Posso tomar anticoncepcional por conta própria?



Para o anticoncepcional nos proteger de uma gravidez indesejada e oferecer outros beneficios, como regulação das nossas menstruações, alivio dos sintomas de TPM, melhoria da pele, tratar o acne e outros é muito importante que a mulher o tome como seu médico recomendou e como está recomendado na cartela, de fato para ele fazer sua acção deve seguir algumas regras básicas, como:
  • seguir a ordem inscrita na cartela
  • evitar trocar a ordem dos comprimidos de diferentes cores (diferentes dosagens)
  • evitar atrasar a toma mais de 12 horas (em relação à hora de toma do dia anterior)
  • evitar esquecer os comprimidos
  • manter a toma mais ou menos na mesma hora (evita esquecer)
  • se proteger se tomar medicamentos que possam interferir
  • e repor o comprimido se tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma
Posso tomar anticoncepcional por conta própria?

Se garantir estas regras na toma de seu anticoncepcional vai conseguir retirar todos os seus beneficios... e agora chegou a vez das perguntas, mas +Carlos Edgar posso então iniciar um anticoncepcional por conta? Qual me aconselha?

Posso tomar anticoncepcional por conta própria?

Como tenho sempre escrito a escolha de um anticoncepcional deve ter sempre uma aprovação de seu médico, mesmo que às vezes pareça que ele não a avaliou ou prestou muita atenção, a verdade é que na sua cabeça vai estar uma enorme lista de itens que ele avaliou e checou sim a prescrição de um anticoncepcional, mesmo em mulheres saudáveis, deve ser bem ponderada.

Vamos imaginar dois exemplos:
Mulher fumante que quer usar a pílula anticoncepcional para melhorar a sua pele e se proteger da gravidez

Nesta situação a melhor opção são os anticoncepcionais com dienogest + etinilestradiol, mas antes de iniciar deve mesmo parar de fumar, pois o tabaco vai aumentar muito o risco de trombose.
Mulher com varizes que quer usar uma pílula anticoncepcional
Nesta situação o risco de trombose pode mesmo ser uma realidade, as directrizes sugerem que a mulher use um anticoncepcional sem hormônios ou anticoncepcionais sem estrogênios, como o implante hormonal, o DIU hormonal ou a pílula anticoncepcional sem estrogênios.

Como viu nestes dois exemplos as opções e as condicionantes são muitas, o que ilustra bem a necessidade de uma avaliação médica...

Não podia ainda alertar que há algumas situações em que uso de anticoncepcionais hormonais pode estar contra-indicado, como em situações de alergia aos componentes (hormônios e excipientes), historia familiar ou pessoal de trombose venosa ou embolia pulmonar, doenças como a diabetes, pressão arterial muito elevada, gordura no sangue (colesterol ou triglicerideos, distúrbio que afete a coagulação do sangue, enxaqueca com aura, inflamação do pâncreas, problema ou doença no fígado, câncer de mama ou nos órgãos genitais.

Fico muito contente por continuar a ajudar... obrigado pro continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados