Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?



Sim tomando somente a pílula anticoncepcional vai estar protegida da gravidez indesejada. Mas há algumas situações que quero descrever como situações em que não perde a proteção ou pode ter riscos...

Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar pílulas anticoncepcionais mais fracas evitam a gravidez?

A eficácia das pílulas mais fracas é igual às outras pílulas, desde que a mulher cumpra a posologia recomendada. As pílulas mais fracas, com menor dosagem, são mais modernas, têm menor risco de causar efeitos adversos e complicações, mas a sua protecção é igual.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar duas pílulas anticoncepcionais no mesmo dia evitam a gravidez?

A toma de duas pílulas anticoncepcionais no mesmo dia não altera a protecção, a mulher que por engano ou recomendação médica usa duas pílulas no mesmo dia continua protegida, pode é ter mais riscos de notar efeitos adversos, como os escapes, dores de barriga, náuseas, barriga inchada ou tensão mamaria.


A pílula tomada com atraso não altera a sua protecção, desde que o atraso seja menor que as 12 horas. Ao atrasar continua protegida, as pílulas seguintes deve manter na hora habitual... a mulher que atrasa tem mais riscos de notar perdas, escapes (spottings).
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar a pílula anticoncepcional com ordem diferente da indicada evita a gravidez?

Trocar a ordem dos comprimidos não interfere com a eficácia desde que a troca ocorra com comprimidos da mesma cor - mesma dosagem hormonal. Ao trocar a ordem dos comprimidos com cores diferentes (dosagens hormonais diferentes) pode ter riscos de gravidez.

Tomar a pílula do dia seguinte altera a proteção da gravidez?

A pílula do dia seguinte não interfere com a pílula anticoncepcional, a mulher que faz a pílula do dia seguinte deve manter a sua pílula anticoncepcional. Depois de uma falha da pílula anticoncepcional, regra geral precisa de 7 dias seguidos de tratamento para repor a sua protecção.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Esquecer a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Não evita, ao esquecer a pílula deixa de estar protegida e tem riscos, como exemplo posso falar num esquecimento de pílula, por exemplo com 21 comprimidos em cada cartela... se esquecer na primeira ou segunda semana precisa de esperar 7 dias para voltar a estar protegida... se esquecer na terceira semana vai precisar de 7 dias seguidos de pílula, somente após o 7° comprimido da cartela seguinte.

Tomar a pílula anticoncepcional com outros medicamentos evita a gravidez?

A toma de alguns medicamentos pode aumentar o risco de gravidez, medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg) podem interferir e aumentar o risco de gravidez. A toma da pílula anticoncepcional com outros medicamentos evita a gravidez.


A ocorrência de vômitos e diarreias pode não aumentar o risco de gravidez, se ocorrerem mais de 4 horas depois da toma do comprimido a mulher não tem riscos de gravidez. Se os vômitos ou diarreias acontecerem até 4 horas depois da toma do comprimido a mulher deve repor o comprimido, tomando outro, para estar protegida.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Espero ter confirmado a eficácia da sua pílula, que deve manter como sua médica recomendou... muito obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados