Disfagia - dificuldade em engolir

Disfagia - dificuldade em engolir

A disfagia ou dificuldade em engolir é uma dificuldade que a pessoa revela quando ocorre falta de coordenação entre a deglutição e a respiração. Quando engolimos os alimentos e bebidas nossas vias respiratórias são encerradas para permitir a passagem dos alimentos para o estômago, na pessoa que sofre de disfagia esse encerramento está comprometido podendo os alimentos entrarem nas vias respiratórias. Os alimentos ao entrarem nas vias respiratórias podem causar asfixia, dificuldades respiratórias e infecções respiratórias (pneumonias).



Nutilis powder® - espessante alimentar
Nutilis powder® - espessante alimentar
dificuldade em engolir pode surgir após alterações neurologia, por doença, como no caso de AVC ou esclerose, acidente ou traumatismo, a pessoa com dificuldade em engolir ou disfagia revela, normalmente, alguns sinais de alerta que passam pela tosse ou engasgamento frequentes, dificuldade em engolir, voz molhada, fala anasalada, perda de líquidos pelos cantos da boca ou regurgitação pelo nariz.

Como prevenir as complicações da disfagia ou dificuldade em engolir

Para prevenir a ocorrência das complicações da disfagia (asfixia, dificuldades respiratórias e infecções respiratórias), devemos ter alguns cuidados alimentares, tais como:

  • dar a refeição ou comer sentado
  • adequar a consistência dos alimentos
  • ingerir pequenas porções
  • manter a refeição temperatura ideal
  • adequar os talheres às necessidades da pessoa
  • efetuar a higiene oral diariamente, após as refeições
  • usar espessante nos líquidos e semi-líquidos 

Devemos ter a noção que uma pessoa que sofra de disfagia tem mais chances de perder peso, ter infeções respiratórias, perda de massa muscular, desenvolvimento e atraso na cicatrização das feridas e na recuperação do seu estado geral. Em algumas situações a pessoa pode ter que ser alimentada por sonda - saiba mais.

Fontes bibliográficas