29 de julho de 2017

Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?



Depois de receber muitas vezes a pergunta se na primeira cartela da pílula anticoncepcional estamos protegidos resolvi escrever este post... para lhe ajudar a perceber quando e como pode ficar mais rapidamente protegida.

Iniciar a primeira cartela

A forma recomendada para iniciar a primeira cartela é durante a menstruação, preferencialmente no 1° dia de sua menstruação. Ao iniciar no 1° dia da menstruação tem alguns beneficios como:
  • vai estar protegida de imediato
  • seu corpo vai-se adaptar mais facilmente
Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?

E iniciar noutro dia da menstruação?

Se iniciar sua primeira cartela entre o 2° e o 5° dia de sua menstruação só vai estar protegida após usar 7 dias sua pílula, ou seja após o 7° comprimido da primeira cartela

E se iniciar a primeira cartela sem estar menstruada? Descubra..
Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?

Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?

Sim pode estar depende da forma como inicia a primeira cartela... se:

iniciar no 1° dia da menstruação - ao iniciar no 1° dia da sua menstruação vai estar logo protegida

iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação - se iniciar desta forma só vai estar protegida após o 7° comprimido da primeira cartela
Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?

se iniciar sem estar menstruada - ao iniciar desta forma (não é aconselhado) vai demorar mais a se adaptar e só está protegida após tomar pelo menos meia cartela

Depois de perceber como funciona a protecção na primeira cartela gostaria ainda de relembrar que a pílula anticoncepcional pode perder sua eficácia se:
Na primeira cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?

Siga as recomendações de seu médico, e não se esqueça de comentar e partilhar este post... 😊

Descubra alguns posts relacionados

46 comentários:

  1. Boa tarde Doutor...
    Tenho vontade de colocar o Implanon. Tenho caso na família (minha mãe), teve Cancro de mama, isso seria um problema para eu colocar o implante?
    Outra dúvida, no inicio do meu período vem bastante, depois vai diminuindo. Será que com implante meu período iria parar de vir?
    Gostaria de parar de ter períodos por isso estou querendo colocar o Implanon.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode colocar, mas deve falar com seu médico... é melhor... com o implante deve deixar de menstruar, podendo por vezes notar alguns escapes... fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia DR. estou muito preocupada comecei a tomar pílula gynera pela primeira vez ainda faltavam quatro pastilhas e tive r****** ja estou no quinto dia de descsnso e ainda nao me veio o perido tenho medo de estar gravida ja nao posso tomar a pilula dia seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou sem falhas está protegida, a falta pode resultar da acção da pílula, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor, no momento de e*****, meu namorado não tinha e***, mas o p**** estava com o líquido lubrificante, ele não e*** à mais de 2 semanas, ai ele foi guardar o p***** no short e acabou relando no p****, e sem perceber introduziu o d**** da mesma mão que pegou no p****, na v*****, eu tomei a pílula neodia teve um sangramento depois de ter tomado a pílula, mas depois desse dia que foi mês passado, ainda não desceu pra mim, posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar a pílula neodia se protege da relação, ao atraso pode resultar da pílula neodia, deve se proteger para evitar riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá boa tarde, meu nome é A**** tenho 22 anos. Comecei a tomar a pílula anticoncepcional em 2013, eu tomava Diane 35. Em maio deste ano eu parei de tomar, nisso minha menstruação veio em maio e junho, a data prevista pra ela descer era 19/07 e hj já são 26 a nada, sinto cólicas, muitas dores de cabeça, nas ela mao desceu, uns dias atrás eu senti muita sensibilidade nos seios, não aguentava nem por sutiã, estou na dúvida porque em junho ela veio normal, e esse mês ela ainda não deu as caras. Isso pode ser gravidez ou é por causa da parada da pílula?
    Segue em anexo meu calendário.
    Desde já obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com a parada, faça um teste, o aplicativo pode estar errado, pois usou a pílula e isso ele não consegue prever... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola dr tive bebe e ja faz 40 dias e estou amamentando quero tomar pilulas ou injecao qual posso tomar... uma enfermeira me disse q eu nao posso tomar nada...mais nao acredito nisso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar os que nao têm estrogénios, fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Dr. tive r***** no mesmo dia que era pra começar a segunda cartela de Diminut só que eu tomei o comprimido depois as 16:30 só que a primeira cartela de Diminut eu tomava as 19:11 estou bem preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao antecipar a hora não altera a proteção continuou protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Oi dr tomo primera 20 e a cartela sempre acaba no domingo e a minha menstruação vem só na sexta feira... isso é normal!? Ou o anti está dando um efeito errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ficar descansada, o importante é tomar certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde! Peço desculpa. Será que me pode tirar uma dúvida?
    Comecei a tomar a pilula dyalette, a médica disse que eu teria um corrimento, não tive nenhum corrimento... será que algo está mal? Posso estar grávida? Fiz um teste mas foi à tarde deu negativo, será q o resultado estava mal? Ou espero agora pelo dia em que deveria vir a menstruação? Peço desculpa pelo inconodo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinho nao tem riscos, nem está nada a correr mal, ela pode causar isso... mantenha, ando por aqui.. :)

      Eliminar
  9. Olá, se eu tomar uma pds no primeiro dia de pausa do ant(isegunda feira), quando que vai vir a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar, desde que tome sem falhas vai estar protegida na pausa também, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Ola dr carlos gostaria d saber se eu tomar o molieri 30 d 30 comprimidos e faZer o intervalo d 7 dias corro algum risco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nao corre ao usar dessa forma, mas deve usar como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Bom dia começei á 4 dias a tomar a azalia anteriormente tomava a harmonet mas como nao havia mais a maedica deu me esta .o problema é k doi me imenso no fundo do ventre causando gases e chego a fazer diarreia ....goataria de saber o k me aconselha o meu mt obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e se continuar tendo fale com sua médica, se começou depois de ter mudado a causa pode ser outra... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Diarreia durante os dias de pausa faz mal ?

    ResponderEliminar
  13. Diarreia durante os dias de pausa faz mal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não faz, ano interfere, hoje mesmo vou publicar um post sobre esse tema... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Bom dia! faz uns três meses que eu tinha parado com o anticoncepcional, porem comecei no 2º dia após a menstruação, no sexto dia da cartela tive relações e tomei a pílula do dia seguinte, continuei a tomar o anticoncepcional normalmente e no 20º dia tive relações, devo tomar outra pílula do dia seguinte? estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já está protegida, mantenha sua pilula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, troquei de pilula em Abril, tomava Diane35 e em Abril a médica mandou me tomar Denille, começei a tomar em Abril, desde aí nunca mais tive menstruação, já liguei para a médica ela diz que é normal, pois o organismo está se a adaptar e não faz mal não ter menstruação. Esta me a fazer confusão isto e queria uma segunda opinião, o que o Dr. acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, nao tem riscos para sua saúde, deve manter como sua médica sugeriu, pode acontecer por efeito da pílula ou mesmo pela mudança, ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá doutor!
    Tomei diane por 3 anos, acabei fazendo uma pausa de 2 semanas no meio da cartela e menstruei. Retornei a tomar o anticoncepcional no ultimo dia da menstruação e no 12 dia tive relações, corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois já estava novamente protegida, com 12 dias de tratamento, mantenha, ando por aqui...:)

      Eliminar
  17. Olá dr, fazia uns 5meses que não vinha minha menstruação, eu tomava a injeção mensal, parei e não veio mais, e resolvi começar toma o selene sem menstruar, no 11° de uso eu tive r*****, posso engravidar mesmo sem menstruar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com 11 dias de selene estava protegida, mantenha o selene como sua médica indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Ola dr. Voltei a tomar a pílula anticoncepcional tantin no quinto dia da menstruação, porém não tinha mas fluxo.
    No quinto comprimido da primeira cartela tive relação. Estou protegida? ou corro risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, devia se proteger ou evitar até ao sétimo comprimido da cartela, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  19. Tenho 42 anos e sempre tomei anticoncepcional. Parei por um mês e voltei Iniciando a primeira cartela um dia após a menstruação terminar. Estou tomando certinho e já estou na 14° pílula. Tive r***** d****** no mesmo dia. Tenho risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, nao tem, já está novamente protegida, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Certo, então mesmo se tratando da primeira cartela e tendo tomado no final da menstruação não tem risco no 14° dia?

      Eliminar
    3. Olá, não tem, está protegida... mantenha certinho... :)

      Eliminar
  20. Boa tarde! Minha esposa tem 41 anos e voltou a tomar o anticoncepcional esse mês um dia após o fluxo menstrual terminar. Ela tem tomado certinho sem muito atraso de horário. No 14° comprimido tivemos r**** d***** e ej**** d****. Ela estava saindo do "período fértil", ela corre o risco de engravidar? 29/10 - veio a menstruação 03/11 - ela começou a primeira cartela 18/11 - tivemos r**** d*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, estavam protegidos... com 14 dias de tratamento não têm riscos... quem usa anticoncepcional não tem período fértil... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá! Tenho uma pergunta semelhante Gostaria de saber quais são as chances de uma mulher de 40 anos engravidar durante o uso da primeira cartela de anticoncepcional.

    Obs.: Ela não começou a tomar no primeiro dia da menstruação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas teve relação? Quantos dias já tinha tomado? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Tivemos r***** sim. Ela tomou até o 13 comprimido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com 13 dias de tratamento estavam protegidos... mantenham sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.