Proteção da pílula no 1° dia da menstruação



Comecei a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, isso faz 5 dias, daqui 10 dias estou protegida?

Esta pergunta foi a primeira que recebi em 2018, resolvi escrever este post falando na protecção da pílula ao iniciar o seu uso no 1° dia da menstruação...

Iniciar a pílula pela primeira vez

A pílula deve ser iniciada durante a menstruação, de preferência no 1° dia do ciclo menstrual, claro que pode iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação, mas nesse caso deve-se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela. E se iniciar no 1° dia da menstruação vou estar protegida? Quando?
Proteção da pílula no 1° dia da menstruação

Proteção da pílula no 1° dia da menstruação

A mulher que inicia a pílula, no 1° dia da menstruação, vai estar logo protegida e seu corpo vai se adaptar mais facilmente (os riscos de notar efeitos adversos são bem menores). A proteção da pílula no 1° dia da menstruação é imediata.

E se usar a pílula à algum tempo?

Se usa a pílula à algum tempo, e menstrua, nas pausas entre as cartelas também vai estar protegida... a menstruação deverá descer na pausa ou durante a toma dos comprimidos placebo, e mesmo não iniciando a nova cartela no 1° dia da menstruação (deverá iniciar após a pausa) vai estar sempre protegida.
Proteção da pílula no 1° dia da menstruação

Se lembre que a proteção da pílula só é garantida se seguir a posologia recomendada, não esquecer, não atrasar a toma mais de 12 horas, não vomitar ou ter diarreias nas 4 horas seguintes à toma ou usar algum medicamento que interfira.

Exemplo: Comecei a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, isso faz 5 dias, daqui 10 dias estou protegida? Sim vai estar protegida, ao iniciar a pílula no 1° dia da menstruação a proteção anticoncepcional é imediata.

Espero ter ajudado com mais este post... muito obrigado por continuar lendo os posts... :)

Descubra alguns posts relacionados