DIU jaydess® e a menstruação

O DIU jaydess® é um dispositivo hormonal que possui um pequeno deposito de hormônios - levonorgestrel - que aumenta as chances de causar efeitos adversos à mulher. Apesar de ter menor dosagem hormonal - menos risco de causar efeitos adversos, mesmo assim pode causar (Efeitos adversos do DIU jaydess®).

DIU jaydess®

As alterações no padrão menstrual são alguns desses efeitos, devido à acção direta do levonorgestrel sobre o endométrio, nos primeiros meses são mais comuns os sangramentos e a menstruação irregular, mas com o tempo de uso a maioria das mulheres acaba por não menstruar e não ter escapes.

Os estudos clínicos revelam os seguintes padrões menstruais ao longo do tempo (percentagem de mulheres - a negrito coloquei o mais frequente):

Primeiro trimestre
amenorreia - < 1% 
hemorragia pouco frequente - 8%
hemorragia frequente - 31%
hemorragia prolongada - 59%


Segundo trimestre
amenorreia - 3%
hemorragia pouco frequente - 19%
hemorragia frequente - 12%
hemorragia prolongada - 17%


Após 1 ano de uso
amenorreia - 6%
hemorragia pouco frequente - 20%
hemorragia frequente - 8%
hemorragia prolongada - 9%


Após 3 anos de uso
amenorreia - 12%
hemorragia pouco frequente - 22%
hemorragia frequente - 4%
hemorragia prolongada - 3%


O que deve fazer se não menstruar?

Aconselha-se que a mulher faça um teste de estiver mais de 6 semanas sem menstruar, se apresentar menstruações regularmente, na mulher que não menstrua (com amenorreia) não é necessário fazer.

O que deve fazer se tiver sangramento muito prolongado?

As mulheres com sangramentos intensos e prolongados devem falar com o médico, as causas mas comuns são o DIU jaydess®, pólipos, hiperplasia ou cancro do endométrio.

DIU jaydess® e a menstruação

Fontes bibliográficas
infarmed.pt