Acrilamida - riscos das torradas e batatas fritas



Nas ultimas semanas a comunicação social deu destaque a um parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) de maio de 2016, que alerta para os perigos do consumo regular de alguns alimentos especialmente os que têm em sua composição amido ou é usado óleos vegetais a elevadas temperaturas (+200°C).


Se no caso dos óleos vegetais já alertei através do post - Óleo de palma (nutella®) riscos para a saúde - resolvi desta vez fazer um post sobre os riscos cancerígenos associados à acrilamida.

Acrilamida

A acrilamida é uma substância química que resulta da transformação do amido presente nos alimentos durante a sua confecção a elevadas temperaturas, seja confecção caseira no forno, grelhado, cozidos ou frito ou confecção industrial seca (baixa humidade) a mais de 120°C. Os estudos recentes revelaram risco cancerígeno da acrilamida.

Alimentos com mais riscos

Todos já ouvimos falar dos riscos associados ao consumo de alimentos demasiados confeccionados, como a carne queimada, o churrasco, os riscos da acrilamida vêm mais uma vez alertar os consumidos para esses riscos.

Para os prevenir devemos evitar consumir alguns alimentos, como pão, batatas, arroz, massa e outros cereais demasiados cozinhados - queimados mesmo como o da figura.

Acrilamida - riscos das torradas e batatas fritas

Acrilamida - riscos das torradas e batatas fritas

O parecer da EFSA é taxativo ao afirmar que estes alimentos são os principais vectores pelo enorme consumo que fazemos deles, as torradas e as batatas fritas devem ser consumidas com moderação, evitando as torradas ou batatas fritas demasiado queimadas. No caso das batatas fritas seu risco pode estar potenciado pelo aquecimento e qualidade dos óleos usados.

Espero ter ajudado e alertado para estes riscos, também vou ter que mudar minha rotina no consumo de pão.

Descubra algumas ligações relacionadas