Eficácia do anticoncepcional stezza®

Eficácia do anticoncepcional stezza®
O anticoncepcional stezza® é uma pílula combinada de quarta geração, composto por dois tipos de hormônios, acetato de nomegestrol e estradiol. Cada cartela do anticoncepcional stezza® contém 24 comprimidos revestidos brancos (com hormônios) e 4 comprimidos revestidos amarelos (placebo).


O anticoncepcional stezza®, para ser eficaz e nos proteger de uma gravidez, deve ser tomado sem falhas, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora (tomar primeiros os 24 comprimidos brancos e os 4 amarelos posteriormente), após terminar a cartela devemos iniciar outra. Desta forma o anticoncepcional stezza® garante um protecção elevada, tendo um eficácia de cerca de 99,7% (Eficácia dos anticoncepcionais).

O anticoncepcional stezza® pode ver sua eficácia diminuída ou anulada se tivermos vômitos ou diarreias nas 4 seguintes à toma dos comprimidos brancos (com hormônios), nos esquecermos de uma comprimido ou tivermos um atraso superior a 12 horas (hora habitual de toma do comprimido) ou por causa de alguns medicamentos, tais como: primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifmpicina, ritonavir, nevirapina, nelfinavir, efavirenz, griseofulvina e erva de São João.

Eficácia do anticoncepcional stezza® sem a menstruação (Stezza® e a menstruação)

O anticoncepcional stezza® pode causar amenorreia, falta da menstruação, mas se a mulher o usar certinho e sem falhas não tem risco de gravidez. A menstruação com o anticoncepcional stezza® se não surgir, não é sinal que houve diminuição da sua eficácia. A eficácia do anticoncepcional stezza® é a mesma se não tiver a menstruação durante a toma dos comprimidos amarelos.

Fontes bibliográficas
anvisa.gov.br