Parar de tomar anticoncepcional



Muitas mulheres têm duvidas sobre a paragem ou interrupção do anticoncepcional, se a interrupção de alguns anticoncepcionais exige a colaboração do seu médico, nos casos dos DIU's ou implantes, a paragem de uma pílula hormonal, anel vaginal, adesivo hormonal ou o simples preservativo pode ser feita sem a colaboração de seu médico. Mas será que pode mesmo parar sem seu médico saber?


Parar de tomar anticoncepcional

A paragem do anticoncepcional podem ter vários motivos, os mais comuns que me referem é o surgimento de alguns efeitos secundários, a mudança para outro anticoncepcional, esquecimentos ou atrasos no uso, escapes ou spottings, gravidez, por que quer engravidar, fim de uma relação e para limpeza do corpo.

Parar de tomar anticoncepcional


Parar de tomar anticoncepcional pelo surgimento de alguns efeitos secundários

Os anticoncepcionais podem causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, sendo sua ocorrência rara, na fase inicial de adaptação pode notar mais facilmente.

Parar de tomar anticoncepcional para mudar para outro

Não precisa de parar de tomar seu anticoncepcional para mudar para outro, a forma mais correta é fazer uma passagem de um para outro, sem interrupção, para garantir que continua protegida apesar da mudança. Siga as indicações de seu médico.

Parar de tomar anticoncepcional por esquecimentos ou atrasos

Teve esquecimentos ou atrasos em seu anticoncepcional? Deve seguir as recomendações, repondo o anticoncepcional e se protegendo até garantir proteção novamente.

Parar de tomar anticoncepcional escapes ou spotting

Os anticoncepcionais hormonais podem causar escapes ou spottings, neste caso a mulher deve manter seu anticoncepcional.

Parar de tomar anticoncepcional porque tomou a pílula do dia seguinte

Se teve uma relação de risco ou falha de seu anticoncepcional e vai tomar uma pílula do dia seguinte deve sempre manter seu anticoncepcional para repor a proteção o mais rapidamente possível.

Parar de tomar anticoncepcional porque tomou a pílula do dia seguinte

Parar de tomar anticoncepcional por suspeita de gravidez

Se suspeita de uma gravidez, deve manter seu anticoncepcional e falar com seu médico. Se tiver atraso menstrual faça um teste de gravidez.

Parar de tomar anticoncepcional porque quer engravidar

Quer engravidar? Antes de parar deve procurar seu médico e ter uma consulta para preparar sua gravidez.

Parar de tomar anticoncepcional pelo fim de uma relação

Terminou uma relação? Deve manter seu anticoncepcional para continuar protegida, pois nunca se sabe quando vai ser picada pelo cupido ou até ter uma recaída.

Parar de tomar anticoncepcional para limpeza do corpo

Não estão indicadas paragens para limpeza, os anticoncepcionais modernos, como terem menor dosagem hormonal, não têm essa indicação. Deve manter como é recomendado para continuar protegida.
Parar de tomar anticoncepcional para limpeza do corpo

Descubra alguns posts relacionados