Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Já experimentou comer um pão sem sal? Ou com menos sal?

Pão sem sal

Pão sem sal

Pois essa é a realidade nalgumas regiões portugueses, através de um programa alimentar que dura à 10 anos, as padarias foram alertadas e controladas na diminuição do sal, e após mais de 8.000 analises os resultados são surpreendentes, mais de 70% das padarias acabaram por colocar menos de 1 g de sal em cada quilo de pão... a campanha "minorsal.saúde" teve como primeiro enfoque as 1.000 padarias - “pão.come” na região centro de Portugal, tendo também sido alargado às empresas de confecção alimentar através do programa “sopa.come”.
sopa.come

Estes programas conseguiram diminuir o consumo de sal, nalgumas dezenas de toneladas, numas das regiões portuguesas com piores indicadores de saúde relacionados com o excesso de sal... recentemente a industria da panificação iniciou o fabrico de alguns tipos de pão, sem sal...

As autoridades locais de saúde vão mesmo alargar este tipo de programa para melhorar a qualidade dos alimentos à vendas nas maquinas automáticas e diminuir a quantidade de açúcar na industria de confecção e pastelarias.

O excesso de sal e suas complicações

Quantidade de sal recomendada por dia pela OMS

A OMS recomenda que um indivíduo consumo menos de 2 g de sódio por dia, o que equivale a menos de 5 g de sal por dia, quando falamos em 5 g de sal é a mesma quantidade que obtemos com uma colher rasa de chá ou 5 pacotinhos de 1 g, nos restaurantes. A quantidade de sal aconselhada tem em conta o sódio presente nos alimentos, o que quer dizer que devemos mesmo evitar colocar sal em nossos alimentos e refeições.

Alternativas ao sal

Como alternativas ao sal podemos usar as ervas aromáticas como: salsa, cebolinho, chagas, orégãos, hortelã, louro, pimentas manjericão, coentro, cominho, cebola, alho, entre outras. Confira este post.
Alternativas ao sal

O excesso de consumo de sal está associado ao aumento da pressão arterial, hipertensão arterial, doenças renais, cardíacas, osteoporose, entre outras.

Leave A Reply
  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar