6 de fevereiro de 2018

Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?



Sim tomando somente a pílula anticoncepcional vai estar protegida da gravidez indesejada. Mas há algumas situações que quero descrever como situações em que não perde a proteção ou pode ter riscos...

Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar pílulas anticoncepcionais mais fracas evitam a gravidez?

A eficácia das pílulas mais fracas é igual às outras pílulas, desde que a mulher cumpra a posologia recomendada. As pílulas mais fracas, com menor dosagem, são mais modernas, têm menor risco de causar efeitos adversos e complicações, mas a sua protecção é igual.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar duas pílulas anticoncepcionais no mesmo dia evitam a gravidez?

A toma de duas pílulas anticoncepcionais no mesmo dia não altera a protecção, a mulher que por engano ou recomendação médica usa duas pílulas no mesmo dia continua protegida, pode é ter mais riscos de notar efeitos adversos, como os escapes, dores de barriga, náuseas, barriga inchada ou tensão mamaria.


A pílula tomada com atraso não altera a sua protecção, desde que o atraso seja menor que as 12 horas. Ao atrasar continua protegida, as pílulas seguintes deve manter na hora habitual... a mulher que atrasa tem mais riscos de notar perdas, escapes (spottings).
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Tomar a pílula anticoncepcional com ordem diferente da indicada evita a gravidez?

Trocar a ordem dos comprimidos não interfere com a eficácia desde que a troca ocorra com comprimidos da mesma cor - mesma dosagem hormonal. Ao trocar a ordem dos comprimidos com cores diferentes (dosagens hormonais diferentes) pode ter riscos de gravidez.

Tomar a pílula do dia seguinte altera a proteção da gravidez?

A pílula do dia seguinte não interfere com a pílula anticoncepcional, a mulher que faz a pílula do dia seguinte deve manter a sua pílula anticoncepcional. Depois de uma falha da pílula anticoncepcional, regra geral precisa de 7 dias seguidos de tratamento para repor a sua protecção.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Esquecer a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Não evita, ao esquecer a pílula deixa de estar protegida e tem riscos, como exemplo posso falar num esquecimento de pílula, por exemplo com 21 comprimidos em cada cartela... se esquecer na primeira ou segunda semana precisa de esperar 7 dias para voltar a estar protegida... se esquecer na terceira semana vai precisar de 7 dias seguidos de pílula, somente após o 7° comprimido da cartela seguinte.

Tomar a pílula anticoncepcional com outros medicamentos evita a gravidez?

A toma de alguns medicamentos pode aumentar o risco de gravidez, medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg) podem interferir e aumentar o risco de gravidez. A toma da pílula anticoncepcional com outros medicamentos evita a gravidez.


A ocorrência de vômitos e diarreias pode não aumentar o risco de gravidez, se ocorrerem mais de 4 horas depois da toma do comprimido a mulher não tem riscos de gravidez. Se os vômitos ou diarreias acontecerem até 4 horas depois da toma do comprimido a mulher deve repor o comprimido, tomando outro, para estar protegida.
Tomar somente a pílula anticoncepcional evita a gravidez?

Espero ter confirmado a eficácia da sua pílula, que deve manter como sua médica recomendou... muito obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados

19 comentários:

  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras semelhantes... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,Dr.
    Gostaria de saber se o remédio composto por Fucus Vesiculus 1dh, Phitolaca baga 1dh, Cecropia Palmata 1dh, apis melifica 3dh, Berberis Vulgaris 1dh, Alcachofra 1dh, Centella asiática 1dh e Cascara Sagrada 1dh retira ou interfere na eficácia da pílula. As dosagens são altas?
    Fiquei apreensiva pela cascara sagrada.
    Desde já, obrigada pela atenção de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha a sua pílula certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Tomo anticoncepcional a mais de 1 ano. No 3 comprimido da nova cartela estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, pois não é sua primeira cartela, desde que tome certinho vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. No início da segunda cartela estou protegida? O meu companheiro pode e******* dentro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, desde que tome certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Estou na penúltima pílula da segunda cartela e sinto cólicas, devo me preocupar? É a menstruação se preparando para descer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser... desde que mantenha certinho vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. O antidepressivo (Sertralina) corta o efeito do anticoncepcional (Diane 35)? Obrigada

    Olá, não corta, mantenha o medicamento diane 35 certinho, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde queria começar a tomar um chá de detox cuja a composição é :pedúnculos de cereja, hibisco (20%), maçã, folhas de laranjeira, aroma, folha de freixo (2,7%), groselha e ulmeira (1,8%)... Sera que algum dos componentes pode por em risco a eficácia da pílula?

    Olá, não interfere com a eficácia da pílula, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde

    Queria saber se o medicamento flebon corta ou diminui a eficácia do anticoncepcional Yasmin
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha o yasmin certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde, no domingo comecei a tomar o antibiotico ciprofloxacina por causa duma infecao num pulso por causa dum corte e Deflazacorte para o inchaco, tomo a pilula minigeste e tomei certinha, o periodo devia ter vindo ontem e ainda nao apareceu. Qual sera o motivo? Nunca me aconteceu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser a medicação que fez... deve manter a minigeste certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa tarde!! A vacina febre amarela corta o efeito do anticoncepcionais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar tranquila... mantenha o seu anticoncepcional certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite! Eu tomo o anticoncecional minigeste. Na primeira semana esqueci me de tomar 1 comprimido. Tomei, no dia seguinte, o comprimido que faltava mais o do dia. Passado 9 dias tive r****** mas o p**** r*****. Posso estar grávida???

    Olá, com 9 dias de tratamento voltou a estar protegida... mantenha, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde! Tomo anticoncecional minigeste e na primeira semana, esqueci me de tomar um. No dia seguinte, logo que me lembrei, tomei os 2, o do dia e o atrasado. Passado 9 dias tive r****** mas o p****** r*****. Após o esquecimento tomei todos os comprimidos de forma certa. Tenho risco de engravidar???

    Olá, após um esquecimento ou atraso maior de 12 horas tem riscos, precisa de 7 dias seguidos de tratamento para repor a protecção... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.