Posso usar o protetor solar do ano passado? Descubra o prazo de validade do seu protetor solar


Já todos reconhecemos a importância do uso do protetor solar para evitar os riscos associados à exposição solar. Para nos protegermos dos efeitos dos raios ultravioleta (UVA e UVB), devemos proteger a nossa pele com um protetor solar. A sua aplicação deve anteceder a exposição solar, e ser repetida após ir à água e a cada 2 horas.
Por do sol na praia

A escolha do protetor solar

A escolha do protetor solar deve ter em conta diversos fatores, lembrando que é muito importante escolher o protector mais adequado ao nosso tom de pele para nos protegermos eficazmente, na escolha do factor de proteção devemos ter conta:
  • tom da pele
  • ser criança
  • ser idoso
  • exposição solar prévia (se for no inicio do verão devemos optar por um fator de proteção maior)
Posso usar o protetor solar do ano passado? Descubra o prazo de validade do seu protetor solar

Depois de avaliar estes fatores pode então optar por um protetor solar de fator 20, 30, 40 ou + 50, para ter uma proteção mais eficaz...

Validade do protetor solar

Após o fabrico o protetor solar chega ao mercado com uma validade de 3 anos, durante esse tempo pode ser comprado por nos e usado.

Então quer dizer que posso usar o protetor solar do ano passado?

Apesar de ter a validade de 3 anos, após fabrico, a verdade é que após abrir sua validade passa a ser diferente, podendo ser de 6 meses a 12 meses, para sabermos isso temos que conferir no verso da embalagem o símbolo (6M - 6 meses ou 12M - 12 meses), como está na figura:
Prazo de validade do seu protetor solar

Para estar integro durante estes 12 meses, não deve ser exposto a temperaturas superiores a 25°C, o que na praia se torna complicado, por isso sugiro que após 15 dias de uso do seu protetor o desperdice.

Posso usar o protetor solar do ano passado?

Não deve usar, pois apesar de ele ter uma validade de 12 meses (12M), como foi exposto a temperaturas superiores a 25°C deixou de ter efeito de protector, funcionando apenas como um creme hidratante.
Por do sol na praia

Depois de ler mais este post não se esqueça de partilhar e comentar... obrigado. 😊

Descubra alguns posts relacionados