Insulina glargina

A insulina glargina é um análogo da insulina humana de acção lenta, cerca de 24 horas, o que confere uma acção antiglicemiante ao longo o dia. A insulina glargina é um análogo indicado no tratamento da diabetes para diabéticos com mais de 2 anos de idade.

Insulina glargina

Acção da insulina glargina

A insulina glargina regula o metabolismo da glucose. A insulina glargina reduz os níveis da glicemia, estimulando a captação de glicemia por parte do músculo esquelético e da gordura.

Posologia indicada da insulina glargina

A dose e a hora de administração da insulina glargina deve ser definida pelo seu médico, pois cada pessoa tem o seu esquema individual, de acordo com sua alimentação, valores de glicemia, peso, entre outros aspectos. A dose é traduzida em unidades de insulina.

Como administrar a insulina glargina

A insulina glargina está disponível em cartuchos ou canetas pré-cheias descartáveis, os locais de administração devem ser a barriga, cochas ou braços.

Onde administrar a insulina glargina
Onde administrar a insulina glargina
Deve alternar os locais de administração e deve administrar as unidades indicadas pelo seu médico desta forma: 

Riscos associados à insulina glargina

Os principais efeitos da insulina glargina são a hipoglicemia (queda dos valores de glicemia ou açúcar no sangue) e reações no local da injeção como vermelhidão, dor, comichão e inchaço - é muito importante alternar os locais onde administra a insulina.

Medicamentos que podem interferir com a insulina glargina

Alguns medicamentos e substâncias podem aumentar os riscos de hipoglicemia (redução da glicemia - valores de açúcar no sangue), como os antidiabéticos orais, inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA's), disopiramida, fibratos, fluoxetina, inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pentoxifilina, propoxifeno, salicilatos, pentamidina, antibióticos sulfonamídicos, beta-bloqueadores, clonidina, sais de lítio e bebidas alcoólicas (fonte: ema.europa.eu).

Nomes comerciais da insulina glargina: lantus® e abasaglar®

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
ema.europa.eu