Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico




Eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico

Os anticoncepcionais podem ter sua eficácia diminuída quando usamos alguns medicamentos, existem princípios ativos que diminuem ou anulam a eficácia dos anticoncepcionais, a maioria dos medicamentos conseguem interferir devido à acção que têm no fígado, os medicamentos que podem interferir aumenta o metabolismo do fígado levando a que este degrade e elimine mais rapidamente os hormônios sintéticos do sangue.

A acção destes medicamentos é maior quando falamos de anticoncepcionais orais, sendo menor nos outros tipos de anticoncepcionais hormonais. Descubra que medicamentos falo:

  1. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais orais (pílulas): primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifmpicina, ritonavir, nevirapina, nelfinavir, efavirenz, griseofulvina e erva de São João.
  2. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais vaginais (anel vaginal): primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, griseofulvina e erva de S. João (Hypericum perforatum).
  3. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais intra-uterinos (diu hormonal): fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina e efavirenz.
  4. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais (adesivo hormonal): fenobarbital, primidona, rifampicina, rifabutina, bosentano, carbamazepina, acetato de eslicarbazepina, felbamato, oxcarbazepina, fenitoína, rufinamida, topiramato, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina e hipericão (Hypericum perforatum).

Os anticoncepcionais e os antibióticos

Alguns antibióticos podem interferir com a eficácia dos anticoncepcionais, os estudos revelam que os antibióticos para tratar a tuberculose são os únicos que realmente interferem, no entanto há risco de outros também interferirem, como alertam as bulas, são os casos das penicilina, amoxicilina, tetraciclinas - confira mais no post.

Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico

A mulher para não correr riscos deve se proteger durante o tratamento com método barreira, preservativo, ou evitar as relações até 7 dias após terminar o antibiótico. 

Para recuperar a protecção após um tratamento com antibiótico deve usar o seu anticoncepcional hormonal durante 7 dias seguidos.

Fontes bibliográficas