Mudanças de pílula, efeitos e consequências


Vai mudar de pílula? Está com receio dos efeitos? Pois neste post vou falar nalguns efeitos e consequências que pode notar...

Dr. mudei de pílula e minha menstruação na pausa não veio, é normal? Estou protegida?

Foi esta a pergunta que me fez escrever este post... vou iniciar por falar nas mudanças da pílula, nomeadamente como devem ser feitas...
Mudanças de pílula, efeitos e consequências

Mudanças da pílula

As mudanças mais comuns são de pílulas de marca para genéricas e vice-versa. Ao fazer esta mudança a mulher vai continuar protegida, pois vai mudar para uma pílula com a mesma composição e dosagem. Para mudar a mulher deve iniciar a nova pílula após a pausa ou após terminar a cartela, como se continuasse a tomar a mesma pílula.

Mas por vezes o nosso médico pode sugerir a mudança de pílula, mudar para uma pílula com dosagem e composição diferente, neste caso podemos iniciar a nova pílula de três formas, confira:

  • iniciar  a nova pílula após terminar a cartela da anterior
  • iniciar no 1° dia da menstruação
  • iniciar após a pausa (caso esteja indicada pausa entre as cartelas)
Mudanças de pílula, efeitos e consequências

Nas duas primeiras formas de mudar a mulher continua protegida, na terceira forma pode ter riscos, se mudar para uma pílula com menor dosagem hormonal. Neste caso se deve proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela (9° comprimido da primeira cartela se for a qlaira®).

Mudanças de pílula, efeitos e consequências

Como falei no inicio do post vou falar nos efeitos e consequências das mudanças da pílula, ao mudar para outra pílula a mulher pode notar alguns efeitos, normalmente efeitos secundário ou adversos, como os escapes, falta da menstruação, cólicas menstruais, tensão mamaria, dor mas mamas, barriga inchada e náuseas.
Mudanças de pílula, efeitos e consequências

Estes efeitos mostram que o corpo está reagindo à nova pílula e que precisa de tempo para se adaptar... mesmo a falta de menstruação?

Mudanças da pílula, consequências na menstruação

Sim ao mudar de pílula, com dosagem e composição diferente, podemos ter alterações na menstruação, como falta da menstruação, menstruação mais prolongada, cólicas menstruais ou mesmo escapes entre as menstruações.

Apesar destes efeitos e consequências a pílula vai nos proteger, ou seja se iniciar e no final da cartela não menstruar, na pausa, não vai ter chances de gravidez... desde que tenha tomado certinho e sem falhas.

A pílula pode perder sua eficácia se usar alguns medicamentos que interfiram, se tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, se atrasar mais de 12 horas a toma do comprimido ou mesmo se esquecer algum. Espero ter ajudado com mais este post... obrigado... 😊
Mudanças de pílula, efeitos e consequências

Descubra alguns posts relacionados