Sintomas de gonorreia



A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae (gonococo) que pode infectar os homens e as mulheres.

Transmissão da gonorreia

A bactéria Neisseria gonorrhoeae se transmite via sexual, através do sexo oral, vaginal ou anal, ou partilha de objectos sexuais e durante o parto de mãe para o filho. O preservativo ou camisinha são a forma mais eficaz de prevenir a transmissão.

Preservativo

Sintomas de gonorreia

A gonorreia afeta mais frequentemente as zonas mais húmidas dos nossos genitais, embora possa também atingir a boca, ânus, garganta e os olhos. O período de incubação da gonorreia é de cerca de 2 a 8 dias, altura que podemos revelar os primeiros sintomas da doença.

Sintomas da gonorreia nos homens

Alguns sintomas da gonorreia no homem: uretrite (saída de pus leitoso pela uretra), dor a urinar, infecção do epidídimo, dor na bolsa (testículos), infecção da faringe ou da região anal (dor ao evacuar, saída de pus, comichão e dor anal).

Sintomas da gonorreia nas mulheres

Alguns sintomas da gonorreia nas mulheres: comichão, dor durante a relação sexual, corrimento vaginal, inflamação do útero, hemorragia vaginal, cistite, infecção da faringe ou da região anal (dor ao evacuar, saída de pus, comichão e dor anal).

Fontes bibliográficas