Febre no bebé - dicas para os pais




A nossa temperatura corporal ronda os 36° a 37°C, variando de pessoa para pessoa, nos bebés não é diferente, sabemos que ao final do dia a temperatura do nosso corpo está ligeiramente superior e quando falamos em febre num bebé referimo-nos a uma temperatura >38°C.
Febre no bebé - dicas para os pais

Devemos avaliar a temperatura do bebé na virilha, ouvido ou no ânus, dependendo do tipo de termómetro, pois a avaliação na axila é menor precisa. Como pais temos que ter presente que a febre é uma defesa que nosso corpo usa para se afastar de bactérias, vírus e outros microorganismos. Os estudos referem que a maioria dos episódios de febre estão relacionados com viroses.

Sintomas da febre

Os sintomas associados à febre são transpiração, arrepios de frio, tremores, falta de apetite, mãos e pés frios, dores ligeiras e sonolência.

Com estes sintomas todos devemos ir logo ao médico? Afinal é nosso filho que está ardendo...
Febre no bebé - dicas para os pais

Perante um quadro febril, temperatura >38°C, devemos ter alguns cuidados (Dicas para si - papá e mamã), embora deva ter presente alguns sinais que a devem alertar, como se o seu bebé tiver febre (>38°C) antes do 4 meses, febre com picos difícil de baixar, convulsões, presença de pintas ou manchas na pele, lábios e dedos roxos, dificuldades respiratórias, vômitos, sono excessivo, choro descontrolado ou alterações de comportamento.

Dicas para si - papá e mamã

Ok, o seu bebé continua com febre e agora?

Deve seguir os conselhos de seu médico, mas pode depois ter algumas medidas para ajudar o seu pequenote como:
  • não agasalhar demasiado
  • oferecer alimentos que melhor agradam a criança (não obrigue)
  • oferecer muitos líquidos (melhoria do quadro e prevenção da desidratação)
  • controle a temperatura e use antipirético (paracetamol)
  • evite os banhos ou panos de água fria
Febre no bebé - dicas para os pais

Confira alguns posts relacionados