resposta,

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fazemos um tratamento com antibiotico, devemos evitar ou usar proteção adicional durante o tratamento e nos sete dias seguintes... se nos sete dias seguintes ao tratamento fizer a pílula pode retomar no oitavo dia... se estiver na pausa somente na 8ª pílula da nova cartela... fico ao dispor...

      Eliminar
    2. tenho outra duvida, no outro dia eu e o meu namorado fizemos amor,(com proteçao de barreira) e eu ao sair de cima dele, o preservativo veio comigo, sendo logo retirado. haverá alguma probabilidade de vir a engravidar?

      Eliminar
    3. Não tem com que se preocupar, pois o preservativo apesar de ter saído manteve o conteúdo no seu interior... se precisar disponha, me desculpe o tempo de espera...

      Eliminar
  124. Boa tarde: estou a tomar por 3 dias os medicamentos que a seguir vou enunciar e gostaria de saber se cortam o efeito da pílula. São então: Spidifen 600mg (ibuprofeno - arginato) e anginova.
    Tomo tb à 1 ano e vou ter de o tomar para sempre, pois tenho 2 nódulos na tiróide (1 comprimido por dia eutirox 50 microgramas (levotiroxina sódica)). Fiquei preocupada pois consta da lista acima relativamente às interações com a pílula. A ginecologista e o endócrinologista nunca me alertaram. Devo ficar preocupada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      realmente os primeiros medicamentos que falou não interferem, mas a levotiroxina sódica pode interferir com a pílula, na maior parte das vezes não corta o efeito da pílula (dependendo da sua dosagem), podendo até levar o fígado a acelerar o seu metabolismo diminuindo a quantidade de hormonas e de levotiroxina sódica presente no sangue, deve manter o tratamento e na próxima consulta, sem pânico, falar com o seu médico... se precisar disponha... não corta o efeito totalmente...

      Eliminar
  125. Olá

    Urgente

    Domingo dia 25.08 fiz relações sexual sem proteção, tomo o anticoncepcional mínima , e também faço uso de um medicamento manipulado controlado por causa minha enxaqueca, entre algumas formulas que possui nesse medicamento, esta um chamado TOPIRAMADO 10 MG, preciso saber se esse remédio que tomo todos os dias corta mesmo o efeito do anticoncepcional
    eu tive relação as 15 horas da tarde e tomei a oitava pilula as 23 horas..

    por favor eu preciso saber se corro risco de estar grávida!! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O topiramado pode interferir com a eficácia da pílula especialmente as pílulas em que fazemos 1 semana de pausa... nesta situação deve usar preservativo durante as relações... pelo que me disse em relação aos dias não corre o risco de engravidar, mas como está a fazer esse tratamento corre um ligeiro risco, deve falar com o seu médico... não altere ou mude o tratamento... se precisar fico ao dispor...

      Eliminar
  126. Oie Carlos Edgar, muito obrigada por me responder...
    entretanto ainda tenho dúvidas e peço que me oriente. entre elas;
    no dia 25.08 eu havia falado que tinha feito relação sem camisinha, no mesmo dia eu suspendi o uso do remédio TOPIRAMATO 10 MG,
    (com medo) e tomei a 8º Pilula do anticoncepcional que possui apenas 4 dias de pausa.
    Na terça Feira dia 27.08 passei com uma ginecologista e levei meu remédio para ela mesmo ver, a mesma perguntou o dia da minha ultima menstruação, disse que foi no dia 17.08, ela falou que não estava no meu período fértil, mas, me pediu que tomasse uma pilula do dia seguinte, tomei no mesmo dia ás 16:12 e tomei a outra as 4:12 da manhã, o período de horas que tomei é de 48 horas após relação sexual. Não Vomitei! só tive náuseas.
    Mesmo tomando a pilula do dia seguinte, eu não suspendi o uso do anticoncepcional tomei no mesmo horário as 23 horas do dia 27.08
    também pesquisei sobre a bula do topiramato, que consta:

    Anticoncepcionais orais: em um estudo de interação farmacocinética em voluntárias sadias, com administração concomitante de contraceptivo oral combinado contendo 1 mg de noretindrona e 35 mcg de etinilestradiol, Topiramato, administrado isoladamente nas doses de 50 a 200 mg/dia, não foi associado a alterações estatisticamente significantes na exposição média (AUC) aos componentes do contraceptivo oral. Em outro estudo, a exposição ao etinilestradiol apresentou redução estatisticamente significante com doses de 200, 400 e 800 mg/dia (18%, 21% e 30% respectivamente) quando administrado como adjuvante em pacientes em uso de ácido valproico. Em ambos os estudos, Topiramato (50 mg/dia a 800 mg/dia) não afetou significantemente a exposição à noretindrona. Entretanto, nas doses entre 200 - 800 mg/dia, houve uma redução dose-dependente na exposição ao etinilestradiol e, nas doses de 50 - 200 mg/dia, não houve alteração significante dose-dependente na exposição ao etinilestradiol. A significância clínica das alterações observadas não é conhecida. A possibilidade de redução da eficácia do contraceptivo e aumento no sangramento de escape deve ser considerada em pacientes em uso de contraceptivos orais combinados e Topiramato. Deve-se solicitar a pacientes em uso de contraceptivos orais que relatem qualquer alteração em seus padrões menstruais. A eficácia contraceptiva pode ser reduzida, mesmo na ausência de sangramento de escape.
    O clearance plasmático do componente estrogênico aumentou significativamente após o uso do anticoncepcional.

    poderia me traduzir esse texto???
    eu não entendi muito bem! rsrs
    se não for pedi muito, gostaria de saber se continuo normalmente
    com o anticoncepcional até mesmo se desce antes minha menstruação continuo com a cartela??
    desde já, agradeço muito!! E que Deus te abençõe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que li, são estudos que revelam, que somente em dosagens mais elevadas de topiramato a pílula perde eficácia... nas mais baixas não perde, são estudos que provam que pode ficar descansada apesar de eu por precaução ter sugerido outros cuidados, pois baseei-me na informação que os laboratórios e as autoridades de saúde me enviam... desculpe se a confundi, se precisar ficarei ao seu dispor... a informação que tinha revelava que a pílula poderia perder a eficácia, boa sorte e as melhoras...

      Eliminar
  127. A pílula que tomo é a Denille (2mg/0,03mg, Dienogest_Etinilestradiol) e tomo-a sempre por volta das 20h. E, todos os dias, em jejum o Eutirox 50 microgramas (levotiroxina sódica). Será que mesmo assim interferem os 2 medicamentos? Fiquei preocupada porque assim nunca sei se estou protegida?

    ResponderEliminar
  128. Ola. Tomo a pilula harmonet sempre certinha, no dia20 de agosto tive que tomar o antibiotico azitromicina 500mg durante 3 dias, estava no 5 dia da toma da pilula, continuei sempre tomando a pilula,e nao tive relações na altura da toma do antibiótico. So fiz relacoes com preservativo. Falta apenas 4 dias para terminar a carteira. Quando é vou estar protegida contra gravidez? Micaela

    ResponderEliminar
  129. Oi
    Se um anticoncepcional diminui a eficacia dele em 30% por causa de antibiótico, e eu tomar a pilula do dia seguinte em 48 horas, corro risco de engravidar??

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.